domingo, 28 de setembro de 2014

Vale a pena embarcar sua bike?


IMG_4662
Bikes em Sancti Spiritu - Cuba 
Quem nos acompanha, viu os recentes posts sobre nossas pedaladas em Cuba e mencionamos que embarcamos nossas bikes do Brasil até Havana. A experiência de viajar com as “magrelas” na bagagem nos trouxe um aprendizado que vamos compartilhar aqui no blog, no estilo pense-bem-antes-de fazer.

Sim, você mantém um relacionamento íntimo com seu equipamento, conhece suas manhas, sabe como responderá a diversas situações e quer manter esta zona de conforto nos desafios mundo a fora. Ótimo, mas a logística tem um preço.

Vamos aos prós e contras:

Prós

  • Você usará seu equipamento, com o qual está acostumado. Isso se torna especialmente relevante no caso de competições.
  • Não dependerá da disponibilidade de bikes no destino
  • Não terá custos com aluguel

Contras

  • Precisará de uma embalagem para a bike – caixa ou mala específica, que precisará ficar guardada em algum lugar, durante o tempo em que você estiver pedalando.
  • Terá que desmontar a bike antes de partir, montar no destino e repetir o procedimento na volta, com cuidado para não perder nenhuma peça. Atenção: esvaziar os pneus antes de embarcar.
  • Com todos os cuidados que tomar, há sempre o risco de extravio e danos à seu equipamento. Aconteceu com um amigo nosso: as rodas e pneus, que haviam sido despachadas em volume à parte, simplesmente não chegaram e só apareceram no último dia.
  • O manuseio durante escalas, conexões e outros trechos não é simples. Você poderá ter dificuldades em encontrar um táxi que acomode os volumes, além de precisar recorrer a carregadores de aeroportos e rodoviárias para auxiliá-lo.
  • Algumas companhias aéreas – como a Copa Air – cobram taxas para embarcar as bikes, independentemente se o peso está dentro do limite.

Aprendizado

  • Avalie criteriosamente se vale a pena levar a bike. Caso haja disponibilidade de alugar uma boa bike no destino e os preços forem razoáveis, vale a pena se separar temporariamente de sua querida.
  • Leia cuidadosamente os termos sobre bagagens nas companhias aéreas. Ficamos tão ligados na questão do limite de peso, que nos esquecemos das demais cláusulas. Se tiver dúvidas, ligue e questione previamente.Caso tenha que pagar, guarde consigo o recibo. Poderá ser cobrado no caso de conexões que envolvam outro check-in.
  • Chegue com maior antecedência ao check-in (principalmente se for viajar em grupo). Há mais questionamentos e pode haver exigências específicas. Uma amiga nossa, que embarcou de São Paulo para a mesma viagem, precisou abrir a mala-bike para revista.
  • Leve sempre a nota fiscal de compra. No retorno, carregando aquele volume enorme, inevitavelmente você será questionado pela Receita Federal.
2014-07-19 07.35.33
Mala rígida e caixas de papelão. Se proteger bem a bike, tá valendo!
2014-07-19 06.51.21
Não poupei cuidados na proteção. Muita espuma presa por lacres de plástico.
2014-07-19 06.27.53
Proteção das rodas
2014-07-31 12.01.49
Usamos uma mala bike da Solid Sound.
E você, quais suas experiências com transporte de bikes? conte prá gente !

Post relacionado: Mala Bike da Solid Sound - Review

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...