quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Trilhas no Parque da Borborema


Mapeamento e classificação das trilhas
Anotações durante o mapeamento e classificação
No final de julho, realizamos um trabalho de mapeamento e classificação de trilhas no Parque da Borborema, em Santa Cruz - RN, município localizado na mesorregião do Agreste Potiguar e microrregião da Borborema Potiguar, cuja sede fica localizada a 122 Km de Natal - RN, com acesso pela BR 226.

O acesso está a 8 Km da sede do município de Santa Cruz, feito através de estrada carroçável. Na sede da Fazenda Boa Hora, há estrutura para prática de arvorismo, tirolesa e pista de obstáculos, várias instalações típicas do ambiente rural, além do Museu Auta Pinheiro Bezerra, cujo acervo inclui peças típicas do ambiente sertanejo.
As trilhas estão localizadas em área de vegetação de Caatinga Hipoxerófila, com árvores nativas (braúnas, umbuzeiros, jucás, catingueiras, embiratanhas, umburanas, quixabeiras, etc.) e com várias espécies que perdem as folhas na estiagem. Dada a disponibilidade de vegetação às margens da trilha, pelas informações colhidas e pela visualização de imagens de satélite da região, é possível concluir que as trilhas recebem uma boa quantidade de sombra em seus percursos em épocas de chuvas.

Trilhas no Parque da Borborema
Trilha no Parque da Borborema
Identificação das espécies
Espécies nativas com placas de identificação
Bromélias
Macambiras
Parque da Borborema
Contemplando a paisagem
A maioria das trilhas já são oferecidas como produto turístico e contam com alguma infra-estrutura implementada em alguns pontos: placas de identificação de árvores e de trilhas e alguns bancos para descanso. Contudo, mantendo o caráter primitivo, não há construções de nenhum tipo nos percursos, sendo todas as opções de apoio (ex.: banheiros, alimentação, coleta de lixo, etc.) localizadas na sede da Fazenda Boa Hora.

Umbuzeiro bicentenário
Um dos atrativos: um umbuzeiro com mais de 200 anos
Jardim de cactos
Jardim de cactos
Charrete
Charrete para passeios
Sede da Fazenda Boa Hora

A classificação seguiu as determinações da norma ABNT NBR 15505-2:2008 (Turismo com atividades de caminhada - Parte 2: Classificação de percursos), com base nos seguintes fatores: severidade do meio, orientação de percurso, condições do terreno e intensidade de esforço físico. O desenho final dos percursos resultou em 08 trilhas principais e mais 01 estrada interna, totalizando 7 Km de extensão.

A severidade do meio de todas as trilhas foi classificada como 1 (Pouco Severo) e os caminhos ou sinalização indicam continuidade (2). As condições do terreno variam pouco, mas a maior classificação foi 3 (Terreno irregular nas Trilhas Manoel Bezerra e Elias Damasceno).

O esforço físico (considerando ida e volta) é moderado para seis das oito trilhas e pouco esforço é necessário para os outros dois percursos. Contudo, o participante pode aumentar o desafio ao combinar a caminhada com mais de um percurso. O mapa abaixo ilustra a configuração atual:

Mapa das trilhas
Desenho das trilhas no Parque da Borborema

Então, #Ficaadica: Um bom lugar para passar um dia com a família ou amigos. Cultura, diversão e aventura no ambiente rural em Santa Cruz - RN

Contatos:
Emanoel Messias (Pequeno Felino): pequenofelinoadventure@gmail.com (84) 99600 5523 (Whatsapp)
Museu Auta Pinheiro Bezerra: (84) 99982-3518
               



Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...