domingo, 13 de março de 2016

Pedal entre Ceará-Mirim e Pureza


Nosso pedal do dia 20/02 foi realizado entre as sedes dos municípios de Ceará-Mirim e Pureza.
Início do pedal
Logo cedo, às 05:45, saímos em comboio de carros de Natal e percorremos os cerca de 30 Km até a praça da Igreja Matriz de Ceará-Mirim.

As bikes foram descarregadas e ajustadas. Mudamos os veículos: de 4 para 2 rodas (muito melhor !). Seguimos para tomar um ótimo café da manhã no Mercado Municipal de Ceará-Mirim, onde são servidos pratos típicos da culinária nordestina: macaxeira cozida, tapioca, cuzcuz, queijo de coalho frito, picado (é isso mesmo, picado logo de manhã), suco de mangaba, etc. O grupo se dividiu entre os vários quiosques e encheu a barriga.
As bikes haviam ficado sob a guarda atenta do mestre Benilton, que entabulou conversas sobre o percurso com os locais. Logo saímos pra gastar as calorias ingeridas e iniciar o pedal de fato.

Ciclistas posando para as fotos
Mercado público de Ceará-Mirim
A estratégia de percorrer a maior parte em trilhas, evitando as rodovias estaduais se mostrou ótima: além de evitar o asfalto sem acostamento, nos permitiu curtir mais intensamente a natureza que, aliás, com as chuvas recentes apresentava muito verde.

O tempo estava nublado, nos poupando do sol forte e o solo, molhado nos dias anteriores, apresentava pouca lama e estava mais compactado do que seria o normal em dias secos. Em resumo: combinação excelente para o pedal.



Passamos por algumas comunidades e distritos no percurso (Manimbu, Tabúa, Olho D´água) até chegar à sede da Fazenda Jardim, onde há o engenho que produz a cachaça orgânica Extrema. No caminho, as paisagens típicas do interior nordestino que incluem os casebres e casas em ruínas

Casa em ruínas
Paisagem de interior
Casebre
Na fazenda Jardim, fomos recebidos por Chagas, que apresentou todo o processo produtivo, desde a moagem até o armazenamento e engarrafamento.


Área da produção
Tanques de fermentação
Alambiques de destilação
Após a visita, fizemos um lanche com frutas e saímos em direção à sede município de Pureza. O nome Pureza faz referência à um olheiro de águas cristalinas, que irriga o leito do rio Maxaranguape. Localizado na chamada Região do Mato Grande, Pureza situa-se a 59 Km de Natal.

Foto: Rapadura Biker

Percurso



Veja também o relato no blog do Rapadura Biker: Link

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...