quarta-feira, 4 de junho de 2014

Silent Valley


Em nossa último trecho da Road Trip, a intenção era subir a maior montanha da Irlanda,Silent Valley, Irlanda do Norte (3) o Slieve Donard (farei o relato posteriormente). Para tanto, saímos de Bushmills em direção à cidade de Newcastle. Como não conseguimos reservar hospedagem por lá, ficamos na Vila de Atticall, próxima à cidade de Kikeel.

A entrada na hospedagem merece um registro. Ficamos no simpático The Mourne Lodge “Cnocnafeola”. Operam com check-in expresso e haviam nos enviado um e-mail  para que informássemos previamente a hora da chegada.

Como não tínhamos certeza, acabamos negligenciando a resposta e resultado: Não havia ninguém por lá, na hora que chegamos – por volta do meio-dia. Apenas um cartaz informando que a chave estaria disponível, com nosso nome na porta do quarto. Mas a pousada estava fechada e não víamos ninguém – nem no estacionamento.
Dundrum Castle - Irlanda do Norte
Ruínas do Castelo Dundrum, no caminho para Atticall
Dundrum Castle - Irlanda do Norte (2)

Saímos para comprar alguns itens para trilha e retornamos à pousada. Desta vez, havia um casal de hóspedes que nos abriu a porta. Explicamos a situação, mas não havia nenhum registro de nossa reserva por lá. Resumo: “ocupamos” um dos quartos que estava vazio, deixamos nossas bagagens, enviamos um e-mail explicando o que fizéramos e saímos para almoçar em uma cidade próxima (Kikeel). Durante o almoço, a administração da pousada nos responde dizendo que aquele era exatamente nosso quarto !. Tudo certo.

Mairead White, Gerente do The Mourne Lodge
Mairead White, Gerente do Mourne Lodge nos mostra a sobremesa do jantar. Muita simpatia e genuína hospitalidade.
The Mourne Lodge, Irlanda do Norte
Visão da área de refeições.
Tínhamos a tarde livre. Procuramos algumas opções de caminhada e resolvemos ir ao Silent Valley. Um belo parque, com algumas trilhas fáceis e uma bonita represa, emoldurada pelas Mourne Mountains e que atrai mais de 50.000 visitantes por ano. Para chegar até lá, mais uma demonstração de hospitalidade dos irlandeses: perguntamos a um senhor que saía de uma pescaria em outro lago. Ele nos explicou, mas depois convidou: follow me. Seguimos seu carro até o portão do parque.

Pagamos a taxa de entrada de 4,50 libras (taxa por carro), estacionamos e fomos conhecer o local, um tanto desconfiados pelo tempo que insistia em chuvinhas leves de vez em quando.
As trilhas estão dentro do perímetro do Parque e são sinalizadas, de modo que é possível acompanhar o percurso com o mapa que recebemos na entrada e os marcos ao longo dos caminhos. Veja o mapa com as informações: Link

Mapa Silent Valley
Caminhos que percorremos. Há várias opções.
Há uma enorme área gramada onde as crianças fazem a festa, uma cafeteria relativamente pequena, banheiros e centro de exibições.

Silent Valley, Irlanda do Norte (4)
Lago na entrada do Parque
IMG_2642
Muita área verde = diversão garantida.
Silent Valley, Irlanda do Norte (6)

Mas, o que nos interessava mesmo era caminhar e fomos explorando as alternativas mais próximas. Nada muito cansativo. Logo no início, chegamos ao Reservatório Ben Crom, cuja construção foi concluída em 1957, para represar as águas do Rio Kilkeel.

Silent Valley, Irlanda do Norte (2)
Reservatório Ben Crom
Silent Walley, Irlanda do Norte (1)
Visão do Reservatório Ben Crom, a partir de uma das trilhas
Apesar da pouca distância que percorremos, foi possível alternar entre cenários mais áridos, onde as rochas predominavam com quase nenhuma vegetação e bosques com árvores frondosas. De fato, um ótimo local para passar várias e várias horas.

Silent valley, Irlanda do Norte (7)
Pausa para fotos.
Silent Valley, Irlanda do Norte (5)

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...