segunda-feira, 25 de junho de 2012

Organização na blogosfera de viagens: RBBV e ABBV

Os últimos meses confirmaram uma tendência que tive a oportunidade e felicidade de acompanhar em nossa história recente (1 ano e meio) na arte de blogar: a crescente organização e cooperação entre os blogs de viagem.

O que poderia ser mais saudável do que promover esta atividade de forma prazeirosa, ética, consistente em conteúdo e técnica e, claro, também lucrativa?. Alcançar esses atributos sem a cooperação de uma boa comunidade de blogueiros me parece virtualmente impossível, principalmente na velocidade com a qual o mundo evolui.


Os blogs de viagem se tornam, cada vez mais, referências de escolhas de destinos, serviços, equipamentos turísticos e outros produtos associados. Com isso, nos tornamos vitrines, o que traz visibilidade e possibilidades de crescimento, mas também efeitos colaterais como plágio, difamação, inverdades publicadas, etc.

Sorte que podemos contar com duas organizações representativas: O Grupo de Discussão da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e a Associação Brasileira de Blogs de Viagem.

A RBBV foi criada em novembro de 2011, a partir da iniciativa de Cláudia Beatriz, do Aprendiz de Viajante, inicialmente sob a forma de um grupo restrito no Facebook, onde o foco é a discussão sobre assuntos relacionados ao mundo dos blogs: técnicos, comerciais, de marketing, conteúdo, entre outros.

Em maio de 2012, sob a coordenação da Luciana Misura, do Colagem., foi criado o site da RBBV, que é aberto ao público para aproximar leitores, mídia e entusiastas dos diversos temas discutidos nos blogs. Também vai se consolidando como um grande diretório de dicas e relatos de viagem, devidamente organizado por destino. O lançamento do site ocorreu em um grande momento: o 1o. Encontro Internacional de Blogueiros de Viagem, o Eibtur, realizado em Foz do Iguaçu (ver notícia).

A ABBV é uma pessoa jurídica de Direito Privado, constituída em 12 de abril 2012, sem fins lucrativos, regida por um estatuto social e um código de ética que tem "como finalidades e objetivos principais promover a integração e cooperação entre seus associados para fortalecer a categoria dos blogs de viagem". A personalidade jurídica certamente facilitará ações de cooperação, parcerias e representações para o alcance destas finalidades.

No site da ABBV, o visitante encontrará vários artigos relacionados às atividades de blogagem, tais como: mercado, fotografia, conteúdo, etc.

Minha visão é que são entidades que se complementam e, mesmo com áreas coincidentes, convergem para o crescimento ético e efetivo dos blogs de viagem.

Uma coisa é certa: os participantes da RBBV e ABBV terão a seu dispor um vasto conhecimento acumulado por blogueiros experientes, temperado pelas dúvidas inteligentes dos que chegam. O mercado se beneficiará com blogs cada vez melhores e o turismo como um todo se fortalecerá. É ou não um bom motivo para se orgulhar?

Nenhum de nós teria conseguido sozinho, porque Paul não era suficientemente forte, eu não tinha muito charme com as mulheres, George era quieto demais e Ringo era o baterista. Mas nós achamos que se nos juntássemos, cada pessoa poderia gostar de pelo menos um de nós; e foi nisso que deu
                                                                                                               
John Lennon

10 comentários:

  1. Jodrian, estamos muito felizes com sua associção à ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagens. Com o intuito de colaborar, só uma pequena correção. A rbbv não é uma entidade e, sim, um grupo de discussão - muito organizado, por sinal - do Facebook. Imagino que foi "modo de dizer", mas entidades são organizações estabelecidas juridicamente, caso da ABBV - uma entidade de classe. De qualquer maneira, embora distintas no aspecto jurídico, ambas coincidem em ampliar o debate para promover melhor integração entre blogueiro, leitor e mercado! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sílvia
      Realmente foi uma forma de dizer. Fiz os ajustes no texto.
      Abraço
      Jodrian

      Excluir
  2. Nossa mandou super bem!
    Também vejo como dois sistemas que se complementam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Raquel!. Acho que temos muita sorte em poder contar com estas organizações. Aprendemos, compartilhamos e conhecemos muita gente boa.
      Abraço

      Excluir
  3. Adorei o post e a citação de John! =)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...