quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Testando as Five Fingers

Post Patrocinado

Five Fingers A
Five Fingers na Praia de Pirangi - RN
Sempre tive curiosidade de saber como seria usar aqueles curiosos calçados com os dedos separados. Em dezembro de 2012, tivemos a oportunidade de testá-los durante nossas andanças, no projeto Adventure Bloggers. Recebemos modelos diferentes e me coube o modelo sprint (com abertura no peito do pé), na estilosa cor vermelha.

A primeira diferença está em colocá-los nos pés. A gente não calça. Os Five Fingers (FF) são, digamos, vestidos. No começo, uma certa dificuldade em encaixar todos os dedos, principalmente o quinto pododáctilo (não sabe ??? é o dedinho). A técnica é colocar primeiro os dedos, daí o calcanhar e depois fazer o ajuste das fitas com velcro. Gasta-se um tempinho até pegar a prática.



A segunda e principal impressão é a de que você está quase descalço. Bom, esse é o conceito dos FF: manter a sensibilidade dos pés, com proteção. Esqueça os amortecimentos nos tênis e botas tradicionais. Se isso causa algum desconforto no início, trará a vantagem de fortalecer músculos e tendões e melhorar a biomecânica do corpo, com a continuidade do uso.

A sola é da Vibram, fábrica italiana especializada em solados de alta performance.É confeccionada em poliamida e resistente à abrasão. Há variações no grau de aderência das solas, conforme o modelo. O sprint é mais “liso” e o modelo KSO Trek, por exemplo, tem travas.

Five Fingers 1
Adventure Bloggers vestindo as FF

Em nossas aventuras de dezembro, confesso que restringi o uso aos períodos de descanso nas pousadas. Porém, chegando de volta em Natal, fiz questão de testá-las na praia. Aí o conforto é grande. Tudo bem, alguns dirão que nada substitui o pé na areia, mas em corridas, é importante proteger o pé fo calor do solo, de pequenas pedras ou outros objetos.



Correndo Five Fingers
Correndo com os amigos
Na praia, fiz corridas curtas, de 2-3 km e exercícios na água. O ajuste do calçado é muito bom, mas não impede totalmente a entrada de areia e aí é preciso remover os grãos, senão o atrito agride a pele. Há uma possibilidade (que ainda não testamos) de usar meias que também possuem a divisão dos dedos (marca Injinji). Também fiquei pensando que seria uma boa opção para caminhar nos Lençóis Maranhenses.

Five Fingers 2
Pode molhar
É claro que há terrenos para os quais o FF não oferecerá a proteção adequada. Não o vejo apropriado para longas caminhadas ou para caminhos com muitas pedras (como foi o caso da Trilha do Rio do Boi), mas certamente é uma boa alternativa para uso outdoor.

Ah.. e se prepare, muitos olhares curiosos vão perseguir seus pés.


Outros posts da série Adventure Bloggers

Desbravando o Cânio Malacara
Trilha do Rio do Boi
Trilha do Rio do Boi: a volta
De Santa Catarina ao Rio Grande do Sul, pela Serra do Faxinal
Contemplando a Majestade do Cânion Fortaleza
Mochilas leves Deuter
Adventure Bloggers

5 comentários:

  1. Imagino como deve ser boa na praia, ainda não tive a oportunidade. Mas vou leva-la para o Maranhão em março. Foram boas no Monte Roraima para relaxar nos acampamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Roberta. Fiquei imaginando que deve ser bom nos Lençóis Maranhenses. E, concordo, para relaxar, são ótimas, porque trazem a mobilidade dos músculos do pé.
      Abraço

      Excluir
  2. Que interessante, não conhecia!
    Bjs,
    Karla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá mesmo, e parecem ser confortáveis. Mas deve dar trabalho "encaixar" todos os dedos ali. rs

      ;)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...