quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Belezas da Terra dos Cristais

Mapa
Fonte: recorte de mapa do DNIT
Aproveitando nossa viagem à Brasília para o magnífico show do Robert Plant, esticamos até Cristalina, distante 120 Km de Brasília. Essa simpática cidade tem uma localização estratégica, uma vez que é servida por duas importantes rodovias BR 040 e BR 050.

Como a economia é fortemente baseada na produção de grãos, ter boas rotas de escoamento é fundamental. É fácil perceber esssa vocação econômica. Logo na chegada, vemos várias lojas de máquinas e implementos agrícolas.

Mas, nosso interesse era outro. Fomos conferir as belezas naturais que o Luciano Gusmão do blog Viagem sem Frescura havia sugerido. Apesar de não ter podido contar com sua participação nos passeios, por motivo de outra viagem, ele e seu pai, o Sr. Ozail, nos ajudaram muito na escolha do hotel e dos passeios.



Saímos de Brasília de ônibus, pela viação Anapolina e chegamos na sexta-feira à tarde, após 3h de viagens (o ônibus parava muito para embarque e desembarque de passageiros ao longo do caminho). Fizemos um rápido “City tour” na cidade com o Luciano, reservando o dia seguinte para os passeios.

Cristal
Olha só o tamanho deste cristal !
Prefeitura
Prefeitura
Garimpeiro
Estátua em homenagem aos garimpeiros
À noite, ao invés de um restaurante, optamos por espetinhos deliciosos, na “Casa da Vizinha”. Boa variedade, deliciosos e com uma cerveja bem gelada. Gostamos tanto, que repetimos na noite seguinte

Espetinho 2
Preparando os espetinhos
Espetinho 1
Delícia !
Pedra Chapéu de Sol

Logo cedo, nosso guia – o baiano Edielson – chegou com seu carro para nos apanhar e seguir para uma das principais atrações de Cristalina: A Pedra Chapéu de Sol, localizada na Fazenda Sucupira. O acesso é feito de carro e, apesar da placa indicar o contrário, não há cobrança de taxa para visita.

O que torna essa formação interessante é o equilíbrio, aparentemente precário da rocha, com massa estimada em 100 toneladas, em cima de uma base de cerca de 1 metro de diâmetro.

Chapéu do Sol  2
Parece que vai escorregar
Chapéu do Sol 3
Base de sustentação
Chapu do Sol  4
Chapéu de Sol
Chapu do Sol  5

Cristais
Próximo à pedra, o chão é coberto de pequenos
cristais
Cachoeira do Arrojado


Depois das fotos, seguimos para a Cachoeira do Arrojado, com cerca de 10 metros de altura. Está situada em uma propriedade particular, mas o acesso é livre.

Apesar do pouco volume de água, o pequeno lago na base estava muito convidativo ao banho, no calor do cerrado. Não recusamos:

Cachoeira do Arrojado
Cachoeira do Arrojado
Arrojado2
Um bom mergulho
Arrojado 1
Um bom banho
O que não gostamos: várias latas e restos de embalagens deixadas por porcos pessoas que não entendem a necessidade de preservar um local tão belo.

Balneário das lajes

Nosso último destino na parte da manhã foi o Balneário das Lajes, localizado a cerca de 12 Km da cidade. Diferente dos demais, pagamos R$ 15,00 por pessoa para entrar e conhecer o lugar.

No lugar foram construídas algumas barreiras para formar piscinas artificiais, aproveitando as águas do Ribeirão das Lajes. A área também conta com uma infra-estrutura de apoio, como quiosques e churrasqueiras, precisando de alguma manutenção, mas o que nos interessava mesmo eram as cachoeiras.

Balnerio das Lajes 1
Quedas d´água
Balnerio das Lajes 2 Balnerio das Lajes 3

Linda Serra dos Topázios

Esta Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é de propriedade do jornalista Jaime Sautchuk, um senhor de boa conversa com o qual tive a oportunidade de trocar algumas palavras, aproveitando para adquirir o livro “Flores e Frutos do Cerrado”, resultado de uma pesquisa na região.

Após pagar a entrada de R$ 10,00, segui com o Edielson, em uma pequena caminhada, para uma das corredeiras. O baixo volume de água desta época não me animou a tomar banho e fiquei nas fotografias, aproveitando para registrar um pouco da bela flora do Cerrado.

Topázios 1
Corredeiras
Flor 4
Lavoisiera fragilis
Flor 1
Augusta longifolia
Flor 3
Caliandra dysantha
Flor 2

20 comentários:

  1. Parabéns pelo post,na próxima vez,vamos visitar varios lugares,e foi um prazer conhecer você.e sua esposa abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Luciano.
      Sim, vamos descobrir mais belezas da terra. Foi ótimo te conhecer também e espero que venhas a Natal para te retribuir a hospitalidade
      Abraços

      Excluir
  2. Já passei por Cristalina indo de Minas para Brasília e nunca imaginei que tivesse tantas atrações! Muito legal! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Rafael.
      E ainda há mais cachoeiras e atrações. Algumas estão situadas em áreas particulares e atualmente estão com acesso fechado.
      Abraço

      Excluir
  3. Que lindo esse lugar, gente! Adoro o cerrado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cerrado é magnífico. À primeira vista parece monótono e sem muita diversidade, mas é só aguçar o olhar e a gente descobre muita coisa legal

      Excluir
  4. Oi Jodrian!!
    Bela postagem, e nunca tinha ouvido falar deste lugar lindo!
    Também gosto muito das paisagens do cerrado. Existem singularidades neste tipo de paisagem, como a flora e a própria vegetação que conferem uma beleza única!
    Um grande abraço!
    Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Márica
      Cada bioma tem suas maravilhas. E o Cerrado, bom.. o Cerrado é fantástico.
      Abração
      Jodrian

      Excluir
  5. Ei Jodrian,

    Que passeio bacana! Em pouco tempo você conseguiu explorar belas paisagens!
    Fiquei com vontade de conhecer Cristalina!

    Abraços,
    Lillian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lillian,
      Pois é! tudo o que postamos foi visto em um dia, uma vez que as atrações estão próximas à cidade. Acredito que uma época com um pouco mais de água corrente torne as cachoeiras bem mais bonitas. Se estiver na região, vale a pena dar uma esticada lá.
      Abraço
      Jodrian

      Excluir
  6. Oi, Jodrian. Tudo bem? :)
    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie - Boia Paulista

    ResponderExcluir
  7. Belo relato, Jodrian. As fotos ficaram espetaculares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Márcio.
      O tempo limpo, com poucas nuvens resultou em uma boa iluminação natural e isso ajudou.
      Abraços

      Excluir
  8. Oi Jodrian, sou assessora de comunicação da prefeitura de Cristalina e adorei o seu post. Confira algumas fotos da RPPN Linda Serra dos Topázios, para encontrar essas belezas é necessário um pouco mais de caminhada. https://www.facebook.com/media/set/?set=a.3816897153567.154658.1611772459&type=3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thalita
      Muito obrigado! Vi as fotos que você indicou: mais um motivo para voltar :)
      Abraço
      Jodrian

      Excluir
  9. Uia, não conhecia Cristalina. Incrível como cerrado sempre surpreeende :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Erika
      Muitos locais, paisagens e detalhes a serem descobertos :)
      Valeu!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...