quinta-feira, 29 de maio de 2014

A maravilhosa calçada dos gigantes


Giant Causeway - Irlanda do norte (1)
Giant's Causeway
Depois de um dia fantástico nos Cliffs of Moher, ficamos na expectativa se teríamos a mesma sorte no 2º dia de nossa road trip. O dia amanheceu sem dar sinais de chuva e não havia motivos para pensar diferente.

A essa altura, já estava mais acostumado com a direção na mão inglesa e se faltasse mais algo a aprender, certamente seria neste trecho – o mais longo da viagem – entre Galway e a vila de Bushmills: cerca de 340 Km.

Neste dia, havíamos imaginado que conseguiríamos fazer o mesmo percurso que a Patrícia Camargo relatou no Turomaquia: chegar à Ponte de Cordas e depois caminhar 16 Km até a Calçada dos Gigantes (link).

Carrick-a-Rede Rope Brigde


Chegamos ao estacionamento da Ponte de Cordas, Perto de Ballintoy, no condado de Antrim, pagamos a taxa de entrada de 5,60 libras por pessoa e fomos lá conhecer essa atração.

Não achamos que valia a pena passar muito tempo por lá. Sim, ela é interessante e atravessar seus 20 metros de comprimento, a 30 metros de altura traz algumas emoções. Além disso, o visual, em um dia claro, é muito bonito. Mas não há muito mais que isso.

DCIM\100GOPRO
Travessia da ponte
A ponte original foi construída por pescadores, há mais de 350 anos, com o objetivo de facilitar a captura dos salmões que migravam por ali. Em 2008, foi refeita e é um dos pontos turísticos da Irlanda do Norte mais conhecidos.

Carrick-a-Rede island - Rope Bridge, Irlanda

Devido à questões de segurança, há um controle sobre a quantidade de pessoas que podem cruzar a ponte ao mesmo tempo - oito, no máximo - de modo que tivemos que aguardar um tempinho na fila. Do outro lado da ponte, chegamos à Ilha de Carrick, de onde se tem uma boa visão da baía de Larrybane (ou Laragh Bán).

Até começamos a caminhar em direção à Giant’s Causeway, mas acabamos por desistir. Gastaríamos, provavelmente umas 4 horas para chegar até lá. Fizemos as contas e resolvemos ir de carro mesmo para não correr o risco de perder o dia tão bonito. Vai que no dia seguinte tudo muda e o tempo fecha! A decisão foi acertada. Aproveitamos a Calçada dos Gigantes com um céu fantástico por mais tempo.

Giant’s Causeway


O acesso se dá pelo Centro de Visitantes, mediante uma taxa de 8,50 Libras (para adultos). Como sempre, o Centro traz inúmeras informações interessantes sobre o local. Há ônibus para levar pessoas com dificuldades de locomoção até a Calçada e também são disponibilizados aparelhos com informações gravadas, explicando detalhes sobre pontos demarcados na região. O mapa que recebemos no início explica tudo.

É gratificante ver um país que valoriza seus atrativos e procura oferecer uma experiência enriquecedora aos visitantes.

Centro de Visitantes Giant Causeway - Irlanda do Norte
Fachada do Centro de Visitantes
Interior do Centro de Visitantes Giant Causeway - Irlanda do Norte (1)
Maquetes e painéis
Interior do Centro de Visitantes Giant Causeway - Irlanda do Norte (2)
e muita informação
A geologia da região é intrigante. Consta que são cerca de 40 mil prismas que parecem realmente feitos à mão e posicionados caprichosamente lado a lado. Se considerarmos a lenda, foi gigante Finn MacCool quem a construiu.

Giant Causeway - Irlanda do Norte (12)
Fantástico !!
Giant Causeway - Irlanda do Norte (2)
Dá a impressão que foram empilhadas, uma a uma
Giant Causeway - Irlanda do Norte (13)
O gigante esqueceu a bota
O fenômeno geológico por trás destes padrões atende pelo nome de Disjunção Prismática, que ocorre quando o basalto de lavas vulcânicas esfria e se contrai, fragmentando-se em colunas na forma de prismas hexagonais. Porque não são pentagonais ou heptagonais, eu não sei - mas a quem não é especialista isso não importa tanto: é bonito e é bonito.

Giant Causeway - Irlanda do Norte (4)
Caminhar nas calçadas - uma experiência única
Giant Causeway - Irlanda do Norte (14)
Algumas colunas são bem altas
Uma estrada dá acesso à área da Calçada e, a partir daí, podemos seguir por quatro trilhas principais, explorando o local. As trilhas são classificadas por cor, conforme o nível de dificuldade. Caso não queira andar muito, basta ficar contemplando o mar batendo nas rochas e imaginar o gigante arrumando os blocos um a um.

Mapa Giant Causeway

A paisagem ia se tornando cada vez mais bela, à medida que o sol vai descendo lentamente no horizonte. Aproveitamos que as excursões tinham ido embora e ficamos até o final do espetáculo, lá por volta das 20:30.

Giant Causeway - Irlanda do Norte (3b)
Diz a lenda que a calçada continuava mar adentro
Giant Causeway - Irlanda do Norte (15)
Que tal contemplar a natureza assim?
Giants
Paraíso para fotógrafos
Giant Causeway - Irlanda do Norte (10)
e o sol se despede...

Curiosidade

A capa do disco Houses Of The Holy, do Led Zeppelin foi montada tendo como base a Calçada dos Gigantes:


4 comentários:

  1. Brigaduuu pela indicação do Turo :) Nós caminhamos, e tivemos sorte durante todo o percurso, mas quando chegamos à Calzada chovia que parecia que ia acabar o mundo rsss O pessoal que vai prá Irlanda tem que ir preparado, porque uma chuva ou outra acaba pegando, mas a paisagem é tão alucinante que vale a pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Patrícia !
      Queríamos mesmo repetir o trajeto que você fez, mas o tempo ficou curto. Tivemos muita sorte com o clima. Acho que o fato de ser começo de primavera ajudou. Mas, concordo contigo: sempre vale a pena.
      Grande abraço e obrigado pela visita!

      Excluir
  2. Esse lugar me encanta! Um dia quero conhecer! Grande viagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, Beta. É um lugar fantástico e vale a pena conhecê-lo :)
      Grande abraço e obrigado pela visita.
      Jodrian

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...