quarta-feira, 26 de março de 2014

Loma del Pliegue Tumbado – o esforço vale a pena



Nosso segundo desafio em El Chaltén foi vencer os 24 Km (ida e volta) e um bomIMG_0158 desnível. A recompensa? belíssima visões da Laguna Torre, Glaciar Grande, Cerro Torre, Cerro Solo e Fitz Roy.

Uma grande vantagem dos dias longos no verão é ter mais flexibilidade nos horários de saída. Tomamos café e partimos, então, por volta das 09:30  para chamada Loma del Pliegue Tumbado, que começa junto ao Centro de Visitantes, uma simpática construção próxima ao Rio Fitz Roy, na entrada da cidade.

Antes de começar o relato, vale uma dica: reserve  um tempo para visitar o Centro de Visitantes com calma. Além dos funcionários que dão dicas sobre distâncias, tempo de percurso, clima, etc. há muitas informações em painéis. Percebe-se que há preocupação em fornecer suporte ao turista. Melhor informação significa menos problemas nas trilhas.

Centro de visitantes em El Chaltén
Centro de Visitantes em El Chaltén
Centro de visitantes em El Chaltén 2
Maquete da região
Centro de visitantes em El Chaltén 3
Muitas informações interessantes

A trilha

Saíndo do Centro de Visitantes, é necessário seguir o caminho indicado pelas placas, em uma subida constante. Logo no início e ao final, as inclinações são mais pronunciadas.

Início da Trilha do Pliegue Tumbado.
Subida. Sempre ! Lá embaixo, a cidade de El Chaltén
O caminho não é tecnicamente complicado, mas exige resistência. Em compensação, 0 visual dos campos, bosques e montanhas nos incentivam a superar o cansaço. Há sempre a expectativa de chegar ao objetivo e isso vai nos animando.


2013-12-12 16.14.47
No primeiro trecho, campos e bosques
Flores que fazem um verdadeiro tapete. Difícil ficar só no olhar. Já sacamos as máquinas e tentamos captar um pouco desta beleza.

IMG_0178

À medida que chegamos às partes mais altas, a vegetação vai dando lugar ao terreno pedregoso. Mudam os cenários, mas a Patagônia continua a surpreender


Trilha do Pliegue Tumbado, El Chaltén
Haviam pedras no meio do caminho
Trilha do Pliegue Tumbado, El Chaltén 2
Quase lá !
DCIM\100GOPRO
Cansou? basta olhar para frente !
Então, vencida a primeira elevação de rochas soltas – há outra mais acima, que optamos por não subir – vem o prêmio pela persistência:

IMG_0208-3
Precisa de legendas?
Lá embaixo, a Laguna Torre e o Glaciar Grande, que havíamos visitado no dia anterior (veja o relato), com as montanhas a compor um cenário espetacular. Mas, a Patagônia sempre cobra algum preço para quem se dispõe a conhecê-la, e os ventos fortes fizeram a sensação térmica ir lá prá baixo. Apesar do casaco e anorak, foi um desafio lanchar e fotografar. A solução veio de uma pequena parede de pedras, construída por alguém que deve ter sentido a mesma dificuldade. Fizemos as fotos e fomos comer um pouco mais abrigados.


Proteção contra os fortes ventos na Patagônia
Abrigo sob medida
Trilha do Pliegue Tumbado.
A parte mais alta da trilha tinha neve e acreditem: havia pessoas esquiando lá!

 

O resgate

A volta não prometia nenhuma novidade, visto que o retorno se dá pelo mesmo caminho de ida. Para facilitar a vida, agora era só descida e fomos um pouco mais rápidos.

Entretanto, quando faltava cerca de 30 minutos para chegar à cidade, avistamos um grupo mais abaixo. Como já passavam das 17:00, nos perguntamos o que faziam no início da trilha àquela hora.

Ao chegar mais perto, vimos do que se tratava. Um senhor, que fazia parte de um grupo que estava descendo, teve um problema na perna (torceu ou quebrou) e jazia sentado com muita dor, impossibilitado de continuar. A turma que subia era justamente a equipe de resgate do Parque.

De imediato montaram a prancha de transporte em alumínio, posicionaram e imobilizaram a a vítima e começaram a descê-la. A cada 4 minutos, havia o revezamento das duas pessoas que faziam o transporte, encaixando as alças da prancha nos ombros. A substituição de quem carrega é importante por que o cansaço pode causar a derrubada da prancha e um acidente ainda maior.

Resgate na trilha do Pliegue Tumbado, El Chaltén
Equipe preparando a maca
Resgate na trilha do Pliegue Tumbado, El Chaltén 2
Início do resgate
Pudemos ver a eficácia do processo em equipe com uma boa liderança e acabei participando em um dos revezamentos. Na chegada, uma ambulância já o esperava para levá-lo ao hospital.


Dicas e orientações

  • O termo pliegue significa um tipo de deformação de rochas, geralmente sedimentárias, que geram estruturas curvadas, mais ou menos paralelas entre si. Se tiver curiosidade, veja mais detalhes neste link.
  • Não custa lembrar: use sempre o protetor solar
  • Um bom casaco e anorak são importantes.
  • Há quem prefira não usar, mas nós não dispensamos os bastões de caminhada numa trilha como esta (saiba mais sobre este equipamento neste Link)
  • Há poucas fontes de água nesta trilha. Não deixe de levar pelo menos 1 litro por pessoa.
  • Ao todo, são 8 horas de caminhada. Leve um bom lanche.

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...