sexta-feira, 4 de março de 2011

Princípios de sustentabilidade (NBR 15401)

Orientações na área de acampamento dos
Castelos do Açu - Travessia Petrópolis-Teresópolis
O Turismo de Aventura é, sem dúvida, um dos segmentos turísticos que mais interage com a natureza (afinal, isso está na essência das atividades desenvolvidas). Como tal pode causar impactos negativos que comprometem o meio ambiente e a própria atividade em si.

Felizmente há uma crescente conscientização de operadoras, comunidades e participantes sobre a necessidade de interagir de forma correta, de modo que as atividades de aventura sejam realizadas de modo sustentável.

A Norma NBR 15401 (Meios de hospedagem — Sistema de gestão da sustentabilidade — Requisitos), traz os princípios estabelecidos no Brasil pelo  Conselho Brasileiro para o Turismo Sustentável (CBTS), que constituem a referência nacional para o Turismo Sustentável:


Respeitar a legislação vigente
O turismo deve respeitar a legislação vigente em todos os níveis no país e as convenções internacionais de que o país é signatário.

Garantir os direitos das populações locais
O turismo deve buscar e promover mecanismos e ações de responsabilidade social, ambiental e de eqüidade econômica, inclusive a defesa dos direitos humanos e de uso da terra, mantendo ou ampliando, a médio e longo prazos, a dignidade dos trabalhadores e comunidades envolvidas.

Conservar o ambiente natural e sua biodiversidade
"Barraca-banheiro" durante a subida ao Monte
Roraima. Acrescenta-se um pouco de cal
e os dejetos voltam à civilização após a trilha
Em todas as fases de implantação e operação, o turismo deve adotar práticas de mínimo impacto sobre o ambiente natural, monitorando e mitigando efetivamente os impactos, de forma a contribuir para a manutenção das dinâmicas e processos naturais em seus aspectos paisagísticos, físicos e biológicos, considerando o contexto social e econômico existente.

Considerar o patrimônio cultural e valores locais
O turismo deve reconhecer e respeitar o patrimônio histórico-cultural das regiões e localidades receptoras e ser planejado, implementado e gerenciado em harmonia com as tradições e valores culturais, colaborando para seu desenvolvimento.

Estimular o desenvolvimento social e econômico dos destinos turísticos
O turismo deve contribuir para o fortalecimento das economias locais, a qualificação das pessoas, a geração crescente de trabalho, emprego e renda e fomento da capacidade local de desenvolver empreendimentos turísticos.

Garantir a qualidade dos produtos, processos e atitudes
O turismo deve avaliar a satisfação do turista e verificar a adoção de padrões de higiene, segurança, informação, educação ambiental e atendimento estabelecidos, documentados, divulgados e reconhecidos.

Estabelecer o planejamento e a gestão responsáveis
O turismo deve estabelecer procedimentos éticos de negócio, visando engajar a responsabilidade social, econômica e ambiental de todos os integrantes da atividade, incrementando o comprometimento do seu pessoal, fornecedores e turistas, em assuntos de sustentabilidade, desde a elaboração de sua missão, objetivos, estratégias, metas, planos e processos de gestão.

Para ver algumas idéias sobre como colocar estes princípios em prática, sugiro uma visita aos seguintes links:

http://www.pegaleve.org.br/ - Mínimo impacto em áreas naturais
http://www.brasilmergulho.com.br/port/artigos/2007/005.shtml - Práticas de mínimo impacto aplicadas ao mergulho recreativo, turístico e de lazer
http://www.ecobrasil.org.br/ - mediante um cadastro gratuito, disponibiliza alguns manuais associados ao tema sustentabilidade no turismo, desenvolvidos pelo Instituto de Hospitalidade

2 comentários:

  1. Ola Jodrian como vai? Primeiramente parabéns pela tema abordado! Precisamos incentivar as práticas sustentáveis.

    Gostaria de aproveitar e convidar você e seus leitores a conhecerem nosso portal www.ecohospedagem.com , que tem tudo haver com o tema de seu post! Nosso portal conta com dicas e informações de sustentabilidade para turistas e hoteleiros!

    Um abraço e parabéns novamente,

    Thiago Cagna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Thiago :)
      Vi o portal e achei bem interessante. Vou explorar o conteúdo de lá.
      Sustentabilidade foi o tema do Debate em Turismo de julho de 2012 e escrevemos outro post sobre isso: http://t.co/fR6Rzd2g
      Abraço
      Jodrian Freitas

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...