sábado, 20 de agosto de 2011

Jantar no Hiram Bingham Orient Express

Ok, este blog é sobre Turismo de Aventura. Luxo e requinte, em princípio, não estão associados a atividades outdoor. Mas por que não combinar as duas coisas?


No final de outubro de 2009, fomos a Machu Pichhu e resolvemos voltar de Aguas Calientes no charmoso trem Hiram Bingham Orient Express. O nome do trem é uma homenagem ao arqueólogo que em, 1911 redescobriu o que havia sido a cidade sagrada dos incas - uma das maravilhas do mundo e Patrimônio Cultural da Humanidade.

Foi ao entardecer, com os olhos ainda brilhando com a incomparável beleza da cidade sagrada de Machu Picchu, que retornamos a Cuzco no trem de luxo, usufruindo do trecho com um ótimo jantar.



No Sanctuary Lodge
Antes do embarque, porém, tínhamos direito ao um chá da tarde no exclusivo Sanctuary Lodge - localizado ao lado das ruínas de Machu Picchu, o que requer nova subida à montanha, com ônibus incluído no pacote. Foi bacana, mas confesso que esperava mais, considerando o requinte do hotel.

El oro del sol se torna escarlata y em la palidez de los vagones de uno de los más hermosos trenes del mundo, uno entíende porque los incas adoraban a este astro.” A introdução do cardápio no Hiram Bingham resumia o que nos esperava.

1a. entrada
A viagem incluiu bebidas peruanas e drinks à vontade. Fomos recepcionados com Pisco Sour, um drinque feito à base de pisco, limão e clara de ovo, que é mania nacional. O pisco é uma aguardente destilada de uvas moscatel com elevado teor de açúcar, cultivadas nos vales irrigados do norte do Chile e também no Peru e há polêmicas sobre sua procedência - chilena ou peruana.

Após a recepção, os passageiros foram brindados no bar do trem, com música ao vivo, onde tomamos um vinho local (o Tacama chardonnay) com alguns salgados. Quando o serviço do jantar foi iniciado, retornamos à nossa mesa e fomos degustar o seguinte cardápio, acompanhado do vinho Tacama tinto:
2a. Entrada

1ª entrada: Purê de batatas com lascas de centolla acompanhado de salada de alcachofras com molho de salsa. Bem equilibrado e suave.

2ª entrada: Creme de abóbora com anis estrelado, ervas, croutons e bacons crocantes.

Prato principal 01: Medalhão de filé com molho de pisco, acompanhado de polenta com queijo e cogumelos. Excelente.

Prato principal 02: Filé de truta ao molho de pimenta rosa e azeite, acompanhada de ragoût de aspargos, milho e batata doce.
Prato Principal 01

Sobremesa: Brownie de pecan com sorvete de baunilha e calda de caramelo.

O atendimento ao longo do trajeto é muito bom e todos os pratos são muito bem preparados e apresentados. A decoração dos vagões é charmosa e confortável, remetendo à década de 1920.

Sentimos falta de uma maior harmonização com vinhos e cairia bem um vinho de sobremesa ao final. Nada que tirasse o brilho deste jantar a bordo, certamente um dos melhores momentos de nossa viagem ao Peru.

Prato Principal 02
A experiência nos remeteu a uma frase em quéchua, língua indígena ainda hoje falada por cerca de dez milhões de pessoas, que lemos em um restaurante de Aguas Calientes e diz “Allinta Puñui, Allinta Kawsai, Allinta Mijui” que significa algo como “Durma bem, viva bem, coma bem”


Outras informações: O trajeto tem duração de 3 horas e os passageiros devem pegar o trem partindo de Aguas Calientes (Cidade de acesso à Machu Picchu) com destino a Cuzco, considerada a Capital Histórica do Peru.


Sobremesa

Para saber mais:
http://www.orient-express.com/web/hb/hiram_bingham.jsp

https://www.perurail.com/en/train_description.php?id=3

3 comentários:

  1. Olá!
    Vou ao Peru em janeiro e, claro, a MP. Tinha orçaddo apenas o backpacker, mas esse relato me deixou com vontade de fazer cimo vc e jantar no hiram.
    Adorei o post =)
    Abs,

    ResponderExcluir
  2. Jackie e Rômulo
    Muito obrigado pelo elogio e comentários. Pois é, acho que devemos nos dar alguns prazeres de vez em quando e em oportunidades que talvez não se repetirão. Sucesso para vocês e boa viagem :-)

    ResponderExcluir
  3. Jodrian, achei seu comentário sobre o trem em outro blog e mal acreditei quando vi que era você (ou pelo menos penso que é vc...risos), vou te mandar um e-mail.
    Estudei com você na UFRN.

    Ana Cristina

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...