quarta-feira, 13 de abril de 2011

Destinos de Turismo de Aventura: Monte das Gameleiras- RN


Monte das Gameleiras - RN
Fonte: Wikipedia
Neste último final de semana (08 a 10/04/2011) fomos a Monte das Gameleiras - RN, pequeno município com altitude média de 500m e com 2.266 habitantes (Censo de 2010), na fronteira com o Parque Estadual da Pedra da Boca, em Araruna - PB.

Ficamos hospedados na Pousada Casa Grande (http://pousadapedragrandern.com.br/). Charmosa e aconchegante, com 12 chalés, já é um motivo suficiente para percorrer os cerca de 145 km de distância à Natal. Lá é possível curtir um belo visual com um clima ameno.

Rosana em um trecho
da trilha
Perto da Pousada há várias possibilidades de trilhas, mas que ainda não possuem fluxo regular e organizado de visitantes. No sábado, soubemos da existência de uma pequena imagem de santa (Nossa Senhora dos Milagres) ao pé da chamada "Pedra Grande" e rumamos para lá.

O caminho passa por dentro de uma propriedade particular, mas com passagem permitida pelo simpático Sr. Raimundo, agricultor já com seus 80 anos. O percurso pode ser cumprido em cerca de 2,5 h (ida e volta) e exige um pouco de preparo físico em função da declividade e do terreno acidentado. Há relatos que a trilha já foi utilizada por pessoas praticando motocross.

Pedra Grande - Potencial
para rapel e escaladas
Ao longo da descida é possível ver a Pedra Grande, que demonstra potencial para atividades de Rapel e Escalada - fica a dica e a vontade de explorar melhor estes aspectos.

Retornamos pelo mesmo caminho de ida, mas 2 caçadores que encontramos nos informaram que é possível contornar a Pedra Grande para subir pelo lado oposto.

Uma dica importante é usar calça e camisa comprida, para proteção contra as urtigas e mutucas que existem nos caminhos.

Nicho com a imagem de
Nossa Senhoras dos Milagres
Já no Domingo, fomos conhecer a Tirolesa Pedra da Onça, que existe na fazenda vizinha. O local é bacana, a idéia de explorar esta atividade é boa, mas a estrutura existente não está totalmente adequada às normas técnicas.

Para um desenvolvimento da atividade de forma mais segura, é necessário que os responsáveis façam os ajustes conforme a recente norma ABNT NBR 15508-1:2011 (Turismo de aventura — Parque de arvorismo), publicada em março de 2011 que traz especificações para a infra-estrutura.

2 comentários:

  1. É isso aí. Façam mesmo. O Rio Grande do Norte possui bons locais ainda pouco freqüentados no Turismo de Aventura

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...