sábado, 20 de setembro de 2014

Trilha em Cuba–Topes de Collantes


Sendero Carbuni - Cuba

No dia seguinte à chegada em Trinidad, as bikes ficaram descansando. A programação nos reservava uma trilha no Parque Natural de Topes de Collantes, localizado nas Montanhas Escambray, na região central de Cuba. A região é compartilhada pelas provínvias de Cienfuegos, Sancti Spiritus e Villa Clara.

Assim, saímos de Trinidad e nos juntamos a alguns franceses em um caminhão adaptado para transporte de pessoas, que percorreu as estradas sinuosas, subindo em direção à Administração do Parque, que fica a cerca de 20 Km de Trinidad.
Caminhão de transporte para Topes de Collantes - Cuba
Caminhão adaptado
Estradas sinuosas em Topes de Collantes - Cuba
Nas curvas da estrada...
Chegando lá, ouvimos explicações do guia local sobre a região e visitamos uma pequena mostra ou museu sobre a produção artesanal de café. Os artefatos expostos são muito similares aos que já vimos no interior do Brasil. Aproveitamos para tomar um cafezinho antes de iniciar a trilha.

Café das antigas - Cuba

Moinho de café - Cuba

A região possui inúmeros atrativos, entre cachoeiras e grutas mas nosso objetivo era chegar ao Salto del Carbuní. A trilha até lá não é tão complicada (pelo menos na ida, onde é só descer) e bem demarcada. Para variar, o calor tornou o esforço um pouco maior.

Mariposa - Flor nacional de Cuba
Mariposa (Hedychium coronarium) - Flor Nacional de Cuba
Início da trilha - Topes de Collantes
Início da trilha
Sendero Carbuni - Cuba (2)
Na ida é fácil - só descidas
Formação rochosa que lembra a tromba de um elefante
A tromba do elefante

No caminho para o Saltos del Carbuní - Cuba
Da esquerda para direita: Loiret (nosso guia), Jodrian, Rosana, Neide, Kuka e Nilo
Flora em Cuba
Foto de Rosana Soares
Aranha
Biodiversidade nas florestas cubanas
Após chegar à entrada para o Salto del Carbuni, alguns de nós subimos um pouco mais a trilha para ver outra pequena corredeira. Certamente, em épocas de chuva, deve ficar bem mais interessante:

Corredeiras próximas ao Salto del Carbuni

Após pouco tempo por lá, retornamos para o Salto del Carbuní. A queda d´água não é tão grande, mas é um banho delicioso, ainda mais levando em conta o calor que estava fazendo. Acredito que ninguém se lembrou das bikes que ficaram na hospedagem Alegre.

Salto de Caburní no Parque Nacional de Topes de Collantes - Cuba
Saltos del Carbuní
DCIM\100GOPRO

Passamos um tempo por lá, entre mergulhos e fotos, mas a fome começava a bater e encaramos a subida até o local onde o caminhão estava nos aguardando.


Vídeo 1

 

25 anos de casamento

À noite, durante o jantar com o grupo, aproveitamos para marcar nossos 25 anos de casamento com uma pequena comemoração. No dia anterior, eu havia encomendado um bolo, que foi levado sorrateiramente pelo nosso amigo Nilo para o restaurante onde estávamos. Na hora da sobremesa, o bolo foi servido para todos. O jantar contou com alguns músicos e dançarinos, o que tornou a brincadeira mais divertida.

IMG_3324
Rosana corta o bolo super colorido
IMG_3333
Detalhe do enfeite, emprestado carinhosamente de nossos anfitriões cubanos
Também rolou uma cantoria com uma versão ciclística para o refrão da música Guantanamera. No original, a letra diz “ Guantanamera, Guajira Guantanamera, Guantanamera, Guajira Guantanamera”, mas veja no vídeo 2 como os bikers cantaram.


Vídeo 2

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...