Taco, o mascote do Trello |
Felizmente, há um bom programa que ajuda bastante aqueles que se preocupam com planejamento, com as vantagens de ser bastante fácil de usar através de sua interface visual e ainda permitir que várias pessoas participem. Estamos falando do Trello, lançado originalmente em 2011, já conta com mais de 17 milhões de usuários (2017).
Esta ferramenta utiliza a seguinte hierarquia:
- Quadros: Representam o projeto no qual você vai trabalhar. Em nosso caso, uma determinada viagem
- Listas: Agrupamento de tarefas ou temas similares. Por exemplo: "Providências", "Em andamento", "Concluídas", Bagagem", etc.
- Cartões: Indicam as tarefas ou tópicos dentro de uma lista. Cada cartão pode conter inúmeros comentários e listas de verificação. Você também pode indicar prazos de conclusão de cada tarefa servindo de alerta para quem está responsável por sua realização, anexar fotos ou documentos. Um cartão pode ser movido de uma lista para outra (De "Providências" para "Concluídos", por exemplo) simplesmente arrastando com o mouse, o que facilita o acompanhamento das tarefas.
Usando o Trello para planejar
Com a conta criada, você deverá criar primeiramente um quadro. Nossa sugestão é que você crie um quadro modelo, com todas as listas, cartões e listas de verificações e depois copie este quadro para cada viagem que for fazer. Assim, a estrutura básica será preservada e você não terá que criar tudo novamente.
Na imagem acima, o quadro foi criado e batizado de "Planejamento de viagens - Modelo".
A seguir, você irá adicionar as listas e os respectivos cartões, que podem ser alterados a qualquer momento. Veja dois exemplos de listas e cartões a seguir:
Além disso, uma das funcionalidades mais interessantes dentro do cartão é a elaboração de checklists:
Usando o Trello como diário de bordo
No mesmo quadro que foi usado para o planejamento, podem ser criadas listas que representem cada dia ou período da viagem (uma vez criada, uma lista também pode ser facilmente copiada dentro do mesmo quadro). No exemplo ao lado, além do planejamento dia-a-dia (atividades, atrações a visitar, compras a realizar, etc.), criei cartões para registrar vários aspectos do dia: o "Diário de Bordo" e os gastos realizados. Reparem nas etiquetas coloridas para facilitar a identificação do assunto. No cartão de Diário de Bordo, registramos as percepções, curiosidades dos atrativos, etc. (típico de quem é blogueiro de viagem) No cartão de gastos, podem ser anotados separadamente, os gastos com transporte, alimentação, ingressos, extras etc. Neste exemplo de cartão, adicionamos uma foto do Salar de Tara |
Tudo na mão
Indo além
A versão gratuita tem algumas limitações (mas plenamente utilizável para planejar uma viagem) e o Trello oferece versões pagas com mais recursos. Até o momento, não achei necessário.
Como falei no início, é possível adicionar outras pessoas que também tenham conta no Trello para compartilhar as edições de seu quadro, formando um Time. Ao invés de inúmeras trocas de mensagens por e-mail ou Whattsapp, tudo pode ser resolvido (e de forma organizada) via Trello.
Mais informações
- Blog do próprio Trello - Link
- Exemplos de uso para viagens, disponibilizados publicamente por viajantes (cada quadro é criado com o status de particular, mas você pode torná-lo público):
- Patagônia no Verão (elaborado por Ruan Teles) - Link
- Volta da Ilha Grande (elaborado por Andrea Bucci) - Link
Já usa o Trello? conte para nós sua experiência no planejamento de viagens !
Bacana sua dica, não tinha pensado em usar o Trello para planejar viagens.
ResponderExcluirJá conhecia a ferramenta e já usei algumas vezes para trabalho.
https://www.assistentedeviagem.com.br/seguro-viagem/"
Muito obrigado, Fabiana
ExcluirTenho usado e gostado muito.