quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Desbravando o Cânion Malacara

Post Patrocinado
Entrada do Canion Malacara
Entrada para a trilha
Foto de Leandro Gabrieli
O céu parecia que não ia ajudar muito. Nuvens e alguma chuva leve faziam aumentar nossas expectativas para nossa primeira trilha no Sul do Brasil no projeto Adventure Bloggers. Afinal, além de curtir a aventura em si, precisávamos de boas fotos para divulgar o destino.

E que destino! Por coincidência, a edição de dezembro da National Gepgraphic Brasil, resumiu assim: “No trecho mais extremo de sua topografia, o planalto Norte-Rio-Grandense, que cobre parte considerável da região Sul do Brasil, ganha altitude ao aproximar-se dos litorais gaúcho e catarinense. Então, de repente, acaba. Desaparece. Sua borda plana desnivela-se abruptamente para esculpir um imenso platô, entrecortado por uma sucessão majestosa de abismos, penhascos, grotas e fendas. Vistas de cima, as planuras altas da serra parecem ter sido aparadas a tesoura


Saímos de Porto Alegre rumo ao município de Praia Grande, em Santa Catarina. Na van, conduzida pelo Marcos Batista (Coiote Adventure) e tendo o Guilherme Maineri (Rota dos Canyons) como nosso guia, estávamos animados. E não era para menos. Além das belíssimas paisagens que nos esperavam, a companhia era de primeira: Roberta Martins e Leandro Gabrieli (que foi nosso fotógrafo), do Blog Territórios, o Luiz Jr. Fernandes, do Blog Boa Viagem e o Maurício Oliveira, do Blog Trilhas e Aventuras.

Canion Malacara
Visão do início da trilha
Chegamos na Pousada Magia das Águas por volta do meio-dia, após 3h de viagem. fizemos o check in e fomos almoçar no Restaurante da Pousada Malacara, já bem perto da entrada do Cânion. Ótima comida caseira para fornecer as energias necessárias para a trilha. A chuva leve e intermitente não tirava nossa determinação. Por via das dúvidas, colocamos todo o conteúdo que carregamos dentro dos sacos estanque de 20 litros da Sea to Summit, bem acomodado nas mochilas.

Seguimos para a Trilha às 14:30. O dicionário nos diz que Malacara se refere a “cavalo que tem a testa de uma cor mais clara que a do corpo, e que se prolonga numa listra até o focinho”. Daí o nome do Cânion, pois há uma pedra que lembra este cavalo. Infelizmente, não a vi.
Adventure Bloggers
Adventure Bloggers
Foto de Leandro Gabrieli
Canion Malacara
Havia uma muitas pedras no meio do caminho
Canion Malacara
Luiz Jr. em uma de nossas (muitas) pausas para fotografias, an?
Canion Malacara
Com as mochilas Deuter, superando os trechos mais complicados
Típico dos leitos destas formações geográficas, o caminho é formado de pedras e seixos que exigem equilíbrio e atenção do caminhante. Em vários momentos também foi preciso atravessar o rio. O uso de um bom calçado fechado para evitar danos aos pés e que possa ser molhado, é obrigatório.

Malacara7 Leandro
Tem que molhar os pés
Foto de Leandro Gabrieli
Durante o trekking, vamos nos deparando com a natureza em suas várias e belas formas:

Cogumelos
Cogumelos
Morango
Morango silvestre
Ao final da trilha de 4km, uma das principais atrações: um belo banho nas águas geladas das piscinas naturais. Excelente diversão para reanimar o grupo.
Piscina_Malacara
Piscina
Foto de Leandro Gabrieli
Piscina_Malacara_Luiz
Mergulho
Alimentação & Hospedagem do dia


Pousada Magia das Águas

A Magia das Águas é uma ótima opção para hospedagem, como base para a exploração das trilhas. Seus chalés em madeira, localizados em meio à vegetação e com um belo visual imediatamente nos remete à tranqüilidade.

Junte tudo isso a uma excelente comida no fogão à lenha (Restaurante Sabores do Sítio), um ótimo atendimento e uma cama confortável e dá para entrender que a tentação de ficar por lá, curtindo o lugar foi grande.

Pousada Magia das Aguas
Entrada principal e restaurante

Pousada Magia das Aguas
Visão dos chalés
Pousada Magia das Aguas
Interior do chalé

MagiadasAguas4
Comida excelente ! Ainda bem que tínhamos
caminhadas para gastar as calorias..
Endereço: Estrada Geral Pé da Serra - Praia Grande/SC
Telefones: (48) 3532-1404 / (48) 9142 3975 / (51) 9733 1544
e-mail: reservas@magiadasaguas.com.br
Disponibiliza Wifi Grátis

Restaurante da Pousada Malacara

Nossa primeira experiência gastronômica no Projeto Adventure Bloggers foi deliciosamente caseira. O Restaurante da Pousada Malacara está localizado estrategicamente próximo à entrada do Cânion Malacara e sua comida traz aquele tempero certo, sem frescuras.

Restaurante Malacara
Fachada
Restaurante Malacara
Comida caseira no almoço
Endereço: Estrada Geral - Vila Rosa, Praia Grande/SC
Telefone: (48) 9121-9343
e-mail: reservas@pousadamalacara.com.b
Disponibiliza Wifi grátis

Outros posts da série Adventure Bloggers

Trilha do Rio do Boi: a volta
Trilha do Rio do Boi


Adventure Bloggers

4 comentários:

  1. Lindo lugar! A pousada também, hein? Abraços, Rafa

    ResponderExcluir
  2. Ei Jodrian,

    Essa viagem ao Sul deve ter sido muito bacana. Por que você não conseguiu ver a pedra que parece o cavalo? O tempo estava muito fechado?

    Abraços,
    Lillian.

    ResponderExcluir
  3. HOOOMBREEE! Mais essas fotos ficaram muy buenas! Putz irado mesmo! Sentindo falta das piadas e caminhadas! Grande abraço amigão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Luiz !!
      Precisamos repetir em outro destino neste ano :)
      Muito obrigado pelos comentários (vindos de um ótimo fotógrafo como vc, então...)
      Grande abraço
      Jodrian

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...