quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Águas de Riachão

                                                                       
                                                                            Post patrocinado(*)
Já fazia algum tempo que queríamos visitar Carolina e a região da Chapada das Mesas, no Maranhão. Neste último final de semana, aproveitando uma viagem a trabalho, conseguimos curtir algumas das belas atrações naturais da região.

Como chegar

A maioria dos visitantes chega à Carolina a partir de Imperatriz, a segunda maior cidade do Maranhão. Entretanto, devido a necessidades profissionais, acabamos fazendo o trajeto a partir de Araguaína, em Tocantins, o que se mostrou uma boa alternativa. Araguaína recebe vôos das companhias Azul, Sete e Passaredo. A partir de Araguaína, são 109 km, em aproximadamente 1,5h. A estrada apresenta muitos buracos e é preciso ter cautela ao volante.
Mapa Araguaína Carolina
Fonte: Google Maps, adaptado
Na divisa entre os estados de Tocantins e Maranhão, é necessário fazer a travessia por balsa no Rio Tocantins (R$ 15,25 para carros pequenos).

Entardecer no Rio Tocantins
Tivemos sorte e vimos um belo entardecer no Rio Tocantins

 

Encanto Azul

Na sexta-feira à noite, conversamos com o Agnaldo, da empresa Torre da Lua Ecoturismo, responsável por nos conduzir. Difícil tarefa escolher entre os vários atrativos disponíveis, a maioria dos quais demanda um dia inteiro, devido aos deslocamentos de carro. O tempo chuvoso deixou a decisão para o sábado, quando teríamos informações mais atualizadas sobre o estado das cachoeiras.

Na manhã seguinte, decidimos ir ao Encanto Azul e visitar as cachoeiras próximas. Embarcamos na camionete da Torre da Lua, juntamente com um simpático casal maranhense: a Luiza e o Gleick.

Trilha para o Encanto Azul - Riachão, MA
Em parte, é uma aventura offroad
Seguimos pela BR 230, na direção da cidade de Balsas e entramos à esquerda, no município de Riachão e daí, mais de 25 Km em estradas de barro até chegar à propriedade privada, com infra-estrutura de restaurante, próximo aos atrativos.

Reservamos o almoço – sem muitas opções e caro para o que é servido - e percorremos mais um trecho com a camionete. Mais uma caminhada de uns 400 metros e finalmente chegamos.

Trecho da trilha para o Encanto Azul - Riachão, MA
Trecho da caminhada
O nome faz juz ao local: águas transparentes, de um belíssimo azul, rodeadas de rochas e árvores. Perfeito para a prática do snorkeling, onde estamos sempre na companhia de pequenos peixes. É impossível resistir!

Logo na chegada, um grupo de meninos e meninas da região estava ansioso para começar a brincadeira de saltar das rochas. Pedimos um poquinho de paciência para fazer uma fotos antes que a água ficasse mais turva e daí liberamos a farra. Filmamos a brincadeira, o que rendeu belas tomadas subaquáticas (veja o vídeo mais adiante).

Transparência no Encanto Azul
Transparência
Mergulho no Encanto Azul - Riachão, MA
A brincadeira de pular no lago
Encanto Azul
Beleza pura!

Encanto Azul 3
Só relaxando

Não fosse pelos demais atrativos ainda por visitar, teria sido fácil permanecer ali o dia todo. Retornamos ao restaurante e almoçamos.

Assista o vídeo

Cachoeiras

Há muitas cachoeiras em todo o Pólo Turístico da Chapada das Mesas. Nosso guia nos falou que é algo em torno de 100! Então, já era hora de começar a conhecê-las. A entrada para as trilhas fica próxima ao restaurante. É cobrada uma taxa de R$ 15,00 por pessoa e o acesso é facilitado por meio de passarelas de madeira.

Passamos pelas pequenas Cachoeiras de Santa Paula e do Moreno e seguimos para a Cachoeira de Santa Bárbara, que é a mais alta da região, com 75 metros. A força da queda gera uma névoa contínua e é bom ter cuidado com equipamentos eletrônicos. As passarelas de madeira também ficam escorregadias.

Cachoeira Santa Paula
Cachoeira de Santa Paula
Cachoeira do Moreno, Riachão - MA
Banho na Cachoeira do Moreno
Cachoeira de Santa Bárbara 3
A impressionante Cachoeira Santa Bárbara
Cachoeira Santa Bárbara
Névoas
Cachoeira de Santa Bárbara

Passamos um tempinho por lá, apanhamos as coisas que havíamos deixado fora do alcance da névoa e fomos ao que seria o Poço Azul. O azul virou marrom, devido ao volume de chuvas nesta época. Em compensação, a Cachoeira D. Luiza é mais uma beleza natural a ser apreciada.

Cachoeira de Dona Luiza - Riachão, MA
Cachoeira D. Luiza
Na parte alta da Cachoeira de D. Luiza - Riachão, MA
Grupo na parte intermediária da Cachoeira D. Luiza
Vista lateral da cachoeira de D. Luzia, Riachão - MA
cachoeira D. Luiza
Verde


 O que levar?

  • Repelente. Mutucas são comuns
  • Protetor solar
  • Máscara de mergulho e Snorkel. Podem ser alugados com a Torre da Lua
  • Roupas de banho
  • Sandália tipo Papete ou tênis que possa ser molhado – as caminhadas não são longas

Onde ficamos

Durante nossa estadia em Carolina, ficamos hospedados na Pousada dos Candeeiros. Instalada em um Casarão do Século XIX, é praticamente um museu, dada a quantidade de peças de época nos vários ambientes. Mobília, quadros antigos, candeeiros (é claro!), baús, relógios e vários objetos trazem aquele ar aconchegante e informal. Há uma pequena piscina disponível e o café da manhã traz as delícias regionais.
Fachada Pousada dos Candeeiros, Carolina - MA
Fachada
Sala na Pousada dos Candeeiros
Na sala
Área do Café da Manhã Pousada dos Candeeiros, Carolina - MA
Área do café da manhã
Pousada dos Candeeiros, Carolina - MA 2

Pousada dos Candeeiros, Carolina - MA

Quarto Pousada dos Candeeiros, Carolina - MA
Um dos quartos
Como muitos edifícios em Carolina, a Pousada tem uma história a contar. Já foi, entre outras coisas, entreposto comercial:

História - Pousada dos Candeeiros, Carolina - MA

Av. Getúlio Vargas, 1167 - Centro, Carolina, MA
reservas@pousadadoscandeeiros.com.br
(99) 3531 2243/9127 1991/3524 6280
http://www.pousadadoscandeeiros.com.br/

(*) A Torre da Lua e a Pousada dos Candeeiros concederam descontos para o blog nos passeios e hospedagem.

3 comentários:

  1. Muito bom ter encontrado esse site aqui, infelizmente não conheci o encanto azul, mais um motivo pra voltar nesse lugar maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Bom eu queria saber como chegar ao poço azul, e aqui encontrei tudo detalhado. Boa descrição. Obrigado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...