Turistas fotografando o Por-do-Sol em Zanzibar |
É um fato! Desde que as máquinas se tornaram práticas o suficiente para serem carregadas por aí, incluímos esse equipamento como parte indispensável na tralha de viagem. De tão forte esta associação, a máquina fotográfica pendurada no pescoço (junto com a camisa florida ??) faz parte do estereótipo do turista.
O aparecimento e aperfeiçoamento dos smartphones e dos programas de edição no próprio celular, aliados às redes sociais, em especial aquelas dedicadas às imagens (como o instagram, que ontem registrava quase 46 milhões de usuários ativos no mês) ampliou exponencialmente as possibilidades na arte de clicar uma paisagem, uma atração turística ou nós mesmos.
Por-do-Sol em Zanzibar |
Mas, o que nos motiva? carregar lembranças e poder revisitá-las quando tiver saudades? poder dizer para os amigos: “estivemos lá” e ao mesmo tempo, tentar reproduzir um pouco das experiências vividas? Divulgar destinos? Usar a fotografia como (bom) pretexto para viajar? desenvolver a percepção estética? Talvez, de tudo um pouco.
Há, é claro, uma “tensão sempre existente entre fotografar e vivenciar uma viagem” (leia o artigo de Daniel Duclos, com dicas para fotos de viagem). Ampliando um pouco mais, há uma tensão permanente entre a ânsia de compartilhar e a abstração necessária para aproveitar e viver os momentos da viagem. É preciso esforço consciente para equilibrar isso (que o digam os blogueiros de viagem).
|
Rosana clicando os animais na Cratera do Ngorongoro |
Vale a leitura:
- “A motivação da fotografia é mesmo o registro? Penso que não” – Artigo de Ivan de Almeida (link)
- "Fotografia de viagem: beleza nos olhos de quem vê" - Artigo de Mari Campos (link)
Aproveite para visitar nossa página de fotografia
Concordo totalmente com você.
ResponderExcluirGosto de fotografia e gosto de viajar. Não dá muito pra separar essas coisas pois a lembrança do que a gente viveu sempre volta quando revemos fotos. É como recontar a história ou viajar novamente. Quando seleciono fotos para meus posts ou para imprimir, trago de volta o prazer daquele momento e me recordo com alegria das experiências (até dos perrengues).
Fotografar melhor, pra mim, é contar melhor a história. É, principalmente, colocar um toque de beleza nas lembranças e cuidar delas com carinho. Seja para nós, para os amigos ou para os leitores, nossa perceção de alegria só vai junto com as fotos mais belas que conseguimos capturar. ;)
[]'s
Obrigado pelos comentários, Camila
ExcluirTambém concordo contigo: "Fotografar melhor é contar melhor a história" e o cuidado na seleção das fotos (sempre um exercício de renúncia) reflete o cuidado com as lembranças.
Grande abraço
Bem legal Jodrian, eu compartilho essa filosofia viagem/fotografia e estou na mesmo barco que você. Parece que não estive em muitos lugares que fui quando ainda não gostava de fotografar, alguns deles paradisíacos.
ResponderExcluirÉ um hobby caro, que exige muita prática, paciência e dedicação. Mas tirar uma bela foto acaba fazendo do sacrifício um prazer. É uma droga, um vício. Mas um vício construtivo no qual vale a pena mergulhar.
Abração, Michel
Obrigado pelos comentários, Michel
ExcluirDe fato, o prazer e orgulho com o resultado de uma bela foto paga os sacrifícios. Pena que os equipamentos sejam tão caros no Brasil. De todo modo, vejo, cada vez com maior freqüência, novos e/ou renovados "viciados". Bom para todos :)
Abração
Jodrian
Também estou de acordo.
ResponderExcluirEu sou apaixonado por fotografia tanto quanto por viagens e estudo sempre para melhorar sempre. E meu roteiro recentemente tem levado muito em conta os melhores horários para fotografar as atrações. Inclusive deixando para determinados lugares mais tempo que necessário para visitá-los para dar aquela chance a mais de aparecer uma luz boa :)
E quem sofre com isso é a coitada da Lillian, que não raramente tem que acordar cedo pra gente sair e pegar "aquela" luz :)
Abraços,
Helder
É isso aí, Helder
ExcluirSão esses detalhes que enriquecem a experiência fotografia-viagem. É um tempero a mais, mesmo que custe algumas horas de sono ou quilômetros a mais :-)
Abração
Jodrian
Ei Jodrian,
ResponderExcluirAdorei a sua reflexão sobre a minha frase no Facebook dos Nerds! :)
Parabéns pelas belas fotos!
Que as viagens nos motive ainda mais a fotografar e as fotos também nos motive a viajar! ;)
Abraços,
Lillian.
Obrigado pela inspiração, Lillian.
ExcluirE é isso: as motivações são mútuas. :)
Olá Jodrian!
ResponderExcluirAchei interessante seu questionamento "o que nos motiva a fotografar?". No meu caso, com viajante, blogueiro (http://www.viajenaimagem.com)e entusiasta da fotografia, a motivação seria a mesma da de um pintor quando pinta seu quadro, ou seja expressar sua arte. E além disso, logicamente, registrar e eternizar as viagens e as coisas que contemplamos durante nosso caminho.
Olá, Robson
ExcluirObrigado pelos comentários e por seu posicionamento. Acredito que o exercício de um senso estético influenciado pelo desejo de fazer "aquela foto" nos faz aproveitar mais a viagem.
Abraço
Olá, é sempre bom rever minha pátria querida Sitio Novo Rn, depois de 40 anos ausente agradeço a vocês por nos propocionar momentos tão bons que é ver de novo nossa terrinha lugar que me viu nascer... obrigado
ResponderExcluirObrigado, Canindé.
ExcluirEm breve teremos outro post sobre Sítio Novo
Abraço
O cara que viajou a Europa e colecionou fotografias de janelas!!!
ResponderExcluirhttp://meucantonomundo.com/viajar-o-mundo-e-fotografar-janelas/