segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Construindo acessórios para GoPro


Recentemente, o Aventura Mango ganhou um ótimo equipamento que certamente irá ampliar a qualidade dos registros das aventuras. A GoPro Hero 3 Black Edition dispensa muitas apresentações. Sua qualidade tecnológica, aliada à portabilidade a torna um sucesso entre os usuários!

Mas, já viu, né? cabeça de engenheiro é assim: mal a gente começa a entender um equipamento e já fica imaginando outras possibilidades. Pesquisando no YouTube, vi muita gente construindo gambiarras soluções tecnológicas alternativas para ampliar a forma de manusear ou montar a GoPro e fugir dos custos de adquirir acessórios oficiais. É claro que resolvi fazer o mesmo.

Unidade de Manuseio e Iluminação (UMI)1


Se o tamanho reduzido é fundamental para acoplar a câmera em capacetes, pranchas, bastões de extensão, etc.., quando estamos manuseando a máquina em uma filmagem, a estabilidade de filmagem fica um pouco prejudicada. Além do mais, há o risco de deixá-la cair, o que é sempre preocupante, mesmo considerando sua resistência e pode significar a perda total se estivermos em alguns ambientes tais como rios, mares ou próximos a despenhadeiros.

A Amazon comercializa uma versão oficial a US$ 22,99. Então, como fabricar uma versão doméstica? Uma possibilidade é usar um bastão de caminhada inutilizado. Veja as orientações na seqüência:


1ª Etapa

Descubra onde está aquele bastão de caminhada que quebrou e você encostou em algum lugar, pensando: “um dia pode servir para alguma coisa” (Parabéns! esse dia chegou). Separe a parte do bastão que possui a empunhadura e a alça.
Material Necessário 1

 2ª Etapa

Marque uns 10 centímetros a partir do final da empunhadura e serre o bastão (não jogue fora a outra parte – pode servir para alguma coisa). Com o martelo, amasse sem dó a extremidade da parte que foi serrada, formando uma espécie de chapa. Para evitar os cantos vivos, arrendonde-os.

Marque e serre Amassando a ponta da extremidade que foi cortada

 3ª Etapa

Separe um dos encaixes que acompanham o kit padrão da GoPro e marque o local onde você fará um furo, com diâmetro suficiente para que o parafuso da GoPro possa fixar o encaixe, atravessando o alumínio. Compre uma porca tipo borboleta que possa ser usada com o parafuso da GoPro:

Marcando para o furo Parafuso com encaixe
E pronto! A primeira parte está concluída e você já possui o Handle Grip.

A GoPro não vem com flash  ou outro recurso para filmagem ou fotografia em ambientesPrinceton EOS Bike escuros  (aí é querer muito, certo?) . Então, resolvi adaptar o suporte para bike, que veio com a lanterna de cabeça Princeton Tec EOS, com 70 lumens, que possui a vantagem de ser resistente à água. Outros modelos que possuam suportes similares podem ser igualmente utilizados.

Aqui fica mais fácil. É só prender o suporte da lanterna ao bastão (ex-bastão) e voilá, temos nossa UMI:


Unidade de Manuseio e Iluminação


 Unidade de Fixação Vertical (UFV)


Depois de receber o brinquedinho equipamento, espalhar os acessórios, fazer várias combinações, ler o manual (sim, sou uma espécie em extinção que ainda lê os manuais), descobrir que não tinha o cartão Micro SD para fazer a GoPro funcionar, fazer os primeiros testes, postar no facebook, etc, etc..  olhamos para aquela placa preta que acompanha a embalagam e vem a pergunta: serve para quê? Logicamente, é um bom suporte para usar em uma superfície plana, meio como um substituto simples (e limitado) para um tripé.

Vamos expandir seu uso com algumas providências bem simples. Com uma furadeira, acrescente 4 furos próximos a cada um dos vértices:

base da gopro

Utilize um elástico para fixar sua base em árvores ou outras estruturas, sempre cuidando para que a amarração esteja segura:

Unidade de Fixação presa a uma árvore

É isso aí, divirta-se explorando outras possibilidades com sua GoPro

1 Como batizar uma solução? um nome pomposo, formando uma sigla tem chance de emplacar no mercado?

8 comentários:

  1. Ei Jodrian
    Adorei as gamb.. ops, soluções tecnológicas alternativas! :D
    Abraços,
    Lillian.

    ResponderExcluir
  2. Você é um danado!!! Muito criativo e o MAIS IMPORTANTE faz questão de dividir com todos as boas coisas que ver, cria ou descobre. Parabéns, que Deus o conserve sempre assim, desprovido de egoísmo, hoje tão comum no nosso convívio do dia-a-dia. Quem planta colhe! Amém. Abraço ao casal Mango.
    Zeneide Leal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Zeneide!!
      Compartilhar conhecimentos nos enriquece !!
      Grande abraço :)

      Excluir
  3. kkkkk... Vou adotar. Eita máquina que demanda acessórios, viu? E os que vieram no kit, não sei como usar direito. rs. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Fábio
      É uma diversão à parte ficar imaginando possibilidades de uso da GoPro. Outro dia, estava pensando na similaridade destes acessórios com o brinquedo Lego :)
      Grande abraço

      Excluir
  4. Geeeeeente, nunca pensei em usar a base quadrada dessa forma... fazendo 4 furos nela em 3... 2... 1... GoooooooooPro! rsrs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...