domingo, 14 de dezembro de 2014

Os últimos dias do pedal em Cuba


Playa Girón

Pedalando em Cuba
Pedalando em Cuba
Depois de um curto pedal saindo de Caleta Buena, em menos de 01 hora, chegamos à Playa Girón e, como sempre, nos hospedamos em casas de cubanos que possuem a concessão para este tipo de serviço. Mais uma oportunidade de conversar um pouco e conhecer o dia-a-dia deste povo. Descansamos no providencial ar condicionado do quarto, aliviando um pouco o calor incrível e só saímos no começo da noite, caminhando até um restaurante para comer umas pizzas.

Com o estômago forrado, curtimos um pouco uma festa ao ar livre, que estava rolando na praia. Som caribenho, no estilo tecno, que vinha de grandes caixas de som, muito rum e muita gente dançando. Confesso que não esperava este estilo de diversão na ilha.
Mapa Caleta Buena - Playa Girón

No dia seguinte, antes de seguir nosso rumo, paramos no Museu de Playa Girón, dedicado aos eventos da invasão da Baía dos Porcos (ou Bahia de los Cochinos). Não chegamos a visitar a exposição, que exalta a vitória militar de Cuba neste episódio.

Tanque de guerra no museu de Playa Girón
Tanque de Guerra, de fabricação russa 
Avião de guerra no museu de Playa Girón
A Força Aérea Cubana usou aviões Sea Fury, de fabricação britânica

 Playa Larga

No 8º dia de pedal, a distância foi maior. Cerca de 37 Km até Playa Larga. Esta praia fica bem no final da Bahia de los Cochinos e a cor de suas águas nos chamou a atenção: ao invés do azul característico do Caribe, tons escuros, que lembravam águas de rios.

Mapa Playa Girón - Playa Larga

Fizemos um lanche leve na chegada, em substituição ao almoço e grupo foi dividido novamente em várias casas que estavam reservadas para hospedagem. Tivemos sorte. Em frente à nossa hospedagem, havia uma espécie de anexo onde era servido o café da manhã. O local era muito agradável, de frente para a baía. Não deu outra, passamos grande parte da tarde entre mojitos e cubas libres, além de algumas baforadas nos charutos cedidos pelo proprietário que, certamente, ficou contente com o apurado do dia.

Playa larga, Cuba (2)
Precisamos de mais alguma coisa?
Hospedagem em Playa Larga, Cuba
Anexo à hospedagem
Mojitos em Playa Larga, Cuba
Sim, precisamos de mojitos !
Carros em Playa Larga, Cuba
Não podia faltar

 À noite, todo o grupo se reuniu para o jantar, com pratos variados de peixe e lagosta, que haviam sido previamente definidos. Houve uma tentativa de trazer um grupo de música cubana, mas a maioria (ainda bem) rejeitou a proposta. Nada contra a música cubana, mas ouvir praticamente as mesmas músicas com muita freqüência, não dá.

Laguna del Tesoro

Partimos para o 9º e último dia de pedaladas (27/07/2014) por volta das 09:00. Saímos do litoral e seguimos em direção a Jagüey Grande, onde o ônibus nos apanharia para nos levar de volta à Havana.
 
Mapa até Jagüey Grande

Após cerca de 01 hora de percurso, paramos para uma visita à Laguna del Tesoro, pertencente à Província de Matanzas. Fomos de barco para uma ilha artificial, com uma réplica de uma aldeia Taína, uma das comunidades nativas à época da chegada dos espanhóis.

O local possui cabanas para hospedagem e uma bela área onde a floresta e as águas estão em harmonia. Complementando a beleza natural, um conjunto de estátuas da artista cubana Rita Longa. As estátuas reproduzem cenas da vida indígena e estão integradas ao ambiente.

Passamos algum tempo por lá fotografando e conhecendo o local, até retornarmos de barco para a entrada e voltar a pedalar mais 17,5 Km até o local onde almoçamos, desmontamos parcialmente as bikes e voltamos de ônibus para Havana.

IMG_4890
Grupo embarcando para a ilha
Laguna del Tesoro, Cuba
Laguna del Tesoro
Caçador de crocodilos, Laguna del Tesoro - Cuba
Caçador de crocodilos
Caçador de Patos, Laguna del Tesoro, Cuba
Caçador de patos
Pescador, Laguna del Tesoro, Cuba
Pescador
Laguna del Tesoro, Cuba (2)

E assim terminamos nossa primeira viagem com cicloturismo. Nove dias descobrindo uma parte das belezas e da realidade de Cuba. Veja a descrição geral da aventura e os links para os outros posts clicando aqui.

Logotipo Cuba By Bike

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...