sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Viajante Secreto

No final de outubro, lançamos a idéia do Amigo Oculto (que virou #Viajantesecreto) para os membros do grupo Blogs de Turismo no Facebook. Idéia aceita, os participantes começaram a dar boas idéias sobre como conduzir a brincadeira, o que resultou em algumas regras definidas, das quais destaco duas: o presente foi um cartão postal sobre sua cidade natal ou sobre onde a pessoa mora atualmente e os participantes deveriam publicar um post sobre esse evento.

No total, 63 participantes brasileiros se cadastraram, resultando em uma interação global. 49 participantes residem no Brasil e os demais estão na Alemanha, Austrália, China, Espanha, Estados Unidos, França, Portugal e Suíça. Além de fortalecer os laços criados nas redes sociais, a troca de cartões aumentou alguns desejos de viagem para destinos ainda não visitados e também retomou a prática de postar usando os correios, algo meio esquecido nestes tempos de comunicação eletrônica.

As origens da troca de presentes através do amigo oculto ou amigo secreto não são muito claras. Alguns atribuem aos Povos Nórdicos, outros aos ingleses. No Brasil a moda pegou e alguns sites criaram ferramentas para facilitar o sorteio. Usamos o site do UOL, que não se mostrou assim tão amigável, mas funcionou.

A quem enviei:

Tive a satisfação de tirar o Frederico Marvila  como amigo oculto, que junto com a Natalie Marvila, comanda o blog  Sunday Cooks. O blog junta duas coisas boas da vida: comida e viagem. Na verdade, duas coisas quase inseparáveis, como já comentei em um post anterior aqui no blog. O estilo do Sunday Cooks é informal e os posts são facilmente "devorados". Vale a penas visitá-los.

Vista aérea do Morro do Careca.
Reprodução da foto autorizada por
Canindé Soares
Mandei pro Fred um postal de um ícone da natureza em Natal-RN: o Morro do Careca, uma duna com mais de 100 metros de altura, localizada na Praia de Ponta Negra, zona sul da capital. Quando era permitido, subir o Morro do Careca era um passeio quase obrigatório a quem visitava a praia e trazia a recompensa de um belíssimo visual lá de cima. Entretanto, desde o final da década de 90, para preservar a duna e a vegetação, estão proibidas quaisquer atividades em sua encosta, de modo que resta a contemplação, acompanhado de uma cerveja ou água de coco.

De quem recebi:

Recebi o cartão postal da Angela Arten-Meyer, do blog Alemanha! Por que Não? , especializado na terra de Goethe, com informações que vão desde receitas até mapas e posts sobre castelos. O blog também comercializa guias e roteiros. Uma fonte preciosa para quem quer visitar a Alemanha.

O cartão traz Köln (Colônia), mostrando a Feira de Natal e as torres da Catedral, com 157 metros de altura (veja mais detalhes  no blog da Ângela). Não conheço a cidade, mas já está na lista para uma próxima ida à Alemanha. Valeu Ângela !!

Outras postagens do #Viajantesecreto:


Abc de Férias
Mikix no Mundo
Trilhas e Aventuras
Área de Jogos da Adri Passagem na mão Viagem e Viagens
As peripécias de uma flor Publicitária & Viajante Viajar Diferente
Dicas e Roteiros de Viagens Rodando pelo Mundo.Com Ziga da Zuca
Eu Vou de Mochila Sergionauta
Flashes de Viagem Travel Forever

2 comentários:

  1. Vá, você vai gostar, toda a região de Colônia é surpreendente.Tive a oportunidade de conhecer essa região em 2005 e nunca mais esqueci. É lindíssima e riquíssima em cultura e arte.

    ResponderExcluir
  2. Fala seu Jodrian! Eu nao tive oportunidade ainda de ir para o Nordeste, mas esse morro do careca parece muito bonito mesmo. Pena que tiveram de fechar para preservacao da natureza, mas preservar eh preciso, neh?

    Alemanha eh muito legal. Estive apenas em Munique, mas com certeza voltarei para visitar outras cidades :D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...