domingo, 7 de dezembro de 2014

Time-lapse em movimento com a GoPro


GoPro fazendo time-lapse na praia de Pirangi-RN
Aproveitando o belo amanhecer na Praia de Pirangi-RN
A técnica de time-lapse já é bem conhecida e rende belos vídeos, com a aceleração das imagens. Basicamente, consiste em fazer fotos a intervalos pré-programados e agrupá-las em um vídeo, usando programas específicos. Podemos fazer isso com máquinas fotográficas que permitam acoplar um temporizador, com o celular – mediante programas específicos (veja um tutorial neste link) e, claro, com a GoPro.

O time-lapse tradicional é feito com o equipamento estático, capturando imagens seqüenciais de um mesmo ponto. Entretanto, é possível acrescentar um pouco mais de dinamismo à técnica, fazendo o equipamento girar, enquanto faz as fotografias.

Equipamento

Você precisará de um mecanismo que faça a GoPro girar enquanto fotografa. Uma solução barata e eficaz é usar um temporizador ou timer para cozinha. Escolha um modelo que permita acoplar um adesivo de montagem para encaixe da GoPro:

Temporizador com suporte plano GoPro
Temporizador com o adesivo de montagem da GoPro
O próximo passo é arranjar um meio de prender o temporizador a um tripé. No meu caso, tive que improvisar uma peça de alumínio que fez o papel de uma sapata e encaixou perfeitamente. Para uso em um tripé equipado apenas com o parafuso-padrão, será necessário abrir uma rosca equivalente no temporizador ou em uma peça que possa ser fixada a ele.

Temprizador com encaixe para o tripé
Buscando soluções para o encaixe do temporizador no tripé

Configurando a GoPro

Em primeiro lugar, defina qual o intervalo entre uma foto e outra. Nos testes que fiz, optei por um intervalo de 10 segundos, considerando que o tempo de filmagem foi de aproximadamente 30 minutos.
Configuração GoPro para Lapso de Tempo

Em ação

GoPro com temporizador montada no tripéEquipamento pronto e câmera configurada, resta escolher um bom local, girar o temporizador de modo que o movimento completo atinja a área que você deseja – por exemplo, se quiser cobrir uma área de 180º, programe o temporizador para 30 minutos, onde o “0” esteja apontando para o ponto final. Dica importante: para um perfeito funcionamento, o temporizador com a GoPro acoplada deve estar bem nivelado no tripé.


Veja o teste que fizemos no vídeo a seguir. Escolhemos o amanhecer na praia de Pirangi - RN:

Exemplo de time-lapse com a GoPro em movimento from Jodrian Freitas on Vimeo.

Veja como utilizar o GoPro Studio para gerar o vídeo final neste link

2 comentários:

  1. O video ficou sensacional! Adorei a soluçáo prática pro mecanismo, agora já tenho desculpa pra ter um temporizador de cozinha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Natalia !
      A GoPro permite muitos arranjos para conseguir alguns efeitos interessantes e acho que o temporizador é melhor utilizado nesta função mesmo :) Nunca tive outro antes disso..hahahaha

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...