sexta-feira, 25 de março de 2011

Sistemas modulares MOLLE/PALS

Os acrônimos parecem complicados:

MOLLE: Modular Lightweight Load-carrying Equipment
PALS: Pouch Attachment Ladder System

Contudo, uma das garandes vantagens destas soluções é justamente a simplicidade e praticidade.



Basicamente, o Sistema PALS consiste em tiras horizontais de nylon de alta resistência, com 1” de largura costuradas entrelaçadas, de modo a permitir espaços de 1,5” por onde os acessórios são encaixados de forma vertical. O termo MOLLE refere-se ao conjunto como um todo e tem sido usado para se referir genericamente a todos os equipamentos compatíveis com os encaixes PALS.
 

Modularidade caseira: construí um suporte de
luvas para encaixar na lateral da Pouch FR1-T
que adquiri da Maxpedition 

Desenvolvido para as forças militares americanas, principalmente o exército, o Sistema MOLLE destina-se a compatibilizar vários acessórios em um colete ou sistema base, de modo a configurá-lo conforme a necessidade.
A flexibilidade permite que uma série enorme de acessórios possa ser integrada, gerando inúmeras configurações. Desde simples bolsos com finalidades específicas (kit primeiros socorros, porta-rádios, etc,) até mochilas de hidratação e bainhas de facas, os módulos se acoplam fácil e firmemente ao suporte-base. Pequenos equipamentos, tais como lanternas e canivetes podem ser diretamente encaixados nas tiras horizontais.

Bolso mini médico da
Catishop que uso como kit de
primeiros socorros
Como várias outras soluções militares, os sistemas modulares vêm sendo cada vez mais utilizados em iniciativas no âmbito civil, onde fabricantes incorporam em bolsas e mochilas, como é o caso da Maxpedition (www.maxpedition.com).

Bom, pelo menos no exterior. Infelizmente, aqui no Brasil ainda são poucas as empresas, como a Catishop (www.catishop.com.br), que comercializam equipamentos compatíveis com o Sistema Molle.



Para informações mais detalhadas consulte: http://cheaperthandirt.com/blog/?category_name=molle (em inglês)


4 comentários:

  1. Eu sou sempre fã de MOLLE, cada saída uma configuração.

    ResponderExcluir
  2. André, eu imaginava que sim. Já li seu post sobre a mochila da Maxpedition. Os fabricantes brasileiros deviam investir neste padrão. Inclusive, já questionei a Curtlo sobre isso, mas a resposta não disse nem que sim nem que não. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Tem um sujeito que confecciona mochilas e bolsas no padrão molle. Já comprei dele e qualidade é muito boa. O acabamento é até melhor que o da Maxpedition. Vale a pena dar uma olhada pois o cara vende muito.
    Sou bombeiro e montanhista e não pude deixar de perceber que não havia um kit de primeiros socorros(visível) junto ao grupo. Vai aí uma sugestão de um cara que venda na net: comprei e não me arrependo!
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-201744528-bolsa-kit-primeiros-socorros-bombeiros-samu-escoteiros-air-_JM

    ResponderExcluir
  4. Sérgio,
    Bom saber da informação. Quanto ao kit de primeiros socorros, eu sou socorrista e sempre levo um bem completo comigo, que não fica visível, mas está em fácil acesso.
    Obrigado pela visita e comentários

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...