quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Fitas de compressão


Alguns recursos são tão simples e úteis, que muitas vezes são esquecidos na hora deFitas de compressão compor nossa lista de equipamentos de viagem. Na viagem que realizamos à Patagônia, em dezembro de 2013, resolvi utilizar fitas de compressão e comprovei como podem ajudar os viajantes.

Para começar, o que chamamos de fitas de compressão? são tiras em plástico ou tecido sintético, que possuem um passador para permitir ajustá-las no diâmetro desejado e partes em velcro para fechamento. Estão disponíveis no mercado em tamanhos variados. Usei fitas com 45 cm, em plástico. Cada uma pesando poucas gramas.

Como prender a fita de compressão
Fácil aplicação

Como aplicar

O uso é simples: basta passar uma das pontas pelo passador, com o lado do velcro para cima, ajustar e prender. Se precisar de um tamanho maior, 2 ou mais fitas podem ser combinadas:



Vejamos alguns usos:

a) Reduzir volumes

Pode-se dizer que esta é a principal finalidade – estamos falando de compressão, certo? Então, podemos usá-la para reduzir o volume de roupas em geral, principalmente se forem acomodadas em sacos. Facilita a arrumação nas malas e mochilas
Fita de compressão - Roupas - antes Fita de compressão - Roupas

 

b) Prender equipamentos na mochila

Mochila

Na maioria dos casos, todos os equipamentos devem ser acomodados dentro das mochilas. Isso facilita a proteção, evita perdas e enroscos na vegetação e permite distribuir melhor o peso, facilitando o equilíbrio da mochila nas costas.

Entretanto, é possível usar as fitas de compressão para prender isolantes ou casacos, por exemplo.





c) Improvisar a fixação de uma câmera em um tripé

A necessidade é a mãe das invenções. Comprovamos isso quando o Helder (Nerds Viajantes) percebeu que havia esquecido a sapata que prende a câmera ao tripé. Cedi 3 fitas e ele conseguiu prender sua Nikon para usar o tripé em longas exposições. Ótima aplicação !

Fita de compressão Máquina fotográfica 1
Foto: Helder Ribeiro
Fita de compressão Máquina fotográfica 2
Foto: Helder Ribeiro
Que outros usos você já fez ou imagina que é possível fazer?

5 comentários:

  1. Não conhecia as fitas, mas ja achei uma grande utilidade: reduzir o volume das gigantescas roupas de esqui que nos fazem viajar pra montanha com nossa maior mala. Certeza que assim elas vão caber sem problemas nas boas e velhas mochilas que preferimos carregar mundo afora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália,
      A foto que mostra a compressão de roupas é justamente de um casaco pluma de ganso, que pode ficar bem compacto para as viagens. Usei várias compressões na última viagem e otimizou o espaço ;)
      Grande abraço

      Excluir
  2. Ótimo para levar o tapetinho de yoga na mochila. Não conhecia.

    ResponderExcluir
  3. Legal essas tiras de compressão. Onde posso adquiri-las?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego,
      Aqui em Natal eu as comprei em loja de material de construção :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...