domingo, 14 de outubro de 2012

Tour de especiarias em Zanzibar

Guia no Tour de Especiarias
Explicações do guia
O último trecho de nossa viagem à Tanzânia foi  Zanzibar, banhada pelo Oceano Índico. Entre outros aspectos históricos, essa ilha foi palco de um intenso comércio de especiarias e hoje é parte de sua cultura.

Como seria de se esperar, o Tour de Especiarias – é um dos atrativos oferecidos aos turistas. Aproveitamos a indicação do proprietário do hotel que estávamos e escolhemos o Mitu´s Spice Tour.

Nos encontramos com os demais participantes (principalmente alemães) em uma van e seguimos rumo a uma das fazendas de especiarias para conhecer mais sobre estas plantas.

O grupo vai percorrendo os canteiros e o guia colhe alguns frutos de cada espécie para nos explicar as possíveis aplicações na culinária, medicina e um pouco da história associada. As especiarias, em si, não são novidades nesse mundo intensamente conectado, mas é interessante conhecer as plantas e observá-las antes de estarem secas e prontas para consumo.

Pimenta-do-Reino
Coletando amostra

Pimenta-do-reino
É claro que nós, nativos de terras tropicais, conhecemos muitas plantas que são apresentadas no tour, mas que encantam os turistas europeus: jaca, graviola, fruta-pão…Também foi engraçado ver um monte de gente clicando um nativo subindo em um coqueiro. Bom .... cada olhar viajante busca o novo.

Cardamomo

Noz-moscada. Ao natural, parece muito
diferente

Crcuma
Cúrcuma, da família do gengibre

Lichia
Espécie de Lichia
Lichia 2
Chega a ser ornamental
Wild Mango
Espécie de manga selvagem, não comestível
O passeio na fazenda terminou, e seguimos com um opcional de conhecer um banho turco antigo, fora de uso. Nada muito excepcional. Tiramos algumas fotos e e logo depois paramos para comprar os condimentos já processados, em um pequeno vilarejo. No mesmo local  ficamos para almoçar, sentados em esteiras em um grande círculo. Bem rústico.
Banho Turco 1
Abóbada no interior do banho
Banho Turco
Visão da entrada banheiros
condimentos
Saquinhos com os condimentos prontos para uso

Almoo
Devidamente acomodados para o almoço
Almoo 2
Comida simples, mas saborosa

Após o almoço, seguimos para conhecer a Caverna Mangapwani. Diz a lenda que um pastor a descobriu quando uma de suas cabras se perdeu e foi encontrada lá. Alguns acreditam esta caverna de coral foi utilizada no infame período do tráfico de escravos, quando eram obrigados a ficar escondidos ali até serem embarcados em navios. Na caverna há uma fonte de água potável, o que reforça essa teoria. Os visitantes ficam restritos a uma pequena área no interior, enquanto o guia faz suas explicações.

Mangapwani 1
Entrada da caverna
Mangapwani 2

Antes de retornar à Stone Town, o passeio ainda segue para uma praia próxima à caverna, onde é possível tomar banho e curtir mais um pouco do belo litoral de Zanzibar.

Impressões finais: o passeio é interessante, mas toma muito tempo. Saímos às 09:00 e só retornamos às 15:30. Talvez seja interessante pesquisar opções de menor duração.

PraiaTour 2

PraiaTour

7 comentários:

1. Fala Jodrian,

Fiquei encantado em ver as plantas que originam tantos cheiros, cores e sabores. Além disso, a ilha é um espetáculo.

Vale muito a pena passar alguns dias na ilha.

Parabéns pelo artigo. Logo mais também escreverei sobre o assunto.

Respostas
    1. É isso aí, Guilherme. Você colocou bem: são os cheiros, cores e sabores que fazem a diferença em Zanzibar.
      Obrigado pelos comentários!
      Abraço

Excluir
  2. Jodrian, muito interessante o post, ele expora um lado diferente de tudo que já pensei sobre a Tanzânia.

Respostas
    1. Verdade, Edson
      Foi nossa primeira vez na África e há muito o que conhecer. Obrigado pelos comentários
      Jodrian

Excluir
  3. Realmente, é como você disse: "Bom .... cada olhar viajante busca o novo"
    Certa vez eu estava na Malásia. Em nosso grupo tinha uma mulher da Hungria, que ficou fascinada com uma cachoeira de sete quedas. Ela tirou dezenas de fotos e queria passar a tarde lá... Só que as sete quedas eram as quedinhas de um riachinho. Ou seja, nada que chamasse atenção de nós, que estamos acostumados com isso. Por outro lado, a gente vai na Europa e fica fascinado com castelos, ruínas, etc. E eles acham que aquilo é normal.

ResponderExcluir
  4. Verdade. E isso tudo faz o turismo ser atrativo. As experiências que cada um vive, à sua maneira :)