segunda-feira, 22 de maio de 2017

Gêiseres El Tatio


                                                                                                                                                                                           (*) Patrocinado

Gêiseres El Tatio 7
Gêiseres El Tatio
Nosso terceiro dia no Atacama revelou, nos primeiros raios de sol, uma nova e diferente atração: os Gêiseres El Tatio. Para nós, a primeira vez que visitávamos esse tipo de manifestação geológica.

Saímos cedinho de San Pedro na van da Ayllu Atacama para cumprir o percurso de cerca de 90 Km até a entrada do parque, administrado pelas comunidades indígenas de Caspana e Toconce.

Logo ao chegar, ainda dentro do carro, nosso guia tomou um papel e caneta e começou a nos explicar os mecanismos causadores e os diferentes tipos destes gêiseres.
Apesar do assunto ser interessante, confesso que estava ansioso para descer do carro e fotografar. Explico: as fumarolas são compostas em sua maior parte por vapor d'água e a diferença de temperatura do vapor (em torno dos 80º C) e a temperatura ambiente condensa e as torna visíveis. Com o passar das horas, o calor aumenta e perde-se grande parte do visual. Entretanto, as explicações não prejudicaram em nada o passeio. Pelo contrário, pode-se apreciar bem melhor quando se conhece um pouco do assunto. Parabéns ao Daniel pelo entusiasmo geológico.
Gêiseres El Tatio 6
Amanhecendo nos Gêiseres
Gêiseres El Tatio 5
Belo visual 
Gêiseres El Tatio 8
Muita gente se dispõe a acordar cedo e visitar o campo geotermal
Circulamos com cuidado, respeitando as áreas permitidas, ouvindo as explicações do guia e fotografando o que, por si só, já vale totalmente o passeio. Enquanto apreciávamos as fumarolas, nosso guia preparava o café da manhã, mantendo o padrão de capricho e  qualidade da Ayllu:

Café da manhã
Café da manhã
Entretanto, havia uma opção a mais: tomar um banho na piscina térmica que fica próxima à área dos gêiseres. Encaramos o desafio.

Gêiseres El tatio 9

Gêiseres El Tatio 10

A Ayllu já havia providenciado os roupões e havíamos levado as roupas de banho. Foi só trocar de roupa nos vestiários e ir para a piscina. A água é bem quente, claro. E por que o desafio? porque o frio do lado de fora é intenso e saída é um bom choque térmico.

Banho em El Tatio 2
Flagrados pela Revista Caras
Banho em El Tatio
Diversão nas Termas
DCIM\100GOPRO

Na volta a San Pedro, para no pequeno povoado de Machuca, onde há uma pequena e antiga igreja e onde pudemos provar um espetinho de llama, com gosto bem semelhante à carne bovina.
Llama
Llamas são domesticadas para produção de lã e carne
Machuca 2
Vista do povoado de Machuca
Igreja em Machuca
Antiga igreja em Machuca

 Percurso

El tatio

Vídeo

Veja os gêiseres em ação neste vídeo


(*) A Ayllu Atacama ofereceu descontos ao blog

  Dicas

  • Cumpra rigorosamente as regras de segurança e mantenha-se dentro das áreas permitidas. Há registros de acidentes com queimaduras graves (link), inclusive com morte (link)
  • Leve roupas adequadas para o frio intenso da manhã. No dia em que chegamos os termômetros marcavam -5ºC
  • Não se esqueça de levar e tomar bastante água, mesmo não tendo sede
  • Na entrada do parque geotermal há banheiros e é necessário pagar uma taxa de 10.000 pesos chilenos por pessoa (cerca de R$ 50,00 em abril de 2017).

Curiosidades

  • Na língua Kunza, El Tatio significa "O avô que chora"
  • O Campo geotermal El Tatio é o mais alto e o terceiro maior do planeta. O 1º é o Yellowstone National Park (USA) e o 2º é o Vale dos Gêiseres em Kamchatka (Rússia).

Outros relatos desta viagem

Um comentário:

  1. Fiz esse passeio e também encarei o banho nas águas quentes. Confesso que foi bem menos traumático do que eu tinha imaginado!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...