terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Turismo e Fotografia: algumas reflexões

Zanzibar
Turistas fotografando o Por-do-Sol em Zanzibar
Este post foi inspirado por dois motivos: Hoje, 8 de janeiro, é uma das datas alusivas à fotografia (Dia Nacional do Fotógrafo) e uma frase que os Nerds Viajantes postaram hoje no Facebook: “Todo viajante tem um pouco de fotógrafo!”.

É um fato! Desde que as máquinas se tornaram práticas o suficiente para serem carregadas por aí, incluímos esse equipamento como parte indispensável na tralha de viagem. De tão forte esta associação, a máquina fotográfica pendurada no pescoço (junto com a camisa florida ??) faz parte do estereótipo do turista.



O aparecimento e aperfeiçoamento dos smartphones e dos programas de edição no próprio celular, aliados às redes sociais, em especial aquelas dedicadas às imagens (como o instagram, que ontem registrava quase 46 milhões de usuários ativos no mês) ampliou exponencialmente as possibilidades na arte de clicar uma paisagem, uma atração turística ou nós mesmos.

Zanzibar 2
Por-do-Sol em Zanzibar
Ao mesmo tempo que ficou mais fácil fotografar, os turistas-com-pretensão-a-fotógrafos (como este que vos escreve) sentem-se estimulados a aprimorar suas técnicas. Afinal, aliado ao desejo de conhecer melhor as técnicas básicas, soma-se a necessidade de contornar as dificuldades da fotografia de campo (com muitos elementos que não estão sob nosso controle) e o tempo limitado que temos nas viagens. E aí o turismo-fotografia vai ficando cada vez mais entrelaçado, a ponto de ajustar horários e roteiros às exigências da melhor luz ou ângulo para fotografar.

Mas, o que nos motiva? carregar lembranças e poder revisitá-las quando tiver saudades? poder dizer para os amigos: “estivemos lá” e ao mesmo tempo, tentar reproduzir um pouco das experiências vividas? Divulgar destinos? Usar a fotografia como (bom) pretexto para viajar? desenvolver a percepção estética? Talvez, de tudo um pouco.

Há, é claro, uma “tensão sempre existente entre fotografar e vivenciar uma viagem” (leia o artigo de Daniel Duclos, com dicas para fotos de viagem). Ampliando um pouco mais, há uma tensão permanente entre a ânsia de compartilhar e a abstração necessária para aproveitar e viver os momentos da viagem. É preciso esforço consciente para equilibrar isso (que o digam os blogueiros de viagem).

Jodrian

Leandro
Adventure Bloggers em ação
Adventure

Ngorongoro
Rosana clicando os animais na
Cratera do Ngorongoro
Também é bom lembrar que a fotografia vai além do simples registro. Também tem conseqüências, que são particularmente importantes para que escreve sobre turismo:“As fotografias podem motivar ou desmotivar a demanda, no sentido de que o turista irá  decidir-se por visitar ou não uma localidade em função da imagem que este destino turístico possuir. As fotografias criam, portanto, um conjunto de expectativas e percepções de uma provável viagem para uma localidade desejada” (link para o artigo).


Vale a leitura:
- “A motivação da fotografia é mesmo o registro? Penso que não” – Artigo de Ivan de Almeida (link)
- "Fotografia de viagem: beleza nos olhos de quem vê" - Artigo de Mari Campos (link)

Aproveite para visitar nossa página de fotografia

13 comentários:

  1. Concordo totalmente com você.
    Gosto de fotografia e gosto de viajar. Não dá muito pra separar essas coisas pois a lembrança do que a gente viveu sempre volta quando revemos fotos. É como recontar a história ou viajar novamente. Quando seleciono fotos para meus posts ou para imprimir, trago de volta o prazer daquele momento e me recordo com alegria das experiências (até dos perrengues).
    Fotografar melhor, pra mim, é contar melhor a história. É, principalmente, colocar um toque de beleza nas lembranças e cuidar delas com carinho. Seja para nós, para os amigos ou para os leitores, nossa perceção de alegria só vai junto com as fotos mais belas que conseguimos capturar. ;)
    []'s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos comentários, Camila
      Também concordo contigo: "Fotografar melhor é contar melhor a história" e o cuidado na seleção das fotos (sempre um exercício de renúncia) reflete o cuidado com as lembranças.
      Grande abraço

      Excluir
  2. Bem legal Jodrian, eu compartilho essa filosofia viagem/fotografia e estou na mesmo barco que você. Parece que não estive em muitos lugares que fui quando ainda não gostava de fotografar, alguns deles paradisíacos.

    É um hobby caro, que exige muita prática, paciência e dedicação. Mas tirar uma bela foto acaba fazendo do sacrifício um prazer. É uma droga, um vício. Mas um vício construtivo no qual vale a pena mergulhar.

    Abração, Michel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos comentários, Michel
      De fato, o prazer e orgulho com o resultado de uma bela foto paga os sacrifícios. Pena que os equipamentos sejam tão caros no Brasil. De todo modo, vejo, cada vez com maior freqüência, novos e/ou renovados "viciados". Bom para todos :)
      Abração
      Jodrian

      Excluir
  3. Também estou de acordo.

    Eu sou apaixonado por fotografia tanto quanto por viagens e estudo sempre para melhorar sempre. E meu roteiro recentemente tem levado muito em conta os melhores horários para fotografar as atrações. Inclusive deixando para determinados lugares mais tempo que necessário para visitá-los para dar aquela chance a mais de aparecer uma luz boa :)

    E quem sofre com isso é a coitada da Lillian, que não raramente tem que acordar cedo pra gente sair e pegar "aquela" luz :)

    Abraços,
    Helder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Helder
      São esses detalhes que enriquecem a experiência fotografia-viagem. É um tempero a mais, mesmo que custe algumas horas de sono ou quilômetros a mais :-)
      Abração
      Jodrian

      Excluir
  4. Ei Jodrian,

    Adorei a sua reflexão sobre a minha frase no Facebook dos Nerds! :)
    Parabéns pelas belas fotos!
    Que as viagens nos motive ainda mais a fotografar e as fotos também nos motive a viajar! ;)

    Abraços,
    Lillian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela inspiração, Lillian.
      E é isso: as motivações são mútuas. :)

      Excluir
  5. Olá Jodrian!
    Achei interessante seu questionamento "o que nos motiva a fotografar?". No meu caso, com viajante, blogueiro (http://www.viajenaimagem.com)e entusiasta da fotografia, a motivação seria a mesma da de um pintor quando pinta seu quadro, ou seja expressar sua arte. E além disso, logicamente, registrar e eternizar as viagens e as coisas que contemplamos durante nosso caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Robson
      Obrigado pelos comentários e por seu posicionamento. Acredito que o exercício de um senso estético influenciado pelo desejo de fazer "aquela foto" nos faz aproveitar mais a viagem.
      Abraço

      Excluir
  6. Olá, é sempre bom rever minha pátria querida Sitio Novo Rn, depois de 40 anos ausente agradeço a vocês por nos propocionar momentos tão bons que é ver de novo nossa terrinha lugar que me viu nascer... obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Canindé.
      Em breve teremos outro post sobre Sítio Novo
      Abraço

      Excluir
  7. O cara que viajou a Europa e colecionou fotografias de janelas!!!
    http://meucantonomundo.com/viajar-o-mundo-e-fotografar-janelas/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...