quarta-feira, 15 de abril de 2015

Acampando em Pipa

Barracas (3)
Barracas no Camping do Amor
Fazia algum tempo que não acampávamos. Acredito que a última vez foi durante nossa subida ao Kilimanjaro !. Na Semana Santa, optamos por uma solução de baixo custo para passar alguns dias em Pipa: ir de bike e acampar.

Nossa rota de ida foi a mesma que fizemos com o pessoal do Rapadura Biker (ver descrição neste link). Desta vez, fomos apenas eu e Rosana e saímos de Natal, o que aumentou nosso percurso, resultando em 56 Km de ida.

Aproveitamos a maré baixa e chegamos por volta das 12:30, após parar para comer algo e descansar em Tibau do Sul. Aguardamos a chegada da barraca, cadeiras e outros recursos que tornariam nossa permanência mais confortável. Estes itens foram gentilmente transportados de carro por nossos amigos, Ivan e Vanusa.
Passando por Pium
Lá embaixo, a foz do Rio Pium
Vencendo a Ladeira de Tabatinga
Rosana consegue subir toda a temível Ladeira de Tabatinga !
Início da Praia de Malembá
Pausa antes de seguir pelo trecho de praia
Pedalando na Praia de Malembá
Praia de Malembá
Tabatinga
Panorâmica da praia de Búzios e da ladeira de Tabatinga

O Camping

Ficamos no Camping do Amor, localizado nas falésias acima da Praia do Amor. Fizemos previamente a reserva e o pagamento de 50% do valor e quando chegamos, o proprietário, Sr. Roberto Bruognolo, nos indicou o local para armar a barraca, seguindo um mapa de “lotes”. Os melhores lugares, além de seguirem a ordem de reserva, estavam destinados a quem havia reservado o local para todo o período (nós voltamos no sábado). Ainda assim, conseguimos um “upgrade” para um local com sombra.

O camping tem uma excelente localização. Fica relativamente próximo ao centro de Pipa (dá para ir e voltar a pé) e de frente para o mar. Chegar na Praia do Amor, entretanto, é uma aventura. Não há uma escada e o acesso é feito descendo a falésia, onde alguns degraus toscos foram esculpidos. É importantíssimo manter muito cuidado.

Descendo as falésias para a Praia do Amor
A descida pelas falésias, em frente ao acampamento é perigosa. Há outra opção, com escadas, um pouco mais à esquerda do local. Informe-se com o pessoal do camping
O local possui tomadas espalhadas pelos locais de acampamentos, estacionamento para veículos, lanchonete, área de apoio para preparar sua própria comida e banheiros com chuveiros. Uma boa infra-estrutura para apoio a quem está acampado.

Coberturas coloridas
Panos coloridos para aumentar as áreas de sombra
Área de apoio para preparar sua comida
Área de apoio para preparação de sua própria comida
Área de chuveiros
Barracas (1)
Barracas
Área de apoio
Área de apoio.
Barracas (2)
Não tem sombra, mas em compensação, o visual .......

Nossos dias na barraca

Nossa primeira noite não foi confortável. Conseguimos um ventilador, gentilmente cedido por nossos amigos da Pousada Mediterrâneo, mas o aparelho não funcionou e daí o calor, as muriçocas e um grupo que chegou às 01:30 para montar barracas, fazendo o maior barulho, se encarregaram de tornar o sono uma tarefa bem difícil.

No sábado, depois de preparar nosso café da manhã, nossa primeira providência foi comprar um ventilador pequeno e uma extensão elétrica, para deixar nossa próxima noite mais agradável. Ótima providência. Foi o suficiente para uma boa dormida.

Montando a barraca
Preparando o rango
Preparando o rango.
Durante a tarde da sexta-feira, descemos para a Praia do Amor. Lugar fantástico, que combina o surf, o agito e o burburinho das pessoas, com áreas naturais. Para completar, um belíssimo entardecer, com a lua dando seu show à parte.

Biblioteca na Praia do Amor, Pipa
Ótima idéia: uma biblioteca na praia
Praia do Amor

Lua surgindo no horizonte
A lua surgindo no horizonte. Um belíssimo entardecer.
Mas, Pipa é Pipa e nos dois dias em que passamos por lá, não deixamos de curtir a boa gastronomia, em ótima companhia.

Curtindo a gastronomia de Pipa

Outras informações

• Valores cobrados no Camping do Amor (em abril de 2015): Diária em períodos fora de temporada e feriados prolongados: R$ 20,00/pessoa (2ª a 5ª) e R$ 25,00/pessoa (6ª a domingo). Na Semana Santa, pagamos R$ 50,00
  • Segurança: cada pessoa recebe uma pulseira de identificação e há uma portaria no acesso normal. Não vi controles no acesso pela praia.
Em tempo: este NÃO é um post patrocinado.

Seja o primeiro a comentar!