segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Perito Moreno–Maravilha da Natureza na Patagônia Argentina

Post patrocinado (*)  
Perito Moreno - Olhar
Todos os olhares para o Glaciar
O ano de 2013 nos reservou paisagens fantásticas e em muitas delas tivemos contato com glaciares. Em abril, conhecemos o Glaciar Khumbu, que desce da maior montanha da terra, em um inesquecível trekking ao Acampamento Base do Everest. Agora em dezembro, fomos privilegiados com a visão de um glaciar que me pareceu ainda mais bonito – o Perito Moreno, próximo à cidade de El Calafate, na Argentina.

Os pacotes de passeios ao Perito Moreno, minitrekking e passeio de barco aos glaciares foram comprados à Argentina4U desde o Brasil. O voucher previa que nos apanhariam no hotel às 07:15, mas o ônibus só chegou às 08:00. Os atrasos seriam constantes nos 3 dias em que estivemos em El Calafate, provavelmente porque nosso hotel era um dos últimos na rota para as atrações. Bom … sempre aproveitamos esse tempinho para atualizar as redes sociais usando o wifi disponível no hotel.

Saindo da cidade de El Calafate, o ônibus segue com o Lago Argentino à direita, antes de virar à esquerda, em direção ao Glaciar. Em pouco tempo passamos a ver o “Brazo Rico” do mesmo lago. No caminho, é possível ver as estâncias típicas da Patagônia, com grandes extensões de terra. Atualmente, com a lã de ovelhas sendo cada vez mais substituída pelos tecidos sintéticos, muitas destas propriedades dedicam-se ao turismo rural.

No ônibus a guia nos explicava  os detalhes da região, em espanhol e inglês, incluindo o fenômeno de desabamento da parte do glaciar que ocorre periodicamente, ligando o Braço Rico ao Braço Sul (veja mais detalhes neste infográfico: link)

Bilhete de entrada no Parque Nacional
Na entrada do Parque Nacional de Los Glaciares, o ônibus pára e entram funcionários que realizam a cobrança da taxa de entrada: 90 pesos argentinos, que podem ser pagos em moeda local, dólar ou mesmo em reais.

Antes de chegar à região das passarelas de observação, há uma parada no porto Bajo de las Sombras para oferecer um passeio opcional de barco, com duração de 1 hora. Quem não aderir a este opcional segue diretamente para as passarelas. Optamos por não fazer o passeio, uma vez que já havíamos contratado o passeio de barco pelos glaciares. A decisão se mostrou acertada, uma vez que veríamos esta face glaciar por barco quando fóssemos para o minitrekking.


Porto Bajo de las Sombras
Porto Bajo de Las Sombras
Finalmente chegamos às passarelas, que descem em vários níveis e permitem uma visão excelente do Glaciar. Aliás, a acessibilidade é certamente um dos fatores que contribuem para que esta maravilha natural seja uma das principais atrações da Argentina. A visão do Glaciar surpreende. É um daqueles locais onde todos os adjetivos são insuficientes.


Passarela Perito Moreno 3
Caminhando nas passarelas

Passarela Perito Moreno 2
Boa acessibilidade
Mar de Gelo - Perito Moreno
Muitos ângulos para fotografar

Perito Moreno - Preto e branco

Quando íamos descendo as passarelas, tivemos uma boa e gelada surpresa: os flocos de neve, antes diminutos, começaram a aumentar de tamanho e tivemos nossa pequena nevasca como cartão de boas vindas ao clima na Patagônia: frio, vento e neve, mesmo no verão. Foi divertido, mas a contrapartida foi um panorama mais cinzento, sem o céu azul que só voltaríamos a ver dois dias depois quando realizamos o minitrekking no gelo.


Neve no rosto
Neve no rosto
O Perito Moreno é dinâmico. Consta que se move, em sua área central, a uma velocidade de cerca de 2m/dia. Daí, todos se animam a ver e ouvir a queda de pedaços de gelo da borda do glaciar (na chamada área de ablação, com paredes de mais de 50 metros de altura). Mesmo quantidades aparentemente pequenas fazem um grande barulho na queda. Aliás, quando você ouvir o estrondo, a queda já estará no final (lembre-se das aulas de física: a velocidade da luz é muito maior que a do som!).

O segredo é ter paciência e agilidade para fotografar – não se esqueça de ajustar sua câmera para disparos contínuos.

Queda Perito Moreno -1
Vai começar. A postos!
Queda Perito Moreno -2
A base se rompe
Queda Perito Moreno -3
e uma grande massa se desprende
Queda Perito Moreno -4
causando um espetáculo!

                                           Fizemos este vídeo com a GoPro

Nesta visita, fomos apresentados a uma flor, que empresta sua cor vibrante para embelezar as paisagens da Patagônia. Foi uma bela companheira em todas as fases de nossa viagem:
Notro (Embothrium coccineum)
Notro (Embothrium coccineum)
Notro e o Perito Moreno

Dicas e orientações




  • O Perito Moreno fica a 80 Km de El Calafate  
  • A cor azul do glaciar se deve a um fenômeno ótico: o gelo é transparente.
  • A denominação do Glaciar é uma homenagem a Francisco Pascasio Moreno, cientista, naturalista e explorador argentino que, entre várias realizações, ajudou a determinar as fronteiras da Argentina com o Chile, no papel de perito.
  • Caso não opte pelo passeio de barco, você terá cerca de 4 horas para curtir as paisagens.
  • As passarelas são construídas em estrutura metálica, com corrimãos de madeira e com opções de acessibilidade, em rampas sem degraus e com elevador.
  • A área de apoio é muito bem estruturada, com uma boa lanchonete e banheiros limpos. Há ambulância e posto médico.
  • Leve seu lanche para almoçar com vista para o Glaciar ou adquira na lanchonete, que recebe cartão de crédito, pesos argentinos, dólar e reais.
Lanchonete na área de passarelas do Perito Moreno
Logo na chegada, a maioria se desloca para as passarelas e a
lanchonete fica quase vazia. Aproveite para comprar seus lanches com
mais calma.

(*)  A Argentina4U concedeu descontos e cortesias para o blog nos passeios a partir de El Calafate

Outros posts da série


- Laguna Nimez–Santuário de aves em El Calafate
- Glaciares no Lago Argentino
- Caminhando no Gelo
- O início do Circuito W
- As Torres del Paine
- Los Cuernos 

4 comentários:

  1. Oi, Jodrian. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie - Boia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!! Muito obrigado, Natalie. Ótimo 2014 para toda a equipe do Viaje na Viagem #Viajosfera

      Excluir
  2. Qual a melhor época do ano para este passeio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor época é o verão, entre os meses de dezembro e março, com dias mais longos e temperaturas mais amenas.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...