terça-feira, 11 de setembro de 2012

Kilimanjaro - Planejamento e preparação

Face Norte do Kilimanjaro
Face Norte do Kilimanjaro, vista
a partir da área do acampamento
Mawenzi
Algumas idéias vão se consolidando aos poucos. Quando se tornam fato e olhamos em retrospectiva, parece que houve um encadeamento mais ou menos lógico - ou será que tudo foi apenas uma coincidência?

- Em julho de 2011, participei de uma "convocação" da Patrícia Camargo, do blog Turomaquia, para apresentar minha bucket list. E qual o destino no topo da lista? "Monte Kilimanjaro, na Tanzânia (antes que o aquecimento acabe com suas neves eternas)"
- Nesta época, também comprei e devorei o livro do Airton Ortiz: "Aventura no Topo da África"

Entretanto, o "estopim" foi um simples tweet do @4cantos_mundo, postado em 13/11/2011:



Convite Kilimanjaro
Assim, no primeiro semestre de 2012, a idéia estava na mente, mas não havíamos feito nenhum planejamento específico. Apenas alguns treinos de corrida isolados no verão e pesquisas esparsas em blogs e sites para compreensão do desafio.

Infelizmente, um desencontro de informações acabou não permitindo fazer um grupo com o pessoal dos Quatro Cantos. Compramos as passagens para a África do Sul, aproveitando uma promoção da South African Airways e todo o desenrolar da preparação foi feito a partir desta data, em três frentes que correram em paralelo: Saúde/condicionamento físico, Logística e Equipamentos. Ahh.. e lógico: procurando conciliar isso com toda correria do dia-a-dia.

Saúde/condicionamento físico

Fortalecimento muscular, com
a orientação do Prof.  Batista
A partir da indicação de nosso casal de amigos maratonistas - Ivan e Vanusa - contratamos o competente Professor de Educação Física José de Medeiros Batista. O desafio: nos deixar com o condicionamento físico necessário para a aventura, dispondo de cerca de 2 meses de prazo. O trabalho foi desenvolvido com base em corridas (com alternâncias entre corridas leves, de maior duração e piques curtos), além de fortalecimento, principalmente para os grupos musculares que seriam mais exigidos.

Os treinos incluíram uma trilha
nas dunas de Natal
Os treinos ocorreram todos os dias,  com duração entre 1 e 1,5h (excetuando algumas faltas nossas devido a viagens de trabalho no período). O desempenho que tivemos durante a subida mostrou que a estratégia do Prof. Batista estava totalmente correta. Ficam registrados nossos sinceros agradecimentos pelas orientações e incentivo que tivemos nas noites de treino.

Aproveitamos para realizar uma bateria de exames médicos para verificar como estávamos, principalmente em relação ao sistema cardiorespiratório. Fizemos testes de ergoespirometria, ecocardiograma, ultrassonografia com doppler de carótidas, exame de Holter, hemograma, etc. Os resultados, avaliados por nosso cardiologista, indicaram que não havia nenhuma contra-indicação.

Ah..e claro, fizemos a contratação do seguro de Assistência de Saúde para o período no exterior.

Logística

Compramos as passagens para os trechos Natal - São Paulo (GOL); São Paulo - Johannesburgo (South African) e Johannesburgo - Kilimanjaro (Precision Air). Também reservamos um pernoite em  Johannesburgo antes de seguir para a Tanzânia.

Pesquisamos várias empresas para condução da subida, indicadas em blogs e fóruns de mochileiros (ver lista de sites consultados ao final deste post). Acabamos optando por fazer o pacote para duas pessoas com a empresa brasileira Morgado Expedições que, por sua vez, contratou a empresa tanzaniana Snow Caps Ltd. O programa foi baseado na rota Rongai e ficou assim estabelecido:


Data De Para Altitude (m)
27/08/2012 Snow Cap Cottages Sekimba Hut 2600
28/08/2012 Sekimba Hut Kikelewa 3600
29/08/2012 Kikelewa Mawenzi Tarn Hut 4330
30/08/2012 (aclimatação) 4330 
31/08/2012 Mawenzi Tarn Hut School Hut 4750
01/09/2012 School Hut Cume - Horombo Hut  5895 - 3700
02/09/2012 Horombo Hut Moshi

O pacote incluíu a contratação da equipe de carregadores, cozinheiros, guia, etc, alimentação, os translados e hospedagens necessárias, antes e depois da subida.

