sexta-feira, 13 de março de 2015

Pedal das lagoas


Mais um ótimo pedal com a turma do Rapadura Biker. No sábado passado, foi a vez de seguir pelos caminhos que levam a algumas das lagoas do município de Nísia Floresta.

Saímos às 06:00 da Rota do Sol, em frente ao Estádio Frasqueirão. Sair cedo, apesar do sono, é uma boa estratégia para evitar um pouco do calor. Prosseguimos no sentido de Pium, cruzando com alguns corredores madrugadores, que vinham no acostamento, pela contramão. Alertando os ciclistas que vinham atrás, sempre cuidamos para que não ocorresse nenhum acidente.

Pedal das Lagoas
1a. pausa para agrupar e hidratar
Entramos à direita, antes da Feirinha de Pium e seguimos por mais um trecho de asfalto até encontrar a estrada de barro que segue para a Lagoa Azul. A partir daí, pedalamos por muito tempo em piso de barro e areia. Por sorte, as chuvas que caíram nos dias anteriores compactaram o solo, facilitando a progressão na maior parte do caminho. Em alguns trechos, entretanto, foi inevitável descer da bike e seguir empurrando pela areia fofa.

Lagoa Azul
Lagoa Azul
Trecho de areia
Cláudia e Rosana encaram trecho de areia
No caminho até a Lagoa Redonda predominam a vegetação nativa (verde por causa das chuvas) e pequenas granjas e sítios. Raras motocicletas passam por nós e temos aquele “cheiro de mato” para nos acompanhar.

Pedalando nas estradas de barro
Muita vegetação
Embuá ou gongolo
Procurando não atropelar os inúmeros embuás que atravessavam as trilhas
Flores no caminho 1
Detalhes do caminho
Orelhas-de-pau
Orelhas-de-pau
Tunel de vegetação
Um belo "túnel" de vegetação
Após quase 27 Km, paramos no sítio de Neide e Kuka, dois participantes do Rapadura Biker, que nos acolheram com um ótimo café da manhã para recuperar as energias. Boa conversa e risadas temperaram o descanso, antes de tomar o rumo da volta.

Conversa e diversão no café da manhã - Lagoa Redonda
Seu Kuka animando a conversa
Café da manhã
Cuscuz, ovos, salsicha, café, suco de manga. Quer mais?
Mangabas - Lagoa Redonda
Sim, tem mais: suco de mangaba
Panorâmica da Lagoa Redonda
Panorâmica da Lagoa Redonda (clique para ver em tamanho ampliado)
Rapaduras no sítio de Neide e Kuka
Turma reunida, antes de voltar a Natal
Kit verdura e prestobarba
Kit Verduras e aparelhos de barbear


Seguimos margeando a Lagoa do Bonfim, a maior lagoa natural do Rio Grande do Norte, que abastece vários municípios, através da Adutora Monsenhor Expedito.

Fizemos uma parada em uma barraca que vendia água de coco, jacas (R$ 5,00, independente do tamanho) e, se o cliente precisar, “kits verdura” e aparelhos de barbear.

O proprietário atende pelo apelido de “cabelo”. Consumimos vários cocos e abastecemos as garrafinhas de água, mas deixamos para fazer a barba em casa Alegre
Barraca do Cabelo
Barraca do Cabelo
Paisagem de interior
Paisagem de interior
Voltamos para o asfalto e, pouco depois, chegamos à BR-101, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal. O sol deixou a “canja” de ficar por trás das nuvens e exigiu persistência para vencer os 22 Km restantes até chegar em Natal.

Ao todo, foram 63 Km de um excelente pedal. Até a próxima !

Mapa do percurso
Mapa do percurso.

Vídeo

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...