quinta-feira, 19 de junho de 2014

Slieve Donard: A maior montanha da Irlanda


Topo do Slieve Donard, Newcastle - Irlanda do Norte (2)
Marcando a chegada ao topo do Slieve Donard
Nossa última aventura na Irlanda do Norte foi concluída com sucesso, apesar das perspectivas um tanto negativas. Saímos da vila de Attical, após um bom café da manhã e seguimos para a cidade costeira de Newcastle, com o objetivo de subir o Slieve Donard, que é a maior altitude na Irlanda, mas com apenas 850 metros.

A manhã começou com aquela cara cinzenta, com chuviscos ocasionais, que nos causaram certa apreensão. Passamos antes no Centro de Visitantes – não me canso de mencionar como isso é importante para turistas e um exemplo a ser seguido pelo Brasil – e conversamos com as atendentes sobre as condições para a caminhada morro acima.
Não foi uma conversa muito animadora. Nos disseram que era possível chegar até o topo, sem maiores problemas, que não era necessário guia, mas … que não veríamos muita coisa por causa do tempo fechado, que seria mais interessante visitar outros atrativos, etc. Tudo, porém, em um clima cordial, respeitando nossa decisão de seguir adiante.

Slieve Donard

A trilha começa no estacionamento, quase em frente ao Centro de Visitantes. Com pouca sinalização, não custa confirmar o caminho a um dos muitos caminhantes que fazem a subida, total ou parcialmente.

Logo na saída do estacionamento, entramos na Floresta de Donard, cortada pelo rio Glen. Aliás, essa é uma boa indicação do caminho correto, uma vez que grande parte do percurso é feita acompanhando o fluxo das águas.

Floresta de Donard, Newcastle - Irlanda do Norte 2
Águas do Rio Glen, na Floresta Donard
Floresta de Donard, Newcastle - Irlanda do Norte

Durante o trecho de travessia da floresta, não tínhamos a exata noção de quanto era a visibilidade na montanha. Até ali, tudo estava normal. Entretanto, foi só sair da área de árvores e a neblina cobria tudo. Não víamos nada a cerca de 15-20 metros à frente.

neblina na trilha para o Slieve Donard - Irlanda do Norte
Saindo da floresta
Mesmo assim, continuamos. O que tínhamos a perder? Uma boa caminhada sempre é uma coisa boa e assim fomos subindo, observando os vários tipos que seguiam a trilha: pais com crianças e até cachorros, casais, caminhantes solitários, gente de bermuda e gente agasalhada.

E assim fomos, subindo entre as brumas, nos baseando nos demais caminhantes e na trilha bem demarcada, mas sem nenhuma sinalização, até que encontramos a Mourne Wall – uma parede construída entre 1904 e 1922, com 35 Km e que passa por cerca de 15 montanhas. As orientações diziam: quando encontrar a parede, siga à esquerda e suba mais uns 30 minutos. Gastamos um pouco mais de tempo, mas finalmente chegamos à pequena construção de pedra que marca o topo.

Mourne Wall - Slieve Donard - Irlanda do Norte
Caminhantes seguem a Mourne Wall. Compare a visibilidade com outra foto maia abaixo
Topo do Slieve Donard, Newcastle - Irlanda do Norte
Rosana e o mascote no topo do Slieve Donard
O vento e a neblina faziam com que o frio aumentasse. A a exemplo de vários outros caminhantes, nos protegemos na parede de pedras e fizemos um rápido lanche. Missão cumprida !! Realmente, àquele momento, não havia muita visibilidade, mas estávamos contentes por ter conseguido.

Iniciamos a descida e, de vez em quando o sol aparecia por entre as nuvens, como se estivesse dando uma espiada. E, de repente, esses momentos de tempo bom foram ficando mais freqüentes até que o tempo abriu, a neblina foi embora e conseguimos ver todo o trajeto que havíamos feito, a beleza rústica das encostas rochosas e até mesmo a cidade de Newcastle lá embaixo. Não fosse a necessidade de voltar à Dublin, eu certamente subiria até o topo novamente.

Subida para o Slieve Donard, Newcastle - Irlanda do Norte
Mourne Wall
Encostas do Slieve Donard
Agora dava para perceber todo o trajeto que havíamos feito. Lá embaixo, a cidade de Newcastle
Ice House
Essa intrigante construção é uma "Casa de Gelo", construída no século XIX pela família Annesley, antiga proprietária do Parque Donard.  O gelo era coletado durante os meses de inverno e estocado na parte subterrânea da construção

Floresta de Donard, Newcastle - Irlanda do Norte 3
Floresta Donard
Foram 10 Km de caminhada (ida e volta) para fechar com chave de ouro nossa road trip pela Irlanda e Irlanda do Norte. Paisagens fantásticas, povo hospitaleiro, boa infra-estrutura e a vontade de explorar mais.

Mapa Slieve Donard
Percurso, a partir de Newcastle

Dicas e orientações

  • Leve lanche, água e, se possível, alguma bebida quente. Faz frio
  • Antes de começar a caminhar, passe no Centro de Visitantes. Converse sobre o percurso e obtenha um mapa com as indicações. 
  • Conheça outras atrações na área das montanhas Mourne. Veja no site: http://www.visitmournemountains.co.uk/
  • Mapa da cidade de Newcastle: link

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...