A rota Rongai é a única que começa pelo lado norte do Kilimanjaro (próximo à fronteira com o Quênia) e, ao final, se revelou uma boa escolha uma vez que nos permitiu conhecer vários ecossistemas diferentes e paisagens belíssimas e esteve seca durante todo o percurso.

Optamos por incluir um dia de aclimatação, de forma a aumentar as chances de êxito, uma vez que já acumulamos alguma experiência em trekkings, mas nunca havíamos encarado uma altitude dessas. A descida ocorreu pela rota Marangu.

Outro detalhe: o dia da subida ao cume coincidia com a Lua Cheia, mas isso é coisa para outro post..:-)

Equipamentos

Tínhamos a maioria dos equipamentos necessários. Porém, pesquisando a lista no próprio site da Morgado Expedições e nos relatos de quem já havia feito a subida, decidimos adquirir: Casacos de pluma de ganso, blusas, luvas e calças fleece, polainas, boas lanternas de cabeça, balaclavas e outros itens pequenos (pastilhas de purificação de água, barras de cereais, etc.) . Um dos sacos de dormir para baixas temperaturas foi alugado à própria empresa condutora, a US$ 30,00 para todo o percurso.
Organizamos nossa própria lista com apoio do Banco de dados gratuito, que disponibilizamos aqui no blog

Lista de sites que pesquisamos

Agradecemos aos profissionais, blogueiros e mochileiros que compartilharam seus relatos e dicas. Todos nos ajudaram bastante:

- Dri Everywhere
- Natureza Adentro
- Mochileiros.com
- Viagens do Clibão
- Viagem à África, costa a costa
- Alta Montanha (Dicas sobre aclimatação)
- Alta Montanha (Medicamentos e altitude)

Outros posts da série

- Kilimanjaro: retorno pela Rota Marangu
- Nas Neves do Kilimanjaro
Kilimanjaro: No semideserto
- Kilimanjaro: Objetivo à vista
- Kilimanjaro: O início da caminhada
- Kilimanjaro: Muitos quilômetros até começar a caminhada

10 comentários:

  1. Jodrian e eu sentindo a sua falta na viajosfera, depois lembrei que estava na África :-) Sua viagem deve ter sido ultra incrível, ficarei aguardando os próximos posts...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, foi inesquecível. Muitas novidades vindo por aí :)

      Excluir
  2. Outra parte do planejamento muito importante foi a leitura e conhecimento prévio sobre tudo relacionado à África, não ficando restrito à Tanzânia e ao Kilimanjaro. Aprendemos muito sobre a cultura, os costumes, a política e o idioma Swahili, onde fizemos uma lista com as principais frases, necessárias à boa convivência com a nossa equipe da subida.

    ResponderExcluir
  3. Demais amigão

    abs
    Eder - Quatro Cantos do Mundo

    ResponderExcluir
  4. Jodrian, turismo de aventura não é bem a minha praia (rs), mas eu vim aqui correndo porque estou muito curiosa para saber como foi a sua aventura.
    Seu post todo detalhado está excelente, e seu texto como sempre muito bom.
    Estou esperando as próximas novidades e, é claro, as fotos!

    Bjs,
    Karla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Karla!
      Em breve vamos publicando os relatos e as fotos :)

      Excluir
  5. Parabéns, Jodrian!

    Tava ansiosa para saber detalhes dessa sua aventura! Gosto muito desse tipo de viagem, desde o desafio, do preparo/planejamento, da dedicação e do prazer em atingir o objetivo, ainda mais com um visual tão incrível! É inspirador! Aguardo os próximos capítulos ... =)

    Um abraço, Vanessa Aguilera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Vanessa!! Realmente foi um ótimo desafio e a sensação de alcançar um objetivos destes é indescritível. Saber que é possível nos anima a buscar outras boas aventuras :)
      Abraço
      Jodrian

      Excluir
  6. Ei Jodrian,

    Agora sim estou colocando minha leitura em dia e vou poder ler com calma sobre essa aventura.
    Parabéns pela disciplina na preparação. Interessante destacar a preocupação com os exames de saúde.

    Abraços,
    Lillian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No planejamento a gente já começa a viajar, né? Procuramos minimizar os riscos e isso também nos deu mais confiança no projeto. Foram muitas novidades para nós (inclusive a questão da altitude) e quisemos nos preparar à altura.
      Abraços e obrigado pelos comentários

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...