quarta-feira, 30 de abril de 2014

Livro “Da minha terra à terra”, de Sebastião Salgado


O que acontece quando alguém que faz da fotografia sua linguagem resolve escreverSebastião Salgado - Da minha terra à terra uma espécie de auto-biografia? e quando esse alguém é o mundialmente famoso Sebastião Salgado? De minha parte, o efeito é a curiosidade e a compra imediata do livro para descobrir.

A narrativa flui ao longo dos capítulos curtos e me revelou um bocado sobre a trajetória deste fotógrafo que prioriza as fotos em preto, branco e cinzas.
Não sabia de sua militância política. Embora discorde frontalmente de várias de suas afirmações sobre o atual governo, pude compreender porque sua percepção social tanto influenciou seus trabalhos.

Mas, é claro, me interessei muito mais pelas questões que envolvem sua vida. Sim, porque ele mesmo afirma: "Minha fotografia não é militância, não é uma profissão. É minha vida”.
Além do relato sobre como mudou sua vida, de economista para fotógrafo e de sua parceria com a esposa Lélia, ficamos conhecendo mais detalhes sobre seus projetos fotográficos: Outras Américas, Trabalhadores, Êxodos, Gênesis.

Sua narrativa revela os desafios que encara para concretizar seus projetos de longo prazo. Sim, em tempos onde a rapidez impera e acaba influenciando tudo o que fazemos, incluindo os registros fotográficos, Salgado alerta: “Quem não gosta de esperar, não pode ser fotógrafo. […] Na maioria dos casos, não há como acelerar os fatos. É preciso descobrir o prazer da paciência” .

E quantas aventuras! caminhou 55 dias por 850 quilômetros em trilhas nas montanhas para realizar uma reportagem sobre as montanhas da Etiópia em 2008; passou quase 2 meses com a tribo zo’é na amazônia; conviveu com o povo nenetse na Sibéria, em temperaturas entre –30ºC e -40ºC. Inspirador !

Da Minha Terra à Terra
Sebastião Salgado, com Isabelle Francq
Editora Paralela, 2014. 152 páginas

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...