quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O que significa ter uma boa Timeline?

Imagem parcial da minha
rede com o Mentionmapp
Na concepção de Marc Prensky, sou considerado um imigrante digital. Alguém que nasceu antes dos padrões tecnológicos vigentes. Entretanto, sempre fui um curioso e, desde cedo carimbei o passaporte para as novidades. Assumo: resisti a entrar na onda das mídias sociais - no momento em que escrevo este post, meu perfil no Twitter (@aventuramango) tem pouco mais de quatro meses de existência.

Entretanto, costumo observar alguns padrões de comportamento e tenho pensado sobre o que significa ter uma boa Timeline (TL) no Twitter. De início é importante dizer que a linha do tempo tem seu significado ditado pela qualidade do conteúdo, que por sua vez depende da qualidade de seus componentes.

Minha atual TL tem vários atributos que me atraem, do ponto de vista do crescimento pessoal e profissional:

- São pessoas, em sua maioria, com um grande interesse em viajar, conhecer novos lugares, viver novas experiências - interesses comuns aos meus.
- Muitas se esforçam para compartilhar dicas e novidades. Além dos links para as notícias publicadas na mídia (e que passam pelo filtro daqueles que eu sigo), posso conhecer as experiências de quem esteve lá. O que fazer, o que visitar, quais roubadas evitar.... Se a informação qualificada vale ouro, eu tenho um tesouro diário.
- Não contentes com as informações isoladas, alguns resolvem agregar e construir conhecimentos de forma compartilhada (veja um post que escrevi sobre isso Link)
- Posso interagir com pessoas que nem sequer conheço pessoalmente, que muitas vezes estão do outro lado do mundo e em outros fusos horários, conhecer suas alegrias e também suas frustrações, rir digitalmente com comentários espirituosos, acompanhar discussões - tudo isso ao alcance do teclado.
- As pessoas por trás dos avatares na minha TL se animam com as viagens dos outros ou curtem uma inveja branca com os relatos. Valorizam conquistas como aumento no número de seguidores, aniversário de blog ou aniversário do blogueiro. Recomendam uma boa postagem. Trazem vibrações positivas.
- Quando sabem de coisas erradas (plágio de postagens, por exemplo), solidarizam-se e contribuem para erradicá-las

É verdade que isso depende muito de nossas escolhas (follow/unfollow), mas não temos controle sobre tudo. Então só tenho a agradecer às pessoas estas oportunidades diárias e, na medida do possível, contribuir também.

Disso tudo, uma convicção e uma esperança - devia ter criado o perfil no twitter há mais tempo e espero que as pessoas que estão e que estarão na minha TL continuem contribuindo para as boas coisas da vida.

6 comentários:

  1. Jodrian, teu texto está fenomenal! É inspirador, tocante, poético. Como você sabe bem, também sou um entusiasta da interatividade dos viajantes no twitter e ver postagens como a sua me fazem ter ainda mais vontade de participar dessa comunidade que está a cada dia mais interessante! Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelos comentários Gleiber. Vamos juntos nestas conquistas interativas. Fico feliz em ter contribuído, Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Bem, quem ainda não se rendeu ao Twitter, o fará agora se ler seu post. Muito bom, também gosto muito da troca de experiências pelo twitter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silmara, obrigado pelo comentário. Troca de experiências é o que há de melhor nas redes sociais. Bom, é claro que a gente ri, fica informado, etc. Mas cresce mesmo é com as boas interações. Abraço

      Excluir
  4. Adorei o texto, principalmente pq não tenho tanta intimidade com as mídias, o que gera uma certa resistência em aderi-las. Ficou muito claro o "tempo/benefício" que estou perdendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Kátia.
      Acho que sabendo usar as mídias sociais, temos muito a ganhar. Do tempo que escrevi este post até hoje, conheci pessoalmente muita gente boa que iniciou os contatos comigo pelos caminhos virtuais.
      Abraço
      Jodrian

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...