quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Sítio Novo, novas aventuras


Conhecemos o município de Sítio Novo durante uma expedição fotográfica em março. Na época nos falaram de trilhas e vias de escaladas, mas nosso objetivo era outro.

Voltamos agora em setembro para testar algumas atividades já estruturadas e verificar o potencial de oferta de outros produtos turísticos. Vimos muita coisa interessante que poderá gerar demanda no segmento de aventura.
Sítio Novo Pedra de São Pedro no Horizonte
A Pedra de São Pedro no horizonte


Rapel

O rapel é, na verdade, uma técnica de escalada, mas foi ganhando adeptos como atividade específica à medida que as pessoas descobriram que podem ter experiências com as rochas sem precisar de um aprendizado mais técnico.

Na área de camping, próximo à Pedra de São Pedro, há pelo menos 6 pontos de rapel que podem ser praticados, com a devida supervisão, por pessoas iniciantes na atividade. É o momento de aprender em rochas de pequena altura e ganhar confiança para buscar novas “habilidades verticais”:

Rapel na Pedra do Sagüi
Pedra do Sagüi
Rapel na Pedra do Tira-teima
Francisco se preparando para o rapel na Pedra do Tira-teima
Rapel 2


Depois de testar os pontos mais simples, partimos para a Pedra do Titanic, onde fizemos um rapel um pouco mais alto, com cerca de 20m, onde a maior parte é em negativo. O acesso se dá através de uma pequena trilha pelo norte da Pedra.

Acesso à Pedra Titanic
A árvore à esquerda da foto é a "barriguda" - trilha de acesso
Rapel na Titanic
Jodrian iniciando o rapel
Visão a partir da Pedra Titanic
Visão a partir do topo da Titanic
Rapel na Pedra do Titanic 1
Rapel
Lagarto
O lagarto veio questionar: "quem se aventura em meus domínios?"
Próximo a um dos atrativos mais famosos do município – o Castelo de Zé dos Montes (veja aqui) – outros pontos de rapel começam a ser instalados e há a perspectiva de construção de uma tirolesa. Aqui deixo registrado os parabéns a Messias e Shayenne, pelo esforço em montar os grampos que permitem a prática segura desta atividade:

Rapel na área do Castelo Zé dos Montes

Caminhadas

A Pedra de São Pedro domina a paisagem de Sítio Novo e a trilha para seu topo exige um mínimo de preparo físico para encarar os 290 m de desnível, em pouco mais de 1km de extensão. Como sempre acontece, o visual compensa o esforço.

Pedra de São Pedro
Bela visão da Pedra de São Pedro
Pedra de São Pedro subida
A contemplação é inevitável!
Macambira na rocha
Macambira solitária
Chegando ao topo da Pedra de São Pedro
Equilíbrio e concentração antes de chegar ao topo
Pedra de São Pedro subida 2
Quase lá
A caminhada segue por uma trilha bem demarcada, mas há que se ter cuidado com alguns trechos escorregadios. Já próximo ao topo, precisamos caminhar, meio no equiíbrio, pela rocha que lembra um muro. Mais um momento de manter cautela para não cair. Lá de cima as visões são belíssimas:

Açude Barra da Tapuia e Sítio Novo
Visão do Açude Barra da Tapuia e da cidade 
estátua de Santa Rita de Cássia em Santa Cruz
Também é possível avistar a estátua de Santa Rita de Cássia, no município vizinho de Santa Cruz
Outra possibilidade de boas trilhas está no Sítio Catolé. Visitamos um abrigo natural com uma bela configuração de rochas e também subimos para um conjunto de pedras sobrepostas, em uma trilha íngreme, de cerca de 850 metros de extensão. Ambas precisam de algumas ações de manutenção para facilitar o acesso e melhorar a segurança dos caminhantes, mas são locais interessantes a visitar:

Cavernas no sítio Catolé de Baixo
Abrigo natural
Sítio Catolé 2
Pedras e vegetação nativa compõem quadros interessantes
Sítio Catolé
Nosso objetivo lá no alto.
Sítio Catolé 3
E, lá do alto, nossa visão

Escaladas

Não fizemos escaladas em Sítio Novo, mas seguem algumas informações para quem estiver interessado.
A maior via de escalada do Rio Grande do Norte – a “Cavalo de Tróia” – está na Pedra de São Pedro, que acumula outras vias na face norte:

