quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Análise de risco para o Turismo de Aventura


Recentemente participei de um ótimo curso, onde o instrutor Ricardo Shamá abordou uma ferramenta jáBorboleta utilizada na área empresarial para análise de riscos: a análise Bow Tie. O nome provém do formato que o desenho assume, semelhante a uma gravata borboleta.

Embora a origem exata desta metodologia não seja totalmente conhecida, esta análise foi aperfeiçoada pelo Grupo Shell, após o desastre com a plataforma de petróleo Piper Alpha, no Mar do Norte, ocorrido em 1988, matando 167 pessoas.

Trata-se de um mapa conceitual, onde são representados os elementos envolvidos na análise de risco de um evento indesejável. De um lado, são tratadas as ameaças e barreiras que poderiam evitar o evento e, de outro, as conseqüências do evento e as medidas que poderiam minimizá-las.
De imediato, pensei na possibilidade de aplicá-la para o Turismo de Aventura, onde uma de suas características, por definição, é a aceitação de riscos (NBR ISO 22101). De fato, a análise de riscos é um elemento central para gerenciar os riscos e é necessário uma metodologia adequada para que resulte correta.

Para explicar como funciona esta metodologia, montei um exemplo simplificado, considerando um evento potencialmente presente em muitas atividades de aventura: a picada ou contato com animais peçonhentos e venenosos.

O primeiro passo, é identificar as ameaças que podem contribuir para que o evento ocorra. Desenhamos estas ameaças do lado esquerdo. Em seguida, as possíveis conseqüências que serão desencadeadas caso o evento se torne realidade.

Análise Bow Tie 1

Para cada ameaça, identificamos as barreiras que podem reduzir a probabilidade da ameaça gerar o evento:

Análise Bow Tie 2

Caso se queira aprofundar a análise, pode-se identificar os fatores que poderiam reduzir a eficácia das barreiras e as barreiras secundárias:

Análise Bow Tie 3

No outro lado do diagrama, é realizada uma abordagem similar para lidar com as conseqüências:

Análise Bow Tie 4

O resultado é um diagrama com muitas informações, logicamente ordenadas, que pode orientar o planejamento para gerenciamento de riscos em uma atividade de aventura, de forma sistemática:

Análise Bow Tie 5

Observações

  • É importante que uma equipe multidisciplinar esteja envolvida na análise de riscos. Além do conhecimento específico que cada um pode agregar, é preciso considerar que as percepções de risco variam de pessoa para pessoa.
  • Um passo adicional, que orienta as decisões sobre as prioridades a serem adotadas na implementação de controles é a avaliação das probabilidades das conseqüências e o grau de eficácia das barreiras.
  • No exemplo simplificado acima, a ênfase foi no planejamento de ações de controle, mas a análise Bow Tie pode ser utilizada (como originalmente concebida) para investigar acidentes.
  • Um benefício adicional é a documentação da análise, que pode e deve ser revista periodicamente, para assegurar que eventuais mudanças no ambiente, método, equipamentos, etc. sejam incorporadas na gestão de riscos.

5 comentários:

  1. Ótimo o artigo e as dicas! Em abril farei uma viagem, que eu considero turismo de aventura: Peru. Alguém pode me indicar um bom seguro viagem? Bjs, Maya.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Obrigado pelos comentários, Maya.
      Há várias opções de seguro de viagem, com prós e contras. Não saberia indicar nenhum em especial.
      Abraço,
      Jodrian

      Excluir
  2. Mto útil esta análise! Gostei. Respondendo à pergunta da Maya, indico este seguro: www.touristcard.com.br Eles tem um plano p/ viagens de aventura. Contratei uma vez e me atendeu bem. Se eu ñ me engano, é esse o nome do plano: Travel Sport Abç, João Pedro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelos comentários e pelo complemento à questão da Maya.
      Abraço,
      Jodrian

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...