quinta-feira, 20 de março de 2014

Laguna Torre e Glaciar Grande

Laguna Torre e Glaciar Grande, El Chaltén 3Em nossa terceira etapa na Patagônia – a primeira foi em El Calafate e a segunda no Circuito W, em Torres Del Paine – tivemos o privilégio de fazer algumas belíssimas trilhas em El Chaltén, Argentina.

Na continuação de nossa viagem, voltamos de Puerto Natales para El Calafate e daí tomamos um ônibus para El Chaltén. Saímos às 18:30 e o trajeto de 215 Km nos tomou 3 horas.

Para saudar nossa chegada e nos encher de esperança por um tempo sem chuvas, um belo entardecer e a visão das montanhas:
Entardecer na chegada a El Chaltén
Um belo entardecer às 21:00
Chegada a El Chaltén
Visão das montanhas na chegada
Conseguimos um táxi na estação rodoviária e seguimos para a Pousada Kalenshen. Tudo em El Chaltén é perto e dá para ir à pé, desde que não esteja carregado com suas malas. Depois de muita estrada, jantar, um bom banho e descansar era tudo que queríamos para recuperar as energias e encarar a trilha no dia seguinte.

Laguna Torre e Glaciar Grande

A trilha para a Laguna Torre, saindo de El Chaltén, tem 11 Km de percurso (ida), onde o desnível total é de 250m. O caminho alterna alguns trechos de vegetação mais baixa, com os conhecidos bosques de lengas, que foram nossa companhia em todas as trilhas na Patagônia.

Caminho para a Laguna Torre 3
A caminho...
Zona com Huemules, El Chaltén
O Huemul é o cervo andino, com risco de extinção e a placa alerta para a proibição de entrar com cachorros
Sinalização no Caminho para a Laguna Torre
Uma das sinalizações do caminho
Monumento al caminante distraido
Aqui o fogo também fez estragos e a Administração do parque criou esse "monumento"
Banheiro na trilha para Laguna Torre, El Chaltén
Nesta trilha tinha até um banheiro

Caminho para a Laguna Torre
Lillian, Helder e Rosana percorrendo um belo bosque de lengas
Paramos no Mirador del Cerro Torre, onde é possível ter uma bela visão da cadeia de montanhas. Bom lugar para descansar um pouco, fazer fotos e observar o caminho que há pela frente. Pena que as nuvens não permitiram uma visão completa:

Mirador do Cerro Torre, El Chaltén

Ao final de 3 horas e 40 minutos de caminhada, chegamos à Laguna Torre, com o Glaciar Grande bem à frente. Uma fantástica visão !!

Laguna Torre e Glaciar Grande, El Chaltén
Laguna Torre e Glaciar Grande ao fundo. Note pequenos icerbergs na margem direita.

Ave de rapina, Laguna Torre El Chaltén
Companhia "mal acostumada" em comer os restos de alimentos deixados pelos caminhantes
Ave de rapina, Laguna Torre El Chaltén 2
Posando
Laguna Torre , El Chaltén
Laguna Torre, vista do caminho para o Mirador Maestri
Paramos para descansar e comer nossos lanches. Preparei a GoPro para fazer um Time Lapse e a deixei sob os cuidados de Rosana e Lillian, enquanto eu tomei o rumo do Mirador Maestri, localizado à direita do Glaciar Grande. Helder já havia partido antes e o alcancei junto à placa que marca o local.

Da Laguna até o Mirador, gastamos cerca de 1 hora, subindo constantemente – o desnível em relação à Laguna é de 50 metros. Cansa, mas vale a pena. Conseguimos belas visões do Glaciar Grande:
Laguna Torre e Glaciar Grande, El Chaltén 2
Glaciar Grande, a partir do Mirador Maestri
Glaciar, El Chaltén, Argentina 2

El Chaltén

Vista da cidade de El Chaltén, Argentina
A pequena cidade de El Chaltén
É denominada a Capital Nacional do Trekking, em razão de suas inúmeras trilhas já demarcadas. Localizada no extremo norte do Parque Nacional de Los Glaciares, El Chaltén foi fundada em 1985 na confluência dos rios De las Vueltas e Fitz Roy, como medida geopolítica relacionada às disputas territoriais com o Chile na zona do Lago Del Desierto e do Gelo Continental Sul.

El Chaltén é um ponto de apoio importante para escalada de inúmeras vias no Monte Fitz Roy (3375m), Cerro Torre (3128m), Agulha Mermoz (2732m), Peincenot (3002m), Agulha Guillaumet (2579m), entre outros.Também há opções de mountain bike, cavalgada, bouldering, pesca esportiva e cursos de escalada.

Entrada da cidade de El Chaltén, Argentina
Entrada da cidade
Vista da cidade de El Chaltén, Argentina 2
El Chaltén
A cidade dispõe de uma boa infra-estrutura de hotéis, pousadas e albergues, além de vários restaurantes, pizzarias e lanchonetes. E, como vive praticamente em função do turismo de aventura, também encontramos lojas de material esportivo.

Dicas e orientações

• As trilhas são bem demarcadas e podem ser realizadas sem guias. Na estação rodoviária há um posto de informações onde pode-se obter mapas e informações sobre as trilhas.
  • Observe a distância, a estimativa de tempo de caminhada e as perspectivas de chuva.
  • A bagagem que não será usada no trekking pode ser deixada onde você está hospedado.
  • Leve lanches e água para o percurso. Não se esqueça do protetor solar.
  • Há internet disponível em vários locais em El Chaltén. Contudo, o sinal não costuma ser forte.
  • Próximo à Laguna Torre, há uma área de camping: o De Agostini

Seja o primeiro a comentar!