domingo, 25 de março de 2012

Pôr do sol no sertão

Nossas aventuras no Seridó continuaram, após a visita ao Sítio Arqueológico Xiquexique 1. Seguimos para o município de Parelhas - nome derivado de uma antiga prática de corridas em cavalos em duplas ou parelhas.

O principal atrativo do município é o Açude do Boqueirão, onde a paisagem rochosa do caminho dá lugar ao belíssimo reservatório, que tem uma capacidade máxima de armazenamento de 84,7 milhões de metros cúbicos de água. Impossível não se lembrar dos versos da música "Sobradinho":  "E passo a passo vai cumprindo a profecia/Do beato que dizia que o sertão ia alagar/O sertão vai virar mar".



Após o almoço no Restaurante do Terminal Turístico de Boqueirão, fomos curtir uma delícia de banho na saída da comporta do açude. Parcialmente aberta, forma um enorme leque que diverte e alivia o calor do semi-árido. Dá vontade de passar a tarde inteira lá:

Comporta aberta....  .... é pura diversão

Se a paisagem do açude em meio às Serras já é magnífica, que tal a contemplação do alto? Saímos do banho da comporta para a trilha da Serra da Capelinha, principal objetivo da tarde. A subida íngreme foi vencida pelos carros off road da turma do Jeep Clube Parelhas e acrescentou boas emoções ao percurso.


Preparativos para a subida  Encarando a subida da Serra da Capelinha


Bons motivos para fotos !
No topo da Serra, as máquinas fotográficas não tiveram descanso. Afinal, estávamos com 360o da beleza seridoense à disposição. Chegando ao final da tarde, no entanto, o foco convergiu para o lado oeste: um Pôr do Sol fantástico começava a se preparar em tons alaranjados e sem nuvens que impedissem o espetáculo no horizonte. "De cores vibrantes e ar soberano", diria Zé Ramalho.

 O Açude Boqueirão de Parelhas visto do alto da Serra da Capelinha

O que podia completar com perfeição esse cenário? um bom fundo musical. E teve. Fazendo jus ao ambiente e à região, ouvimos os belos acordes do Maestro Parcélio, da Orquestra Sanfônica do Seridó (veja aqui o vídeo de apresentação da Orquestra).


Ao som da sanfona Ocaso belíssimo

O pernoite completou muito bem a viagem. Ficamos hospedados na Fazenda da Rajada, outrora pertencente a Joaquim Paulino de Medeiros – conhecido como Coronel Quincó (1844-1932), localizada ao lado da Serra da Rajada. Hoje, a fazenda pertence a Carlos Assis, atual Secretário de Turismo de Parelhas, que nos recepcionou e cuidou dos detalhes para o merecido descanso, não sem antes contar as histórias do local.


Serra da Rajada 
Visões da Fazenda

A Fazenda foi palco de um episódio relacionado ao cangaço, tendo sido assaltada por cangaceiros e reza a lenda que há botijas encontradas por lá. Infelizmente, nenhuma me apareceu no sono gostoso que tivemos.

Notas:

- O passeio foi contratado e realizado pela Pé na Estrada Trilhas
- O município de Parelhas está a 232 Km de Natal, com acesso pela RN-226 até Currais Novos, RN-427 até Acari e pela RN-086 até a sede municipal - ver mapa


Para saber mais:

Roteiro Seridó (Parelhas) - SEBRAE
A botija da Serra da Rajada: entre a memória e a história

12 comentários:

  1. Olá Jodrian, tudo bem?

    Maior diversao sua viagem, muito calor, banho na saída da comporta do açude e este por do sol maravilhoso...adorei!
    Beijos e uma ótima semana para vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela. Verdade, foi muita diversão mesmo. O que sempre acho bacana é que, muitas vezes, isso tudo está bem perto de nós e não aproveitamos. Há muita coisa a ser "descoberta" no mundo. Abração e excelente semana para ti.

      Excluir
  2. Esse banho na comporta do açude me deu vontade, hein? Parabéns pelas imagens e adorei mais essa jóia do sertão brasileiro!

    ResponderExcluir
  3. Para quem vive no calor, é um banho muito bom. A força da água também massageia forte as costas. Obrigado pelos comentários e grande abraço Gleiber

    ResponderExcluir
  4. Como nosso Seridó é belo!! Acabei de voltar de uma expedição fotografica por lá,e fico cada vez mais encantada!! Belas imagens e otimo post!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e é um fato: O Seridó é lindo!! Vi uma das fotos de sua expedição, lá no Facebook: belo visual. Abraço e Boa semana prá você também

      Excluir
  5. O nosso Rio Grande do Norte é mesmo lindo demais! Muitos lugares incríveis para conhecer e belas paisagens para se admirar! Parabéns pelo post! As fotos são de tirar o fôlego!

    ResponderExcluir
  6. Concordo totalmente Karla e muito obrigado pelos comentários

    ResponderExcluir
  7. Oi Jodrian,

    Cara, adoro essas viagens pelo interior do Brasil...tanta beleza, bons preços, diversão!!!

    Parabéns...adorei as fotos e artigo!!!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Guilherme.
      Também gosto muito das viagens pelo interior. Revelam aspectos que costumamos não imaginar que existem
      Grande abraço

      Excluir
  8. Que doidera esse banho de chafariz na saída da comporta do açude
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito divertido. Olhando só o local do banho, é difícil imaginar que o local pertence ao Sertão, mas são estes contrastes que marcam uma viagem.
      Grande abraço

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...