Nome da via
Graduação
Cavalo de Tróia D2 3º VIsup E2
Despedida de Solteiro D1 4º IVsup E2
Muléstia da Cachorra D1 4º VSup E3
Quinta Virtude D1 5º VI E3/E4
Banho de Lua D1 V E3

Para quem quiser praticar a modalidade boulder, que consiste em que consiste em escalar pequenos blocos de pedras, geralmente com altura não superior a 6 metros, sem o uso dos equipamentos de segurança como cordas e mosquetões. O Boulder Principal possui alguns problemas (como são chamadas as vias nesta modalidade):

Pedra X
O "xis" é perfeitamente visível. Conquistá-lo são outros 500.
Nome do problema
Graduação
Xis da questão V2
X-Men V4
Ou vai ou racha V2

Quando terminar o dia de aventuras, com o corpo cansado e a mente leve, experimente um açaí no Quiosque e Lanchonete do Calçadão, curtindo um Pôr-de-Sol no Açude Barra da Tapuia:

Entardecer

Dicas e orientações


- O acesso a Sítio Novo, distante cerca de 100 Km de Natal, pode ser feito pela RN-226 e RN- 203, em direção à Lagoa de Velhos. Entretanto, o trecho entre Lagoa de Velhos e Sítio Novo é de estrada de barro. Não recomendável. O melhor acesso é seguir pela RN-226 em direção à Tangará e daí tomar a direção de Sítio Novo.
- Vai fazer aventuras no Sertão? já sabe: proteção solar e hidratação são imprescindíveis
- Para visitar os pontos que mencionamos neste post, você precisará de 2 dias, no mínimo.
- Quem guia você:
   - Messias e Shayenne Mafra – Academia Pequeno Felino (Técnicas Verticais)
   - Francisco Raisn – Guia local

Nota: Este post foi feito aproveitando o trabalho que nossa empresa de consultoria está realizando para o SEBRAE-RN. O contrato não requer a publicação de artigos de divulgação, que estamos fazendo voluntariamente.

7 comentários:

  1. agradeço a esse Grande homem e seu belíssimo trabalho de divulgar em seu blog as beleza de NOSSO RIO GRANDE DO NORTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Caro Francisco
      É um prazer divulgar o Rio Grande do Norte :)
      Grande abraço

      Excluir
  2. parabens pelo trabalho realizado, fico feliz por saber que o futuro do turismo em sitio novo esta assegurado pelas maos de pessoas que realmente se interessam, como o amigo francisco, logo estaremos tambem trabalhando no receptivo do turismo de aventura, na propriedade abrigo do guerreiro, e sei que posso contar com vc francisco, vamos adiante, nosso trabalho de oito anos nao foi em vao, obrigado a voce tambem jordian pelas belas imagens. WAGNER BRASIL (turismologo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Wagner
      A área do "Abrigo do Guerreiro" tem muitas possibilidades e tenho certeza que o turismo só crescerá na região. Obrigado pelo apoio durante a visita
      Abraço

      Excluir
  3. Oi Jodrian, Muito legal seu post! Fiz esse passeio de trilhas de sitio novo uma vez com Gilson (de pé na trilha), mas não lembrava o nome o nome da "serra", pedra ou sei lá o quê que subi. Como perdi as fotos fiquei sem saber, mas agora vendo seu post e fotos, acabo de ver que foi uma subida pela trilha da pedra de s. pedro, com certeza. Mas, no email de Gilson dizia ser 7km (ida e volta) entretanto vc fala em 1km... queira saber se realmente são 7 ou apenas 1. Só sei que foi bastante dificil, principalmente depois da metade, com tantas pedras "quase" a escalar rsrs. abç

    ResponderExcluir
  4. Oi Jodrian, Fiz esse passeio de trilhas de sitio novo uma vez com Gilson (de pé na trilha), mas não lembrava o nome o nome da "serra", pedra ou sei lá o que que subi. Como perdi as fotos fiquei sem saber, mas agora vendo seu post e fotos, acabo de ver que foi uma subida pela trilha da pedra de s. pedro, com certeza. Mas, no email de Gilson dizia ser 7km (ida e volta) entretanto vc fala em 1km... queira saber se realmente são 7 ou apenas 1. Só sei que foi bastante dificil, principalmente depois da metade, com tantas pedras "quase" a escalar rsrs. abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pela demora em responder, Ana
      Sim, foi 1 Km, conforme marquei pelo gps do celular. Bom, não é fácil, considerando que é bem íngreme em alguns trechos.
      Grande abraço,
      Jodrian

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...