segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A união dos blogueiros de viagem faz um mundo melhor – Blog Action Day 2012


What we need to do is learn to work in the system, by which I mean that everybody, everyBAD2012 team, every platform, every division, every component is there not for individual competitive profit or recognition, but for contribution to the system as a whole on a win-win basis” - W. Edward Deming

Não é novidade a importância e o impacto dos blogs de viagem no turismo. Eventos recentes têm reforçado este fato, como foi o caso do encontro do Ministro do Turismo do Brasil com blogueiros que representaram a classe (veja o relato de Andarilhos do Mundo)

Entretanto, o impacto dos blogs é maior que qualquer estatística. Mantendo seu próprio estilo e independência na redação dos posts, cada blogueiro de viagem que pertence à Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem e à Associação Brasileira de Blogs de Viagem, consegue ir além.



Em diversas ocasiões, um membro propõe uma questão ou expõe uma dúvida e o aprendizado decorrente das discussões motiva os participantes a fazer um trabalho cada vez melhor. Temas tais como: ética, design, arte e técnica da comunicação, colaboração em blogagens coletivas, monetização, direitos autorais e tantos outros que fazem parte do universo dos blogs são frequentemente objeto de construções coletivas.

O ganho de desempenho é muitas vezes maior do que seria possível apenas trabalhando sozinho e é refletido no principal produto à disposição da sociedade: informações confiáveis.

 As experiências são compartilhadas e multiplicadas nas redes sociais. Com freqüência, quebram estereótipos que estão associados a alguns destinos, alertam quanto a falhas na prestação de serviços e cuidados a serem tomados, apresentam lugares pouco divulgados e valorizam culturas. Quanto vale esse serviço?

Dentro dos grupos, as relações são fortalecidas e novos projetos vão revelando algumas ótimas possibilidades, como é o caso da parceria entre a RBBV e a Hostelling International – excelente iniciativa do Pedro Serra, do Blog Sem Destino (veja descrição desta parceria)

Também percebemos uma excelente tendência: pouco a pouco, seja em eventos que tratam de blogs de viagem (como o Eibtur ou o Seminário Viajosfera) ou em encontros, digamos, “no varejo”, os blogueiros passam a se encontrar, as amizades saem do virtual e vão se consolidando ainda mais.

O mundo vai ficando melhor…

Blog Action Day (BAD2012)

Este post foi escrito como colaboração ao Blog Action Day. A cada ano, um tema é escolhido e os blogs registrados publicam coletivamente. Em 2012 o tema é “The Power of We”.

Outros posts que escrevemos sobre este tema:

Organização na blogosfera de viagens: RBBV e ABBV
O que significa ter uma boa timeline
A colaboração na construção do conhecimento

Participação de outros blogs de viagem no BAD2012:

Hoje é Blog Action Day – The Power of We – Andarilhos do mundo
Todos por todos - BlogActionDay #BAD12 #PowerofWe - As Peripécias de uma Flor
Blog Action Day – Power of We (Poder da união) - Aventure-se
#BlogActionDay 2012 - Power of We - Descortinando horizontes
Blog Action Day  - Dicas e Roteiros de Viagem
Hoje é dia do BLOG ACTION DAY !!!! - Do Outro Lado do Mundo
Blog Action Day 2012: ” The power of we” - Mala de Rodinha e Necessaire
Blog Action Day – The Power of We  - Nerds Viajantes
Blogagem Coletiva: #BAD12 - The Power of We - Revista de Viagem
O poder do nós e o turismo – Blog Action Day 2012 - Vida de Turista
Blog Action Day: The Power of We – Viaggiando
Blog Action Day: O poder da união dos blogs de viagem - Viajando com Eles

8 comentários:

  1. Oi Jodrian!
    Olha que ignorância, não sabia do Blog Action Day, vi a postagem do Gleiber Rodrigues e vim ler o seu também.
    E o seu texto diz exatamente sobre toda esta interação, e através de gente mais experiente e sabida, uns levantando os outros e esclarecendo as dúvidas e questões, é que o coletivo está sendo construído. Perfeito o final do texto, e realmente acho que através deste tipo de interação, o mundo vai ficando melhor mesmo!
    Parabéns!
    Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos comentários, Márcia !!.
      Os ganhos com as interações são incalculáveis - e acho que isso é só o começo :) Também não consigo imaginar como seria a arte de blogar sem essas colaborações. Fico muitíssimo satisfeito e orgulhoso de fazer parte desse processo
      Abração

      Excluir
  2. Também não sabia do Blog Action, mas já estou ansiosa pelo próximo encontro. Sinto que são ganhos incalculáveis para todos, leitores, blogueiros, turismólogos, agentes de viagem e até para o mercado de hotéis, restaurantes. Afinal, com informações confiáveis se prestigia o que dá certo, o que é justo, bonito e sincero!
    E vamos adiante!!! Obrigada Jodrian pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos comentários, Nivia !!
      Concordo com você, a cadeia de turismo e toda a sociedade ganham mesmo. :)
      Abraço

      Excluir
  3. E vamos que vamos... fazendo um mundo melhor ;)

    ResponderExcluir
  4. Os blogs de viagem e conteudo, onde o autor escreve sobre suas vivencias e experiencias durante suas viagens, são hoje os meios mais procurados de informações. Recebo dezenas de emails de pessoas agradecendo pelas dicas que leram em meu blog, e vi que o mesmo acontece em outros blogs tambem. Parabens pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado !!
      Precisamos das boas interações para estarmos à altura desta responsabilidade.
      Abraços

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...