quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Trilha do Rio do Boi

Post Patrocinado



AdventureBloggers_RiodoBoi 1
No caminho do Rio do Boi
Foto de Leandro Gabrieli
Nossa segunda aventura nos cânions do sul do Brasil foi a mais exigente em termos físicos: 8 horas de caminhada, vencendo o terreno irregular e cruzando o curso d´água várias vezes. Foi nessa triha que adotamos o bordão: “Missão dada, missão cumprida”!

Saímos da Pousada Magia das Águas, levando toda a bagagem na van da Coiote Adventure e tomamos o rumo do Cânion Itaimbezinho, que faz parte do Parque Nacional dos Aparados da Serra, entre Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC) . Itaimbezinho significa "ita" - pedra e "Ai'be" – afiada, em Tupi-Guarani. E o que o boi tem a ver com isso? Consta que a denominação do rio que passa no Cânion se deve aos infelizes bovinos que caíam do alto dos paredões, quando pastavam muito perto das bordas.



Rio_do_Boi 3
Colocando as perneiras
Logo na entrada, fomos equipados com perneiras que tinham uma dupla função: proteção contra eventuais picadas de cobra e contra pancadas na perna. Nenhum ofídio deu o ar da graça, mas o equipamento foi útil para evitar contusões.

Além de ser obrigatório para evitar escorregões, o andar atento às pedras também nos incentiva a prestar atenção aos detalhes. Se os paredões são majestosos, a natureza também reserva belezas em pequenas doses:


Borboleta2
"Muito leve leve pousa"
Borboleta1_thumb[1]
Grilo_thumb[1]
Grilo com estilo
Ninho
Ninho ao alcance das máquinas fotográficas
Neste percurso, além do Guilherme Maineri, tivemos a participação do Paulinho, que também atuou como guia. No rio do boi um guia leva até 12 pessoas e se alguém não pudesse fazer todo o percurso e um dos guias poderia ficar para o grupo poder aproveitar toda trilha. Marcos, da Coiote Adventure e a Paula Natira, da Pousada Aracema completavam nosso grupo.

Cerca de 2 horas de caminhada e encontramos a 1a. atração: um ótimo banho em um tobogã natural. A correnteza nos arrastava rápido e a lâmina d´água nos protegia do atrito com as pedras. Resultado: o lado criança dos Adventure Bloggers prevaleceu e a farra foi boa, com muitas descidas até o guia alertar que tínhamos que seguir adiante.
Tobog_RiodoBoi 5
Início...
Tobog_RiodoBoi
da farra !!
Tobog_RiodoBoi 4
Rosana encarando o desafio
Tobog_RiodoBoi 3
Alegria da Roberta
Como em todo cânion, essa trilha pode se tornar perigosa, em época de chuvas e a orientação de guias é imprescindível. Há relatos de pessoas que tiveram que ser resgatadas quando não puderam voltar devido ao volume de água no rio. (veja a notícia sobre um casal que, de forma totalmente imprudente, se aventurou por onde não devia, sem preparação e sem guia: link)

Rio_do_Boi 5
O desafio de atravessar o rio
Rio_do_Boi 4 -Leandro
Muita calma nessa hora !
Foto de Leandro Gabrieli
Paramos para lanchar e descansar, antes de seguir até onde fosse possível, levando em conta o tempo que tínhamos disponível patra voltar com segurança.
Lanche
Lanche providencial
Foto de Leandro Gabrieli
Cristalina2
Águas cristalinas nos acompanham em todo o
percurso
Nossos guias foram gerenciando o ritmo e conseguimos chegar até um local fantástico, onde os olhos brilham com a visão dos paredões imensos . O mesmo visual que ilustrou nosso convite e que é um dos cartões-postais do cânion Itaimbezinho.

Rio_do_Boi 8
Rio_do_Boi 1
Pose para a foto tradicional
Foto de Leandro Gabrieli
AdventureBloggers_RiodoBoi
Missão cumprida
Foto de Leandro Gabrieli
Reparou a camisa vermeha dos Adventure Bloggers? é a DryCool Conquista. Seu tecido técnico combina várias características que elevam muito a performance: É bem leve e confortável,  possui tratamento bacteriostático, que reduz a formação de odor e oferece proteção contra os raios solares UVA e UVB. Aprovada! Foi fornecida à equipe pela Território Mountain Shop

Outros posts da série Adventure Bloggers

Desbravando o Cânio Malacara
Trilha do Rio do Boi: a volta

Adventure Bloggers

8 comentários:

  1. Muito bacana a trilha e que paisagem, hein?

    Aquele tobogã ali parece irresistível :)

    Parabéns,
    Helder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Helder
      De fato, foi uma brincadeira ótima! Desci várias vezes, vestido com calça e botas..hehehe
      Grande abraço

      Excluir
  2. Ei Jodrian,

    Super bacana esse passeio. Gostei muito das fotos das borboletas e do grilo. Adoro esses detalhes.:)
    Bom saber que tem uma "prevençãozinha" para as cobras.

    Abraços,
    Lillian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Lillian
      Também gosto muito de detalhes que mudam nosso foco de observação. E isso é maravilhoso na natureza :).
      Foi a primeira vez que usei perneiras e achei interessante. Não incomoda em nada e previne.

      Excluir
  3. Olá Jodrian,
    Atualizando nossa "sumida" por aqui.
    Não fiz esta trilha, só as tradicionais visitas ao Cânion do Itaimbezinho, Malacara e o Pq. Nacional dos Aparados da Serra.
    O Ogro fez esta trilha e voltou acabado. Eu e a Júlia aproveitamos o dia para ficar numa fazenda local e cavalgar, ela tinha 2 anos de idade.
    Um lindo lugar, mas sei que é uma caminhada penosa, diga-se de passagem, citando o Capitão, daí o sugestivo bordão. Adorei!!! rsrs
    Abraços!!!
    Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Márcia
      Obrigado pela visita. É sempre bom ter vocês por aqui !! A trilha foi cansativa, mas valeu muito. Feliz 2013 e muitas e boas viagens.
      Abraços
      Jodrian

      Excluir
  4. Fizemos essa trilha no fim de semana passado! Na verdade foi nossa segunda tentativa, pois na primeira não pudemos fazer devido ao nível do Rio do Boi ter subido bastante, o que impede as travessias com segurança. Já desta vez, apesar da chuva na véspera, fomos agraciados com um lindo sábado de sol que nos acompanhou o tempo todo... quer dizer, o tompo todo na ida, pois na volta pegamos um temporal pra ninguém botar defeito. Mas foi um lindo passeio, cujas fotos pretendo postar em breve no meu blog http://www.viajenaimagem.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Robson
      Estes "perrengues" atrapalham, mas também dão um tempero à aventura. Gostamos muito da trilha também
      Abraço
      Jodrian

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...