sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Kilimanjaro: O início da caminhada

Rongai Gate
Rongai Gate
Noite mal dormida na véspera. Ansiedade a mil, pensando nos dias pela frente (só peru morre de véspera, né?). Acordamos às 07:30 e fomos tomar café da manhã no restaurante do Snow Caps Cottages. O dia amanheceu com um bonito sol. Bom sinal. Entregamos as bagagens aos carregadores (cada caminhante tem direito a um carregador pessoal que leva até 9kg entre roupas, saco de dormir, isolante, etc.)

Saímos às 10:00 e logo em seguida paramos no Rongai Gate, o ponto onde é necessário realizar as formalidades de registro para entrada no Parque. Uns 50 minutos de espera. Durante esse tempo, Rosana foi ao banheiro e se deparou com com a “privada turca”, enquanto um guarda do exército tanzaniano passa por mim e pergunta se está tudo ok, com uma AK pendurada a tiracolo. Ia reclamar da demora, mas melhor dizer que está tudo bem....hehehe.


Caminhada-IncioEnfim, começamos a caminhar. Nosso ritmo é propositalmente lento, apesar de estarmos em uma altitude baixa (1900m). Como se tornou freqüente ao longo da subida, é o “Pole Pole”, que significa “devagar” em swahili.

O ritmo lento é fundamental para o corpo ir se acostumando com o ganho de altitude. Mesmo que seu condicionamento físico lhe permita, andar depressa pode trazer problemas.

Nos primeiros trechos aparecem pequenas plantações de milho e habitações temporárias, permitidas nesta área do Parque Nacional do Kilimanjaro e logo chegam crianças pedindo chocolates, como se lembrassem: " vocês estão na aventura, mas nossas dificuldades são maiores".

Crianas
Saímos da área de plantações e entramos na área de floresta tropicais, onde tivemos a presença dos macacos Colobus. Bonitos, com cauda branca, não demonstravam muito receio dos caminhantes. Neste trecho, a trilha é bem demarcada, com inclinação relativamente suave e não apresenta muitas dificuldades.  Tanto que chegamos ao primeiro acampamento – o Sekimba Camp – após 3h de caminhada, ganhando 700 m de altitude.

Macaco Colobus
Macacos Colobus
Macaco Colobus

Sekimba Camp

Mais formalidades na chegada. Preenchemos um novo livro de check-in, com número deCheck-in passaporte, número da permissão de entrada no parque (que ficava sempre com o guia), número de dias do percurso, etc.

Daí, fomos para nossa barraca que nos acompanharia na aventura. Como ocorreria a partir daí, já estava montada e com nossas bagagens dentro. Nosso “serviço de quarto” incluiu bacias com água quente para lavar as mãos e o rosto e pipoca (isso mesmo!) com chocolate quente ou café no meio da tarde.


Barraca
Nossa barraca, que nos acompanharia
durante todo o percurso
Agua quente
Água quente para o rosto e mãos
Pipoca
Comida
Nosso cozinheiro em ação
Também tínhamos nosso próprio banheiro, com privada química. A maior surpresa, entretanto, foi um banho quente que a equipe nos preparou, onde a água era bombeada através daquelas bombas de aspergir inseticida – inusitado e criativo. A sensação do banho, mesmo com pouca água foi ótima.

Banheiro Banho

Outras Expedies
Duffle bags de outras equipes
sendo descarregados
Do meio da tarde até o início da noite, foram chegando mais e mais grupos e respectivas equipes. O local ficou congestionado e, de repente, já começavam a usar nosso banheiro, mesmo dispondo dos banheiros coletivos. Peralá !! Mudamos o dito para próximo de nossa barraca e passamos a colocar um pequeno cadeado.

Às 19:30 jantamos no avanço da barraca: sopa como entrada e almôndegas de peixe com batatas fritas.  O guarda com a AK apareceu no acampamento, perguntou se estava tudo bem, de onde éramos e nos desejou uma boa subida.

Barracas no Sekimba Camp
Na primeira noite em barraca, ainda não foi dessa vez que dormimos profundamente, mas ficamos com aquela sensação legal de ter, finalmente, começado a aventura.

Ahh.....também começamos também a usar a pee bottle, o popular “urinol”. Descobrimos que, com tanta água que precisávamos tomar, o frasco não era suficiente. Resultado: sair no frio da madrugada para esvaziar no banheiro químico.

Outros posts da série

- Kilimanjaro: retorno pela Rota Marangu
- Nas Neves do Kilimanjaro
Kilimanjaro: No semideserto
- Kilimanjaro: Objetivo à vista
- Kilimanjaro: Planejamento e preparação
- Kilimanjaro: Muitos quilômetros até começar a caminhada

10 comentários:

  1. Grande Jodrian

    se vir nosso post do primeiro dia tá bem parecido. Vamos ver daqui para frente.

    abs

    Eder - Quatro Cantos do Mundo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Jodrian !
    Estou esperando pelos próximos posts dessa aventura.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Estou começando... não sei se você vai falar nos próximos posts, mas qual empresa vocês contrataram :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi a brasileira Morgado Expedições que, por sua vez, contratou a empresa tanzaniana Snow Caps Ltd. Dá uma lida no post sobre preparação também :)

      Excluir
  4. Muito legal hein Jodrian, uma verdadeira aventura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Monique
      Foi sim!! Uma aventura prá ficar nos corações e mentes !!
      Abraço

      Excluir
  5. Ei Jodrian,

    Adorei os macacos. Bem diferentes!
    A estrutura para o acampamento é realmente fantástica. Curti o banheiro com direito até a banho! Chique demais!

    Abraços,
    Lillian.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...