sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Livro "No teto do Mundo"

Livros que tratam da superação dos desafios relacionados ao montanhismo trazem reflexões que podem ser aplicadas a várias situações no Turismo de Aventura. Mesmo que o leitor não queira ou não esteja preparado técnica, física e psicologicamente para encarar uma montanha acima dos 8000m, certamente poderá encontrar lições valiosas que podem ser úteis.

É exatamente isso que me faz devorar publicações deste segmento tão logo adquiro um exemplar. Não foi diferente com o livro "No Teto do Mundo", do Alpinista Rodrigo Raineri, em conjunto com o jornalista Diogo Schelp.

Como o título sugere, o livro descreve as experiências do autor em suas expedições para o Everest, realizadas em 2005, 2006, 2008 e 2011. No início, uma carta escrita para o filho de 5 meses, durante a subida ao Aconcágua em 2001, nos dá um exemplo das emoções às quais o alpinista está submetido e revela o tom pessoal do relato que acompanha o leitor durante todo o livro.

Os 16 capítulos são organizados por temas e não seguem uma linha cronológica, o que não prejudica a leitura, mas exige uma maior atenção para situar cada relato.

As belas fotos, do arquivo pessoal do autor, são um atrativo a mais e no epílogo, uma informação que desconhecia e que mostra como os limites da aventura podem sempre ser ampliados: vôo livre do alto do Everest.

No teto do Mundo
Editora Leya, 272p. 2011

Algumas reflexões retiradas do livro:

- "Como em toda aventura, é na travessia que ocorrem as experiências que guardaremos para sempre, o aprendizado de vida e as histórias para contar. A chegada ao destino, o cumprimento da meta, é a coroação de um desafio superado. É só a cereja do bolo" - ao discutir sobre a "Febre do Cume"
- "Quando nos lançamos a uma atividade que envolve nossa própria sobrevivência, informação nunca é demais"
- "É justamente quando a gente não se preocupa e pensa 'não vai acontecer nada' que acontecem as piores besteiras"
- "Tantas opções deixaram a vida mais complexa, mas banalizaram o processo de decisão. Quase sempre dá para voltar atrás em uma escolha"
- "O montanhismo, além de muito duro, é romântico e belo. Por isso, os adeptos da atividade exigem honestidade de seus pares"

6 comentários:

  1. Uma amiga já tinha comentado desse livro.
    Estou com muita vontade de ler, da próxima vez que for ao Brasil, vou comprar :)
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirella. Como disse no texto, adoro esse tipo de literatura e o livro permite viajar junto com o autor e suas emoções. Vale a pena :)

      Excluir
  2. Muito bom seu blog, excelentes postagens, é sempre bom fazer o que gostamos, desejo ótimo trabalho e sucesso com o blog...

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigado Silas,
    Fazer e escrever sobre o que gostamos é muito bom.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Boa noite.

    Boa matéria.
    Esportes radicais me dão medo.

    Um grande abraço.
    Maria Auxiliadora (Amapola)

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Maria Auxiliadora,
    Uma aventura desse porte é de arrepiar mesmo !!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...