sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Os incríveis tons de azul de Cayo Largo


Playa Paraíso, Cayo Largo
Playa Paraíso
O circuito de bike por Cuba só começaria no dia 19 de julho, mas resolvemos antecipar nossa ida, com o objetivo de aproveitar mais um pouco da ilha e comemorar nossos 25 anos de casamento. No dia seguinte à chegada em Havana (após uma rápida estadia no Hard Rock Panamá), fomos conhecer a maravilhosa Cayo Largo.
Nosso pacote incluía o transfer (ida e volta) entre o hotel onde estávamos hospedados e o o aeroporto, a hospedagem em resort all inclusive, e o trecho aéreo Havana - Cayo Largo - Havana.

O transfer passou às 04:15 da manhã, foi apanhando passageiros em outros hotéis e logo chegamos ao pequeno Aeroporto de Baracoa, de uso civil e militar.



Embarcamos em um bimotor da AeroGaviota Airlines, operada pelo Ministério da Defesa de Cuba. Neste modelo de avião, não havia bagageiros na cabine e, literalmente o que você leva consigo é bagagem de mão. O avião taxiou, demorou um tempo e deu meia volta, com o piloto anunciando que havia problemas operacionais. Até aí, tudo bem. Não é raro que isso aconteça em qualquer companhia. O que gerou gritos a bordo foi o fato da porta traseira - sim, embarcamos pela cauda, à semelhança de um avião de transporte de tropas – ter sido aberta durante o retorno do avião à área de embarque. Acredito que alguns passageiros desatentos achavam que íamos decolar assim. No final, todos riram.

Esperamos pouco menos de uma hora e finalmente o avião decolou para o vôo de 35 minutos até Cayo Largo.

Mapa
Fonte: Google Earth, adaptado

Playa Paraíso

Após realizarmos o check-in, deixamos as coisas no quarto e seguimos à pé para a Praia Paraíso, distante cerca de 8 Km do resort. Salvo por alguns poucos caminhantes, o trecho é praticamente deserto, o que nos permite aquela sensação de contato íntimo com a natureza.

Cayo Largo, Cuba
Azuis
Areias brancas, um mar com azul maravilhoso e águas transparentes. Não fosse o calor muito, muito forte, seria um local ideal para passar horas e horas. As aves marinhas, em especial as gaivotas, dão seu show à parte. Fotos de Rosana Soares:

Gaivota em cayo Largo, Cuba
"Quer parar de me fotografar ?!"
Gaivota em cayo Largo, Cuba (3)
Sentinelas
Gaivota em cayo Largo, Cuba (2)
Acrobacias
Cayo Largo, Playa Paraiso
Rasante nas ondas

Algumas ficavam dando rasantes em nós, provavelmente protegendo as áreas de nidifcação próximas. No vídeo abaixo, um flagrante destes ataques que também incluíram um “bombardeio” de excrementos.

Em Playa Paraíso, há uma estrutura mínima com algumas palhoças e um pequeno bar, onde se pode comprar cervejas e drinques. Ficamos curtindo nossa primeira experiência nos mares do Caribe.

IMG_4363
Playa Paraíso
DCIM\100GOPRO

DCIM\100GOPRO

DCIM\100GOPRO
Playa Paraíso
 Se não quiser caminhar até a Playa Paraíso, utilize o serviço gratuito de transporte. Há um trenzinho que sai e retorna ao hotel em horários definidos. Devido ao sol intenso, utilizamos ele na volta.

Trem utilizado em Cayo Largo

 

Vídeo

Curtindo Cayo Largo

Agradecemos à nossa amiga Cristiane Macedo, pela dica e pelo apoio :)

Dicas e orientações

  • A franquia de peso para transporte no vôo é de 20 Kg. Se você estiver com uma bagagem maior (no nosso caso eram as bikes e roupas para o cicloturismo), verifique se é possível deixá-las no hotel em Havana, para apanhá-las no retorno.
  • Cayo é a denominação dada a pequenas ilhas, caracterizadas por serem rasas e arenosas.
  • O que levar? roupas leves, muito protetor solar, óculos escuros, repelente de insetos, chapéu ou boné e bons cartões de memória para muitas e muitas fotos.
  • Informe-se de todas as regras e opções do resort, para aproveitá-lo bem. Há horários definidos para algumas atividades e alguns restaurantes devem ser reservados previamente.
  • O pacote de turismo pode ser adquirido junto à Cuba Tur

2 comentários:

  1. Incrível a viagem, morro de vontade de conhecer Cuba! Se puder colocar uma noção de custos nos próximos posts, será ótimo para quem também pretende fazer uma viagem do tipo. Parabéns pelo post e pela aventura, que parece ter sido sensacional! :)

    ResponderExcluir
  2. Quanto foi esse pacote para Cayo Largo, quantos dias vocês ficaram lá e em qual hotel se hospedaram? Estamos fazendo exatamente esta pesquisa e tendo muita dificuldade de conseguir comprar passagens pela internet. Será que é possível reservar esse pacote com a Cuba Tur por email e pagar lá? Adorei seu relato! Abs, Izabel.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...