segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Caminhando no gelo

Post patrocinado (*)

Nas andanças pelo mundo, já caminhamos em areia, neve, lama, rochas e estradas,Bota e crampon mas faltava um tipo de piso que requer um pouco mais de técnica. Completamos esta lacuna com uma pequena, mas interessante experiência no nosso (já velho) conhecido Glaciar Perito Moreno.

Adquirimos o passeio chamado Minitrekking no Gelo à Argentina4U, programando-o para o 4º dia em El Calafate. Logo de manhã, nos depedimos de nossos amigos Helder e Lillian que seguiram para Puerto Natales. Ficamos no aguardo do transfer, que nos apanhou no hotel, seguindo para o Porto Bajo de Las Sombras, não sem pagar, pela 3ª vez, a taxa dos Parques Nacionales. Aliás, a Administração poderia criar uma espécie de Boleto Turístico, a exemplo do que existe em Cuzco – Peru, com descontos para quem faz vários passeios.


Porto Bajo de Las Sombras El Calafate
Barco para a travessia até o refúgio
Porto Bajo de Las Sombras El Calafate 2
Porto Bajo de Las Sombras
A caminho do Perito Moreno
Travessia do Braço Rico, com o Glaciar no horizonte
Neste dia, diferentemente de nossa primeira visita ao Glaciar, o céu estava com um azul muito bonito. Embarcamos e rumamos para atravessar p “Brazo Rico”, em direção ao refúgio da Hielo y Aventura, empresa autorizada a operar o minitrekking.  No refúgio, é possível deixar tudo que não é necessário à caminhada.

Desembarcando Perito Moreno
Desembarcando

O minitrekking é uma pequena experiência de caminhada no gelo, que dura cerca de 1,5 hora. Além da prática, em si, os guias nos explicam detalhes sobre os glaciares, seracs, gretas, cores, etc.

O equipamento básico são os crampons. Artesanais e um pouco pesados, mas eficientes. Os guias equipam os participantes e explicam as técnicas para subir, descer e andar sem causar quedas. Para maior controle, o grupo é dividido em dois, com cerca de 10 –12 participantes. Uma guia auxiliar seguia junto à fila, cuidando para que niguém saísse da formação e escorregasse em alguma fenda.

Trekking no Gelo 2
Vários grupos no minitrekking
Minitrekking Perito Moreno
Diversão garantida
Minitrekking Perito Moreno 2

Minitrekking Perito Moreno 4
Caminhantes
Não é necessário nenhum grande preparo físico, uma vez que os trechos percorridos são pequenos, ainda que apresentem umas leves subidas e descidas. A dica básica é caminhar com os pés um pouco afastados – na largura dos ombros, de modo a evitar enroscos com seus calçados. Quando estiver parado, é bom lembrar que seus pés estarão “travados” no gelo. Assim, para virar o corpo, levante os pés ou correrá risco de forçar as articulações do tornozelo e joelho.

Minitrekking Perito Moreno 5

Trekking no Gelo

Ao final da caminhada, mais ainda no gelo, o momento da comemoração e descontração: whisky com gelo do glaciar.

Gelo para whisky
Guia apanhando gelo. Fartura garantida!
Whisky com gelo glaciar
O bar é simples, mas o visual é único !
Whisky com gelo glaciar 2
Saúde !!

Terminada a experiência, devolvemos os crampons e fizemos uma pequena caminhada entre as árvores que margeiam o Braço Rico, de volta ao refúgio. Mais uma oportunidade de fotografar o Glaciar - foi difícil selecionar as fotos para este post :)

Glaciar Perito Moreno 4
Paredões
Floresta próxima ao refúgio da Hielo y Aventura
Uma curiosa escultura na floresta
Glaciar Perito Moreno 5
Sempre acompanhando a caminhada
Chegamos ao refúgio e lanchamos os sanduíches com o café com leite que havíamos levado na garrafa térmica, curtindo o visual. Pouco tempo depois, o pessoal anuncia a partida do barco que fez a travessia de volta. O minitrekking nos dá um gostinho do que é caminhar no gelo e nos permite o contato mais direto com o Glaciar.

Terminou? nada disso. O ônibus ainda nos leva novamente às passarelas do Perito Moreno, desta vez para uma parada mais rápida – de cerca de 1 hora e daí retorna a El Calafate.

Glaciar Perito Moreno 6

(*) A Argentina4U concedeu descontos e cortesias para o blog nos passeios a partir de El Calafate

 Dicas e orientações


  • Leve seu lanche para o almoço. Não há venda de comida no refúgio.
  • Se possível, prefira usar botas. Entretanto, um bom tênis resolve.
  • Podem participar pessoas de 10 a 65 anos, sem restrições de mobilidade
  • Há outro passeio, com maior duração (3,5h no gelo) – o Big Ice – realizado no mesmo local.
  • Se só tiver um dia disponível para passeios em El Calafate, escolha o minitrekking. Combina um pouco de navegação, a caminhada no gelo e a visita às passarelas do Perito Moreno.

Outros posts da série


- Laguna Nimez–Santuário de aves em El Calafate
- Perito Moreno–Maravilha da Natureza na Patagônia Argentina
- Glaciares no Lago Argentino
- O início do Circuito W
- Torres del Paine
- Los Cuernos 

Um comentário:

  1. Oii Gostei muito do seu relato. Apesar de ter sido cortesia, vc lembra quanto custava esse passeio? Que outros passeios vc indica em El Calafate? Quanto tempo durou o passeio total (desde a saída do hotel até o retorno)?

    Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...