quarta-feira, 20 de abril de 2011

Urtiga

O nome genérico "urtiga" tem origem latina (urere - queimar) e compreende várias espécies que possuem a capacidade de causar irritações na pele. Sua presença em regiões temperadas e tropicais faz com que seja freqüente encontrarmos esta planta em atividades de aventura.



As substâncias agressivas ficam armazenadas em minúsculos pêlos que se espalham pelo caule e pelas folhas. A parte inferior do pêlo apresenta incrustações de cálcio, o que lhe dá rigidez, mas a ponta é frágil e se rompe ao mais ligeiro toque (1)


Urtiga
Urtiga
Na trilha que fizemos em Monte das Gameleiras, haviam muitos pés de urtiga e, apesar nos cuidados que tomei, acabei tocando com a mão na plantinha aí da foto (infelizmente estava sem luvas). Resultado: 3 dedos irritados por alguns dias.

Por curiosidade, resolvi pesquisar um pouco mais e vi coisas interessantes sobre a urtiga:

- Possui numerosos princípios ativos, entre os quais a histamina, acetilcolina e ácido fórmico
- Há várias aplicações medicinais, com relatos de uso no tratamento das vias urinárias, do aparelho respiratório, das dores nas articulações e músculos, dos catarros gastrintestinais e como adjuvante no tratamento da diabetes. Mas atenção: há contra-indicações importantes.
- Já foi utilizada na produção de fibras têxteis e para extração industrial de clorofila
- Em Portugal, existe uma confraria dedicada à planta: a Confraria da Urtiga, que tem como objetivo "a defesa, valorização e divulgação da Urtiga, bem como os vectores e factores inerentes ao seu consumo; a protecção e sensibilização ambiental "

Bom, é isso. Apesar das várias aplicações, mantenha cuidado nas trilhas e evite tocá-las. Se acontecer, lave a área afetada com água e sabão e enxágüe bem. Podem ser aplicadas compressas frias e úmidas para aliviar a dor e a coceira.

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...