sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Trilha na Suíça–Barragem de Tzeuzier


Na semana em que ficamos hospedados em Bonneville (França), tivemos a excelente oportunidade de realizar umaIMG_7028-2 caminhada na vizinha Suíça. Como tínhamos flexibilidade de datas neste período, a previsão do tempo determinou o momento de seguir para a cidade de Sion, capital do Cantão de Valais.

Grande conhecedor da região, Grégoire Raboud, monitorou as condições meteorológicas e definiu quando seria mais apropriado.

Saímos de carro de Bonneville até Sion, em um trajeto de pouco mais de 2 horas. Nos encontramos com Grégoire e sua esposa Christiane, passamos rapidamente em sua casa, tomamos o carro em direção à cidade de Crans e ali nos dividimos: nossos amigos Marcos e Fatinha foram conhecer outras cidades da região e nós entramos na trilha, com a perspectiva de passar o dia inteiro caminhando.
O começo do percurso segue por uma floresta, mas com pouco tempo de caminhada, já nos deparamos com uma das peculiaridades deste trajeto: as passagens presas às rochas. Quem disse que caminhada não traz um pouco de adrenalina? Veja também no vídeo ao final deste post.

Trilha na Suíça
Passarelas presas às paredes rochosas
DCIM\100GOPRO

IMG_6987

Em novembro, as trilhas ainda estavam com baixa visitação e a manutenção dos caminhos estava precária e exigia cuidado redobrado. Em um dos pontos, contudo, ficou impossível prosseguir – a trilha havia desmoronado e não seria seguro. Voltamos e o Grégoire determinou um caminho alternativo. Tivemos que descer um tanto e depois tornar a subir, aumentando um pouco a dificuldade do percurso.

Trilha na Suíça 3

Além das belíssimas paisagens, um dos atrativos desta trilha é a Barragem de Tzeuzier ou Zeuzier (clique nas imagens abaixo, para visualizá-las em tamanho maior)

Tseuzier - Wikipedia
Autor: Fiesch [CC BY-SA 3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0) or GFDL (http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html)], via Wikimedia Commons
Mapa1 Tzeuzier

A barragem, cuja construção foi concluída em 1957, possui uma altura máxima de 156 m e 256 metros de largura. A área de captação, de 37 Km2 pode receber 78 milhões de litros de água a cada ano. Fornece energia através da Usina de Chamarin, Central de Croix e Central de St-Léonard.
O lago formado pelo acúmulo de água é muito bonito e, aproveitando uma pequena janela de céu azul, rendeu boas fotos.

Ponto mais alto da trilha
Comemorando a chegada ao ponto mais alto da trilha, pouco antes da Barragem de Tzeuzier
DCIM\100GOPRO
Trilha para a barragem de Tzeuzier
Lago da Barragem de Zeuzier
O belo lago formado na barragem
Topo da barragem de Tzeuzier, Suíça
Parede da Barragem de Tzeuzier
Após o lanche, começamos a lenta descida pelas trilhas. Não havia mais as passarelas  e poucos trechos apresentaram maior dificuldade. Contudo, o mapa abaixo mostra que a “perna” de descida foi maior que a subida e o cansaço foi chegando.

Para compensar, mais paisagens bonitas e um atrativo interessante – a reconstrução de um canal para água captada dos degelos – os chamados bisses. Aliás, as trilhas que percorremos seguem justamente alguns destes canais, atualmente desativados, mas historicamente importantes para a região. Veja mais neste link. Ao lado do Bisse d'Ayent, atravessamos o túnel de Torrent-Croix.

Bisse d'Ayent - Suíça
Bisse d'Ayent
Construção dos bisses - Suiça
Ilustração que mostra como os bisses eram construídos
Mapa da trilha Tzeuzier
Mapa do percurso

Depois de 7h de caminhada, ao todo, chegamos à rodovia onde a Christiane nos esperava com o carro para retornar à Sion. Naquela noite, ficamos hospedados em sua residência. Comemoramos a aventura com uma ótima cerveja artesanal da região e jantamos um excelente fondue com vinho, fechando com chave de ouro nossa rápida passagem pela Suíça. Agradecemos de coração a hospitalidade de Grégoire e Christiane, que nos proporcionou estes momentos inesquecíveis.

Vídeo


Resumo da caminhada

De acordo com as informações de Grégoire:
- 17 km, 610 m de subida, 865 m de descente, 7 h de duração
  • Bisse du Ro: construído no século XIV, com 5 km de 1450 m (Plans-Mayens) à 1750 m (barragem de Tzeuzier) - fizemos 8 km, com desvio.
  • Bisse d'Ayent: construído em 1442, com 18 km  entre 1800 m e 1300 m  - fizemos 9 km entre 1750 m e 1350 m.

Curiosidade

Ao longo da trilha, haviam sinais que identificavam o tipo de percurso:

Simbologia de trilha leve
Trilha leve
Simbologia de trilha de montanha
Trilha de montanha, com maior grau de dificuldade

2 comentários:

  1. Lindo lugar Jodrian!!!
    Dá realmente um frio na barriga só de olhar, mas deve ter sido uma sensação maravilhosa passar por essas passarelas!
    Acompanhando seus relatos!
    Grande abraço!
    Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Márcia
      Realmente, dá um frio na barriga, mas isso é um ótimo atrativo no turismo de aventura :) As paisagens são fantásticas e a caminhada foi maravilhosa.
      Grande abraço !

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...