segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Los Cuernos

Los Cuernos - Circuito W 2
Los Cuernos del Paine
Los o quê? É isso mesmo: Los Cuernos (Os Cornos). Não, não mudamos de foco. A palavra é utilizada com tanta freqüência para rotular os traídos, que esquecemos que uma das acepções da palavra é: “Cada um dos dois apêndices ósseos presentes na parte superior da cabeça de muitos animais ungulados”. Feita essa explicação inicial, cumpre completá-la com a informação: trata-se de uma bela formação rochosa no Circuito W, pertencente ao Macico del Paine.

Nosso 3º dia no Circuito W foi mais simples, mas nos permitiu vislumbrar várias e belas paisagens. Saímos do Acampamento Chileno por volta das 09:00 para cumprir o percurso de cerca de 16,5 Km e chegar ao coração do Circuito W.
A caminho para Los Cuernos 4
A caminho. Lá embaixo, o Lago Nordenskjöld
Durante todo o percurso, temos a presença do lago Nordenskjöld à esquerda. O lago, com cerca de 28 Km², foi assim batizado em homenagem a Otto Nordenskjöld, geólogo sueco-finlandês que estudou a Patagônia nos anos 1890.

Notro e Lago Nordenskjöld 2
Cerro, Lago e as flores do Notro
Lanchando com o visual do Lago Nordenskjöld
Parada para lanche #Comvisual
A caminho para Los Cuernos A caminho para Los Cuernos 3

O percurso começa na descida, voltando parcialmente pelo caminho percorrido no dia anterior, no Vale do Rio Ascencio. Em pouco tempo, chegamos a um atalho que nos faz tomar à direita para ir a Los Cuernos. Caminhamos sem pressa, com muitas paradas para fotografia. O caminho alterna subidas e descidas e a todo momento vamos cruzando com caminhantes que também estão indo ou fazendo o Circuito no caminho inverso.

Água corrente
Cruzamos vários riachos. Pausas para abastecimento e fotos
Ponte a caminho de Los Cuernos

Chegando à área do refúgio, logo fizemos uma tentativa de upgrade para as cabanas, já que havíamos tentado reservá-la desde o Brasil e não havia vagas. Para nossa sorte, havia uma desistência e conseguimos um dos chalés, pagando a diferença de tarifa. O Pisco Sour de boas vindas também teve gosto de comemoração.

Cachoeiro ao lado das Cabanas em Los Cuernos
Cachoeira ao lado das Cabanas
Cabanas em Los Cuernos
Visão das Cabanas. A seta mostra onde nos hospedamos
Cabanas em Los Cuernos 2
Cabanas com suas simpáticas varandas, todas voltadas para o Lago Nordenskjöld

Cabanas em Los Cuernos 3

ofu2

A área das cabanas disponibiliza um ofurô ao ar livre. Fomos testar e, no primeiro momento foi impossível: a água estava muito, muito quente. Esperamos uma das funcionárias desligar o aquecimento e depois, com cuidado, pudemos entrar. Passamos pouco tempo lá, enquanto trocávamos algumas palavras com uma caminhante da Malásia, outra de Singapura e outra dos Estados Unidos.

Durante o jantar, um bom exemplo de cortesia. Como a área de alimentação é relativamente pequena, o jantar é programado por faixa de horário. Nós tínhamos o voucher para 19:00, mas chegando lá, tudo estava lotado. O atendente nos perguntou se podíamos esperar até às 20:00. Ora, não há nenhum problema em esperar um pouco mais. Não tínhamos nada a fazer, senão ficar conversando e admirando as belas paisagens. Mesmo assim, nos foi oferecida mais uma rodada de Pisco Sour, em função do atraso. Para mim, isso significa hospitalidade!!

Esperando o jantar
Papo durante a espera, com a cortesia do Pisco Sour
Depois do jantar, aproveitando que o sol só se põe tarde, voltamos para a Cabana, acendemos a lareira e ficamos, da varanda, clicando o visual à frente.

Entardecer cabana em Los Cuernos Circuito W

O Refúgio Los Cuernos

Na área de alojamentos coletivos, o refúgio tem capacidade para 32 pessoas em quartos equipados com treliches. No camping, é possível acomodar 50 barracas e, por fim, 8 chalés para quem quiser e pagar pelo up grade (procure reservar com antecedência).
Camping
Alguém arrumando suas coisas para a barraca. Observem o tablado de madeira sobre o qual a barraca fica montada
Área de apoio ao campingo em Los Cuernos
Área de apoio aos campistas
Quem conseguir o up grade terá mais conforto e privacidade, além de uma área de banheiros exclusiva:

Interior das Cabanas em Los Cuernos
Interior das Cabanas
Los Cuernos Amenidades
O mascote Mango e as amenidades oferecidas