quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Kilimanjaro – Muitos quilômetros até começar a caminhada

SAA
Nas asas da South African Airways
 Quando o vôo 1903 da Gol decolou de Natal rumo à São Paulo, primeira etapa da jornada rumo à África, anotei no diário “Acredito que fizemos tudo o que foi possível e estava a nosso alcance, driblando as agendas cheias de compromissos e prazos a atender, aperfeiçoando o condicionamento físico nos treinos noturnos (e chegando mortos em casa) e adquirindo os equipamentos adequados. As inquietações e expectativas agora estão voltadas para o operacional e para o comportamento do corpo para vencer o frio, o cansaço e, principalmente, a altitude. Também me preocupa se a logística vai funcionar corretamente, mas agora é só esperar”.



Mercure
O simpático Hotel Mercure Bedfordview

Chegamos a Joannesburgo após 8,5h de vôo pela South African Airways (7463 km a partir de São Paulo), passamos pela imigração (que incluía um monitor infravermelho para identificar passageiros com febre), confirmamos nosso vôo para a Tanzânia e fomos para o Hotel Mercure Bedfordview, que fica a cerca de 15 minutos do aeroporto, em frente ao Shopping Eastgate.


Lacre
Momento engraçado: olha o tamanho da
faquinha que o funcionário usou para nos ajudar
a abrir o lacre da mala !
No dia seguinte, voltamos ao Aeroporto O.R. Tambo e fizemos o check-in na Precision Air (que incluiu apresentar, pela primeira vez, o cartão internacional de vacinação de febre amarela). O vôo saiu pontualmente, fez escala em Dar es Salaam e chegou ao Aeroporto Internacional de Kilimanjaro às 20:20, no horário local (+6h em relação à Brasília). Até aqui, foram mais de 12.600 Km !! Logo no desembarque, impressionou um enorme avião da KLM estacionado. O aeroporto é pequeno, mas recebe turistas do mundo todo.


Kilimanjaro Beer
Passamos para as formalidades para comprar o visto de entrada na Tanzânia: preenchemos os formulários, pagamos os US$ 50,00 por pessoa, apresentamos de novo os cartões de vacinação e o visto foi afixado nos passaportes, sem perguntas adicionais. O representante da Snow Caps já nos esperava com o cartaz da Morgado Expedições e nos levou até o Hotel Sal Salinero, em Moshi – uma das cidades mais próximas do Kilimanjaro.
Hotel Sal Salinero, Moshi
Hotel Sal Salinero
Hotel Sal Salinero, Moshi
Após o jantar, fizemos a organização dos materiais em 5 partes (anotando o que ia em cada uma delas): mala que ficaria no hotel com as coisas que não iríamos precisar na subida; 2 Mochilas de uso diário na subida; Mochila cargueira e o Travel Bag da Curtlo (essa duas a serem levadas pelos carregadores). Fomos dormir após a meia-noite.

No dia 26/08/2012, algumas pessoas da equipe que nos acompanhariam na aventuraA caminho 1 foram nos apanhar para a viagem até o próximo pernoite – a rota Rongai começa pelo lado norte e isso acaba tomando mais tempo para o início. Seguimos em uma toyota com amortecedores precisando de manutenção, mas que agüentou bem o tranco. Como era domingo, a rodovia estava movimentada com pessoas indo e vindo dos cultos religiosos. Todos trajando roupas formais e aqui e ali, mulheres em trajes típicos. Foi interessante ter os primeiros contatos com o dia-a-dia na Tanzânia.

Chegamos ao Snow Caps Cottages, localizado no distrito de Orombo, a cerca de 1km da fronteira com o Quênia. O hotel é composto de chalés e a área externa ampla, com gramados. Um bom lugar para descansar ou para os últimos momentos em uma cama antes de encarar a subida.

SnowCaps1 SnowCaps2
Material


Fizemos os últimos ajustes na bagagem, separando e organizando os itens e conseguimos falar com o Brasil pelo celular (ótimo).
No jantar, conhecemos nosso guia, o Makashi, de 26 anos e recebemos as primeiras informações sobre o que nos aguardava. Fomos tentar dormir com a ansiedade batendo nas alturas.


Outros posts da série

- Kilimanjaro: retorno pela Rota Marangu
- Nas Neves do Kilimanjaro
Kilimanjaro: No semideserto
- Kilimanjaro: Objetivo à vista
- Kilimanjaro: O início da caminhada
- Kilimanjaro: Planejamento e preparação

9 comentários:

  1. Sensacional aventura; realmente vocês foram aonde nenhum blog jamais esteve;)

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Arthur !!
      Mas dando os devidos créditos, nós nos beneficiamos de relatos de outros blogs que estiveram lá. Foi uma aventura incrível e é ótimo saber que, com o devido preparo, é possível.
      Abraço

      Excluir
  2. Que bela aventura! E está só começando...

    ResponderExcluir
  3. Oi Jodrian,
    Legal essa tua ultima aventura. Já tava acompanhando tuas fotos pelo twitter, todas muito bonitas! Tenho vontade de conhecer a Africa, mas sempre fico pensando na questão das facilidades de deslocamento que encontramos em outro locais e por lá imagino que seja mais complicado. Vou acompanhar a série de posts, quem sabe crio coragem e vou logo pra África.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna.
      De fato, lá é um pouco mais complicado, mas nada insuperável. Compramos todas as passagens aéreas pela internet e funcionou. Nos aeroportos menores (Kilimanjaro e Zanzibar) a organização não é lá essas coisas. Contudo, conhecer o continente africano compensa (e muito) essas dificuldades. Vale a pena :)
      Abraço e obrigado pelo comentário.

      Excluir
  4. É muito legal saber como vocês se prepararam pra essa aventura (literalmente). Estou ansiosa pelo próximo post! um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Ei Jodrian,

    Rolou até cerveja Kilimanjaro! Que chique!
    A estrutura dos hotéis parece muito boa!

    Abraços,
    Lillian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é...As cervejas de lá têm esse apelo turístico: Kilimanjaro, Serengueti, Safari, etc. Os hotéis, de fato, foram todos bem bacanas.
      Abraços
      Jodrian

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...