quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Caminhada Natal-Caicó 3ª parte


Saindo bem cedo de São Pedro
Saída de madrugada, caminhando pelas ruas de São Pedro - RN
Acordamos bem cedo, sabendo da necessidade de percorrer um longo trecho entre São Pedro e a cidade de Barcelona. Saímos da casa onde nos hospedamos e seguimos para outra casa, da irmã da proprietária para tomar café. Fizemos nossa "reserva energética" à base de cuzcuz, ovo, salsicha, suco, pães e café. Barriga cheia e uma preocupação que já existia e foi reforçada pelos moradores: ocorrem muitos assaltos na região.

A bem da verdade, é o tipo de informação que não ajuda muito, pois não havia muito o que fazer. A decisão era continuar ou não e, claro, não iríamos parar ali. Contudo, não conseguimos eliminar por completo a preocupação e talvez isso tenha contribuído para um ritmo maior nos primeiros trechos.
Para compensar, o amanhecer foi mais uma vez inspirador e o grupo seguia animado.

Amanhecer na estrada
Amanhecer na estrada
O percurso seguiu pela RN-203, de mão dupla e praticamente sem acostamento. A certa altura, fomos surpreendidos com a presença de Benilton, Abeane e Erimar, Rapaduras que programaram um pedal na região. Além da alegria de encontrá-los, pudemos reabastecer as garrafas com água e gelo - um apoio moral e operacional é sempre muito bem-vindo.

On the road
On the road
Encontro com os rapaduras
Encontro com os Rapaduras
No rumo certo
No rumo certo.
Fizemos uma parada mais longa, "invadindo" a varanda de um bar que estava fechado, logo no entroncamento que liga a rodovia à cidade de São Paulo do Potengi e Senador Eloi de Souza, lanchamos, cuidamos dos pés e nos preparamos para um longo trecho até o almoço. Moab que seguia na frente, foi nosso "batedor" e conversando com moradores obteve a dica de um bar que servia refeições melhores e que ficava apenas um pouco além do bar que havia sido mapeado inicialmente.

Sábia escolha. O Bar do Valter não apenas tinha Heineken bem gelada,  wifi e uma boa refeição a preço justo mas, sobretudo um ótimo atendimento. Fica a dica para quem precisar almoçar naquela região.
Quando estávamos de barriga cheia, na fase da malemolência digestiva, eis que os Rapaduras aparecem novamente, já retornando do pedal e trazendo o Seu Francisco, morador da região de Barcelona e ciclista "das antigas".Ótima pessoa. Nos acompanhou a pé até nosso ponto de hospedagem, em altos papos com Rosana.

Bar do Valter
Aguardando o almoço e relaxando com uma cerveja bem gelada
Rosana e Seu Francisco
Rosana e Seu Francisco
Sua bicicleta também foi providencial para Jacqueline, que sentindo bastante os pés, tomou-a emprestada e percorreu os últimos quilômetros do trecho do dia sobre duas rodas. Da mesma forma, Trícia contratou um mototáxi para terminar o percurso do dia.

Após o almoço, ainda restavam muitos quilômetros e tratamos de seguir viagem para Barcelona, agora em um ritmo mais lento.

On the road 2
Jodrian caminhando. Foto de Rosana Soares
Pedra da Fé - Barcelona
A Pedra da Fé
Pedra da Fé - 2

Uma das vantagens da caminhada, é ter tempo para registrar as belezas da região e do momento. Seguindo um pouco atrás, Rosana fez belíssimas imagens do entardecer:

Entardecer 2
Simone parece pensar: "falta muito?"
Entardecer 3

Entardecer 4
Adicionar legenda
Entardecer

Enfim, chegamos à pousada localizada próximo a um posto de combustíveis. Depois de 34 Km, o corpo só queria descanso. Tomamos banho e jantamos uma ótima galinha com cuzcuz, em companhia de Seu Francisco. Foi a hospedagem mais simples e menos confortável que teríamos na viagem (como bem disse Moab: o que você esperaria por uma diária de R$ 10,00 ?)

Jantar
Galinha com cuzcuz
Galinha descansando
Alheia ao destino da parente que foi para panela, essa aí resolveu usar o sofá para descansar.
Frase do dia: "Nada é do jeito que a gente pensa ou do jeito que a gente quer" - Seu Francisco, filosofando na estrada.

Veja outras postagens da série:

Caminhada Natal-Caicó 1ª parte
Caminhada Natal-Caicó 2ª parte
Caminhada Natal-Caicó 4ª parte

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...