domingo, 8 de setembro de 2013

Destino de aventura: Monte das Gameleiras


Com altitude média de 501 m e distante 123 Km de Natal, o PicsArt_1378416693462pequeno município de Monte das Gameleiras, situado no Agreste Potiguar representa mais uma boa opção para atividades de Turismo de Aventura, beneficiado principalmente pelas várias formações rochosas.

Em 2009 foi palco de uma das etapas do Circuito Potiguar de Corrida de Aventura (Link). Técnicas verticais e trilhas (a pé, cavalo ou bike) fazem parte do cardápio que certamente crescerá, a julgar pelo que vimos na quinta-feira passada.

Rapel na Pedra da Gameleira

A Pedra da Gameleira fica localizada logo à direita de quem entra no município, vindo da Serra de São Bento. Carros podem chegar até bem próximo da Pedra, com acesso através de uma pequena porteira, ao lado do pórtico da cidade.

Estruturado recentemente por Julio Castelliano, o rapel é todo positivo, com cerca de 50 metros de altura. Não apresenta maiores dificuldades técnicas e dá para curtir bastante.

Local do Rapel na Pedra da Gameleira
Localização da Pedra da Gameleira
Rapel na Pedra da Gameleira
Jodrian experimentanto o rapel
Julio Castelliano nas orientações para o Rapel
Julio, Camila e Alexandre
Camila no Rapel na Pedra da Gameleira
Camila descendo
Gameleira na Pedra
Gameleira, no meio da descida
O retorno da base da pedra é feito com auxílio de cordas. Uma das opções é seguir por uma fenda na rocha, exercitando um pouco as técnicas de escalada em chaminés, onde a progressão é feita pressionando-se o corpo contra uma das paredes e usando os pés e mãos alternadamente.

Exercitando técnicas de subida na volta do rapel - Camila
Camila encarando o desafio
Exercitando técnicas de subida na volta do rapel
Minha vez de subir

Trilha da Pedra da Macambira

Seguimos para a Pedra da Macambira, uma bela formação rochosa que fica em uma propriedade particular, já em terras paraibanas (município de Araruna). A trilha é curta, mas exige um mínimo de preparo físico. São pouco mais de 1 Km, em trechos íngremes, com muita vegetação. Na região também há cavidades naturais em outra trilha, que não pudemos explorar devido à vegetação que obstruiu os acessos (motivo para voltar !). Kelly Silva foi nossa guia local.

Pedra da Macambira 2
Visão da Pedra da Macambira
Trechos de trilha fechada
Muita vegetação, fechando partes da trilha
Trechos de trilha fechada 2
Kelly orienta o caminho
Visão lateral da Pedra da Macambira
Visão lateral da Pedra da Macambira
Macambiras
Da família das bromeliáceas, as macambiras que dão nome à Pedra
Cruzeiro no alto da Pedra da Macambira - Monte das Gameleiras 2
Cruzeiro no alto da Pedra da Macambira, manifestação comum em muitas elevações interioranas
Mapa
Percurso que fizemos, adicionado ao Google Maps
E como não posso deixar de fotografar os pequenos detalhes de uma trilha. Cactos em floração:

Cactus em floração Cactus Floração

Dicas e orientações


- Para chegar a Monte das Gameleiras, vindo de Natal: pode-se tomar a BR-226 em direção à Tangará, a RN-093 em direção a Passa e Fica e daí a RN-269, passando por Serra de São Bento.
Prefiro seguir na BR-101 em direção à Goianinha (pista dupla), daí tomar à direita na RN-003 até o cruzamento com a RN-093, entrar em Passa e Fica e então tomar a RN-269, passando por Serra de São Bento até Monte das Gameleiras.
- Rapel é uma atividade de riscos. Praticar sem experiência, supervisão e/ou com equipamentos inadequados pode causar acidentes sérios.
- Hidratação e proteção solar são fundamentais.
- Contato para realizar o rapel, incluindo equipamentos: Júlio Castelliani

Nota: Este post foi feito aproveitando o trabalho que nossa empresa de consultoria está realizando para o SEBRAE-RN. O contrato não requer a publicação de artigos de divulgação, que estamos fazendo voluntariamente.

2 comentários:

  1. A Pedra da Macambira está localizada no município de Araruna na Paraíba, como o próprio mapa mostrado na matéria expõe, este afloramento rochoso integra o patrimônio natural de Araruna. No mais, saudar o idealizador do espaço eletrônico e pedir retificação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelos comentários, Wellington
      Fiz a retificação sugerida
      Abraços

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...