terça-feira, 26 de março de 2019

Caminho de Santiago – Leon-Compostela 02



Com a perspectiva de caminhar  menos e retomar o planejamento, acordamos um pouco mais tarde

Foto de Marcos Costa
para tomar o café da manhã no hotel e partir para o 2º dia de caminhada até a cidade de Santa Catalina de Somoza. Mochilas nas costas, credenciais carimbadas, pés sentindo o esforço do dia
anterior e toca prá frente.

Antes, contudo, paramos para visitar a famosa Puente del Paso Honroso, que cruza o rio Órbigo, no estilo das pontes romanas (*), de modo que, efetivamente, só iniciamos prá valer por volta das 09:00.

Saímos da cidade e logo começam os trechos rurais com áreas sendo preparadas para o cultivo. O corpo vai vencendo a inércia matinal e logo o ritmo de cada um vai sendo alcançado.

Igreja de São João Batista, em Hospital de Órbigo

E o quarto Beatle? ....tirava a foto, claro.

As paisagens pareciam ser promissores, com muitos campos e um dia claro, sem sinais de chuva.

Campos sendo preparados para cultivo
Na cidade com o nome complicado de Santibáñez de Valdeiglesias, paramos em um albergue paroquial que anunciava a venda de lanches. Pedimos quatro bocadillos (sanduiches) que saíram no capricho, com presunto, queijo, tomates e creme de queijo. Sem dúvida os melhores que comemos em todo o caminho. O senhor responsável é casado com uma brasileira e depois de um papo cordial ainda nos deu de presente uma bolinhos tradicionais chamados de mantecadas.


Checar os pés periodicamente é imprescindível.
Rolos e mais rolos de feno
Marcos seguindo na frente

Os sacos brancos pendurados nas mochilas eram os lanches.

Paisagens rurais e pequenos bosques nos acompanharam na maior parte do tempo e resolvemos sentar para consumir os deliciosos (e enormes) sanduíches, numa espécie de picnic improvisado, mais uma vez com as bebidas quentes providenciadas por Marcos e Rossana.

Haja fome, né Marcos?

Energias restabelecidas. Ordem e Progresso
Pouco depois deste ponto, o caminho começa a descer e já nos apresenta uma bonita vista da cidade de Astorga.

Rosana e Rossana em frente ao Cruzeiro de Santo Turíbio. Ao fundo, a Cidade de Astorga
Em Astorga, a principal cidade da região, paramos para carimbar as credenciais e conhecer (por fora) sua  magnífica catedral e o Palácio Episcopal, projetado por Gaudí e que abriga o Museo de los Caminos, dedicado ao Caminho de Santiago.

Segue o caminho !


Palácio Episcopal de Astorga

Catedral de Astorga. Foto de Marcos Costa
Detalhe da entrada. Foto de Rosana Soares
Saindo de Astorga, passamos pela pequena cidade de Murias de Rechivaldo. Como várias outras, quase totalmente deserta, o que me fazia lembrar da série The Wlaking Dead. Ok, não precisava lembrar de zumbis com o cansaço da viagem, mas que parecia, parecia.

Cidade deserta. Foto de Rosana Soares

A partir daí, uma subida lenta e constante, sem muitos atrativos, até nosso ponto de dormida - Santa Catalina de Somoza -  que alcançamos no início da noite. Mais uma vez, não programamos a hospedagem e tivemos sorte. Logo na entrada, da cidade a única opção aberta disponível - a pousada El Caminante - era bem razoável e lá ficamos.


Antes do jantar, eu e Rosana demos uma volta na pequena cidade para avaliar alguma alternativa de jantar, mas acabamos voltando para pousada e optamos pelo tradicional menu com entrada, prato principal, sobremesa e vinho.

Noite em Santa Catalina de Somoza. Quase nada aberto.

À noite tive uma surpresa desagradável, com uma forte irritação na garganta, que me prejudicou o sono e o rendimento no dia seguinte e me obrigou a usar antiinflamatórios que tínhamos levado.

(*) Pesquisando depois, descobri que Hospital de Órbigo é palco de celebrações anuais que relembram um famoso torneio de justas, ocorrido em 1434. Veja este vídeo -> Link

Percurso do dia:

29 Km em 10,5 h de caminhada:



Outros posts da série

4 comentários:

  1. Parabéns para nós, superamos o cansaço do primeiro dia e fomos felizes com a paisagem... bora em frente 🙏🏼🙏🏼🙏🏼

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...